Qual a amperagem ideal para um disjuntor?

Moro em uma casa de quatro cômodos com 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro. A rede elétrica é retirada da casa da frente, passando por fios de 6mm que chega até ao disjuntor. (Reconheço que não é a situação ideal).

Toda a vez que ligo o chuveiro, o fio próximo ao disjuntor apresenta odor e aspecto de queima. Tenho a impressão que seja o disjuntor e vou troca-lo para fazer um teste e gostaria de saber qual seria a amperagem do disjuntor que deveria comprar. Para 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro.

Qual a amperagem ideal para um disjuntor?

Moro em uma casa de quatro cômodos com 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro. A rede elétrica é retirada da casa da frente, passando por fios de 6mm que chega até ao disjuntor. (Reconheço que não é a situação ideal).

Toda a vez que ligo o chuveiro, o fio próximo ao disjuntor apresenta odor e aspecto de queima. Tenho a impressão que seja o disjuntor e vou troca-lo para fazer um teste e gostaria de saber qual seria a amperagem do disjuntor que deveria comprar. Para 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 3
Paulo rodrigues de mesquita Rodrigues de Mesquita

bom dia; seja qual for o caso, na entrada da sua casa o cabo tem que pelo menos 10 mm, direto para um quadro de distribuição ,independente se é, 127 ou 220 voltes, como você tem 4 tomadas 4 lampadas 1 chuveiro , preciso de 3 circuitos, 1 para as lapadas 1 para as tomadas 1 para o chuveiro, mais para-isso primeiro , precisamos da potencia de cada circuito para determinar qual cabo iremos usar qual disjuntor iremos usar, porque o disjuntor é determinado pelo a amperagem, o cabo é correspondente para que não queime, ao somar toda a potencia da sua casa, a crescenta um outro disjuntor geral , nesse caso não tem como da errado, o brigado pelo a oportunidade;

Responder
Moisés Oliveira Da Silva Antenas-me

depende doque vc ira instalar. e lembresse instalaçoes de chuveiros

lampadas, torneiras, tomadas e aquecedores. e de lei.sempre usar disjuntores separados . ate numa futura inst ou mesmo manutençao.

vc não tera trabalhoe e ira favorecer oputro profissional do ramo. e o mais importante..... identificar o tal disjuntor assim e ate possivel que o proprio morador nao passe apuros. eletricidade e coisa seria.....

Responder
Claudio Da Silva Lins

Boa tarde Alan, meu nome é Claudio da Renovarte Pinturas, sou eletricista de formação, e estou terminando o curso de Arquitetura pela UNICID, e dentro de nossas materias temos eletrica ok, algumas informações são nescessarias pra te ajudar, 1º as ligações desta casa são individuais au está ligada a outra casa? , para as lampadas em que a distancia linear entrea 1 e a ultima lampada não ultrapasse a 30 metros poetanto voce não muita perda de capacidade de perda de condução dos cabos eletricos voce soma os Wats das quatro lampadas e divide pela sua fase 110 ou 220 vlts EX: 4x60=240 W : 110 V = o resultado seria de 2,18 amperes como não tem dijuntor com essa dimensão voce poderia usar um dijuntor de 10 a 15 amperes caso voce aumente a quantidade de lampadas essas capacidades seria o suficiente pra atender a sua demanda, no caso de chuveiros todos os fabricantes em seus rotúlos de mercadoria informam a capacidade em Watts do aparelho no mercado existem chuveiros a base de resitencia e aquecimento a gás, no caso dos de resistencia vão de 4000W a 7500w, segue a mesma logica de conta ou seja 7500w : 220v = 34,09 amperes alguns fabricantes tem de 35 am ou 36 am , não exceda este limite nem pra menos e nem pra mais, não reutilize fios velhos de preferencias a dijuntores de padrão DIN são masi faceis de encontrar do que os antigos padrão NEMA que aqueles pretos maiores, no caso da ligação do chuveiro não utilize a rede já instalada e utilizar duas fases de 110v pra formar uma rede 220v pro chuveiro, pois voce vai sobrecarregar o sistema, o ideal é que a partira do quadro de dijuntores de sua casa que traga duas fases independentes da chave geral direto pro chuveiro, sem passar por tomadas ou lampadas já instaladas nunca con fios com bitolas inferiores a 4mm o ideal seria de 6mm a 10mmm e usando um terminal de louça entre o fio de ligação do chuveiro e rede ok na duvida entre em contato com um profissional eletricista pois a eletricidade mal manipilada é fatal , todo cuidsado é pouco ok meu amigo espero poder te ajudado, um abraço

Claudio Lins Renovarte Pinturas-ME

Responder
Valdecir aparecido de lima
Particular - há 7 anos

boa noite , primeiro passo e bom saber da voltagem na residencia para estabelecer a amperagem correta . ex ;aparelhos , chuveiro , torneira eletrica enfim mais alguns intens , bom e fazer uma visita de um profissional um grande abraço .

Ari Firmino de Souza
Ari Firmino Autonomo (Santo André, São Paulo) Ari Firmino Autonomo - há 7 anos

Meu conceito com a elétrica e um pouco diferente porque:

Primeiro; 4 tomadas: O que você usa nestas tomadas? Só neste aqui você já tem que incluir tudo que você usa nas tomadas mesmo que seja por algumas horas

Segundo; 4 interruptores (lâmpadas): quantos watts são estas suas lâmpadas?

Terceiro; 1 chuveiro: Quantos watts é este seu chuveiro? Em 110 ou 220 V.?

Acredito que nesta altura se você não tiver conhecimento já estará me perguntando o que é isto, daí só para você entender não é tão fácil assim te dar esta orientação sem o conhecimento de algumas informações básicas e ainda mais à distância. Na elétrica existe uma somatória de fatores que devemos ter para chegarmos a uma conclusão que atende as normas e a sua necessidade. Na eletricidade não enxergamos e sendo assim não brinque com quem você não a vê. Boa sorte.

Responder
Moises alves santana
M.a.santana Serviços Tecnico Em Meio Ambientee Manutenção Industrual Em Geral (Vinhedo, São Paulo) M.a.santana Serviços Tecnico Em Meio Ambientee Manutenção Industrual Em Geral - há 7 anos

Amigo aqui ms ambiental e manutençao industrial nota se que nao foi dito nada do q voce tem nesta i nstalAçao mais pelo começo e saber quantificacao em potecial em watis ex chuveiro 30 wats td q se usa na casa geladeira microondas td eletrodomestico e seria bom ter um dijuntor master geral e individual em cada comado sendo o calculo em wats por comado embase no q disse tenho em menti no chuveiro 30 amper nas tomadas 10 e lampadas 2 no geral 60 amperes

MS ambiental ltda

Responder
Ronaldo Santos da Cruz
Vronjes L.t.d.a. (Sumaré, São Paulo) Vronjes L.t.d.a. - há 7 anos

Eu to dou a dica de separação de lampadas com tomadas,chuveiro em outra rede,e a rede de distribuição de casa até o d´juntor de potencia maior será de 10mm,lampadas 2.5mm,chuveiro 4mm ai vc terá uma boa distribuição para que sua casa que ficará em segurança e vai parar de cair a energia e quimaçaõ de pontas de fio proximo ao d´juntor ok Ronaldo

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 7 anos

Bom dia a todos.

caro amigo pela descrição que vc deu está tudo errado.

uma (uc) unidade consumidora por menor que seja com apenas quatro tomadas é mto pouco.

tenho plena convicção que na sua residencia não existe apenas quatro aparelho eletrodomestico.

inevitavelmente vc teria que ter mais opções de tomadas

Responder
Leônidas  Soares de Pais

Boa noite! primeiro o certo é levar uma linha da caixa de entrada Padrão até a casa dos fundos e não usar os fios da casa da frente; E no QDL da casa dos fundos colocar 2 disjuntores de 50-A (ampéres) como geral e um DDR 63-A/30m/amp. - colocar 1 disjuntor de 10-A para o circuíto de iluminação, um disjuntor de 20-A para o circuíto de 2 cômodos (quarto e sala) outro de 20-A para outros 2 cômodos (Cozinha e área de serviços) e para o chuveiro dois disjuntores de 32-A dependendo da potência do chuveiro ( tem que calcular a demanda) com fios de no mínimo 4,0mm. para o chuveiro e 2,5mm para as tomadas. com fio terra.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Oi Alan. Faltam dados para podermos te orientar melhor. Pelo que vemos, seu quadro de distribuição se reduz em 1 único disjuntor. Com certeza tem algo de errado. Não sabemos se a rede da tua rua contempla também o 220 volts ou apenas o 110 volts. Temos que saber também se na região que você mora a fase única mede 220 ou 110 volts. Há casos que uma fase mais o neutro dá o 220 volts. Considerando que é apenas o 110 volts, pois há apenas um disjuntor, é necessário que faça um quadro de distribuição na sua casa, colhendo a fiação direto do quadro de entrada (no poste) e não da casa da frente. A grosso modo pode-se fazer a conta da potência, considerando cada lâmpada 100 va e cada tomada de uso geral (tugs) com 100 va também. As tomadas de uso específico como por exemplo chuveiro, secador de cabelo, torneira elétrica, etc, precisam de cálculo à parte para ser bem dimensionado com ligação única partindo do quadro de distribuição. Eu costumo dimensionar iluminação e tomadas da sala e quarto em um circuito, tomadas e iluminação da cozinha e lavanderia em outro circuito e assim por diante. No final é necessário o calculo geral para saber a capacidade do disjuntor geral do quadro de distribuição. Nas Normas NBR5410 consta uma tabela com a espessura da fiação e compatibilidade dos disjuntores. Se for 220 volts (2 fases mais o neutro), não muda muita coisa. Só que precisa saber separar bem os circuitos específicos, como no caso do chuveiro. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida procure-nos. Abraços.

Responder
Everaldo  Luiz de Lima

Pela foto e sua informação do que está acontecendo, vou tentar ter ajudar.

O cabeamento já vem da casa da frente correto? Com cabo 6mm. Então primeiramente teria que ver como foi conectado este cabo nos disjuntores da casa da frente, se já está protegido com disjuntor de 40a ou se foi ligado direto no rede. Depois é verificar se vc tem disjuntor de proteção de 40a na entrada do seu QG. Depois haverá os disjuntores de proteção para seus equipamentos. Obs. Rede 220v e disjuntores bipolar. Nessa ligação seu chuveiro não pode passar de 6400w para que possa colocar disjuntores bipolar de 32a e cabos de 4mm,1 disjuntor de 16a para a iluminação com cabo 1,5mm e divida as tomadas em dois disjuntores de 20a com cabos 2,5mm. (Esta informação foi só para te da um exemplo de ligação não tente fazer sem uma orientação de um profissional, pois como informado por alguns colegas da área precisa de cálculos de potência, dimensionamento de cabos e disjuntores baseado na potência dos seus eletrodomésticos) para maior segurança do seu patrimônio e da sua própria vida, contrate um profissional capacitado. Boa sorte

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Oi Alan. Faltam dados para podermos te orientar melhor. Pelo que vemos, seu quadro de distribuição se reduz em 1 único disjuntor. Com certeza tem algo de errado. Não sabemos se a rede da tua rua contempla também o 220 volts ou apenas o 110 volts. Temos que saber também se na região que você mora a fase única mede 220 ou 110 volts. Há casos que uma fase mais o neutro dá o 220 volts. Considerando que é apenas o 110 volts, pois há apenas um disjuntor, é necessário que faça um quadro de distribuição na sua casa, colhendo a fiação direto do quadro de entrada (no poste) e não da casa da frente. A grosso modo pode-se fazer a conta da potência, considerando cada lâmpada 100 va e cada tomada de uso geral (tugs) com 100 va também. As tomadas de uso específico como por exemplo chuveiro, secador de cabelo, torneira elétrica, etc, precisam de cálculo à parte para ser bem dimensionado com ligação única partindo do quadro de distribuição. Eu costumo dimensionar iluminação e tomadas da sala e quarto em um circuito, tomadas e iluminação da cozinha e lavanderia em outro circuito e assim por diante. No final é necessário o calculo geral para saber a capacidade do disjuntor geral do quadro de distribuição. Nas Normas NBR5410 consta uma tabela com a espessura da fiação e compatibilidade dos disjuntores. Se for 220 volts (2 fases mais o neutro), não muda muita coisa. Só que precisa saber separar bem os circuitos específicos, como no caso do chuveiro. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida procure-nos. Abraços.

Robson Alex da Silva
RCR Elétrica e Solda (Barueri, São Paulo) RCR Elétrica e Solda - há 7 anos

Boa Tarde.

Primeiramente antes de eu te passar o disjuntor ,me responda,qual a potência do seu chuveiro ?e também aconselho fazer circuito separado para tomadas,lâmpadas e chuveiro,é mais seguro,principalmente para casos de manutenção e emergências.

Responder
Agenor Mendonça
A M Eletricista e Ar Condicionados (Carapicuíba, São Paulo) A M Eletricista e Ar Condicionados - há 7 anos

Alan.Todo disjuntor ele é dimensionado de acordo a carga que vai ser instalada.Por exemplo você menciona a distribuição de tomada,lampadas e chuveiro,o ideal seria separar por circuitos e dimensionar a bitola de fio ideal e o Disjuntor.Existe uma norma a NBR 5410 de Ligações Elétricas de Baixa Tensão.Siga essa dica.Não faça sem orientação de um Eletricista,

Responder
Antonio Alves da Silva ( Toninho)

Bom dia o que está acontecendo em sua residência não é os fios e sim a mal distribuição e mal conexão você tem que ter um disjuntor geral de 70 A é do chuveiro de 60A de tomada 20 e de iluminação 15 a 10 amperes usar terminal de conexão

Responder
Antonio Pacheco Filho
Engenheiro Eletricista Pacheco (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Engenheiro Eletricista Pacheco - há 7 anos

Saudações a todos. A situação desta instalação está muito ruim e perigosa. Procure um profissional experiente e diga para ele que você precisa separar os circuitos deixando um para as lâmpadas, outro para as tomadas e outro exclusivo para o chuveiro. Peça para que ele monte um quadro de distribuição com um disjuntor para cada um dos circuitos. Colocar um disjuntor mantendo o que existe agora é um risco muito grande. Obrigado. Antônio Pacheco Filho.

Responder
Ederson
Ed+elétrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) Ed+elétrica - há 7 anos

bom dia

primeiramente precisa separar os circuitos

colocar um circuito para o chuveiro outro para lampadas e outro para tomadas

Responder
Gilberto Santana
GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 7 anos

Bom dia Sr.Leandro, pela foto que o Sr. postou deu para perceber que a fiação e disjuntor estão irregulares. o fio esta queimando devido o disjuntor não esta protegendo nada. o ideal; é fazer a coisa certa trocar e adequar o circuito. isso posso garantir mesmo saindo da outra casa não fica caro. caso queira uma avaliação sem compromisso . Gilberto Santana. Forte abraço..!

Responder
Fernando Silva
Eletrosilva (Juatuba, Minas Gerais) Eletrosilva - há 7 anos

Bom dia

Primeiramente o dijuntot em si não tem nada a ver com carga consumo oi quantidade de equipamento da sua casa

A função única dele e proteger sua instalação então para o cauculo correto VC deve considerar a bitola do cabo pois se colocar um disjuntor de 65A como vi em uma resposta e manter o cabo de 6mm esse cabo pode pegar fogo e pode ate incendiar sua casa

Se for manter o fio de 6mm a capacidade máxima de condução dele e de 36 amperes e é isso que deve ser levado em conta para aumentar o disjuntor caso não aguente a demanda da casa deve aumentar tbm a bitola do cabo por exemplo cabo de 10mm disjuntor de 50A

Responder
Marcos césar de sousa
Web_informatica (Santo André, São Paulo) Web_informatica - há 7 anos

Bom dia,Lenadroe m primeiro lugar como o Gilberto já disse e necessário avaliar a carga que vc usa pois exitem as tugs e as tues as tues são tomadas de uso específicos ou seja chuveiro micro ondas secador de cabelo maquina de lavar soprador elétrico e aí vai são tomadas que por sua vez tem cargas específicas as tugs são a de padrão comum TV computadores carregador de celulares vídeo games são tomadas que são usadas a pequenas cargas daí temos os caçulas para dimensões dos fios ex as lapadas pode se caucular uns 100va eu disse va por se tratar de potência aparente e nas tugs vc tem que caucular cada pode nica que vc usa e existe como ele mesmo disse as porcentagem que vc pode procurar na net e chamado de fator de demanda dos dinjutores e os tipos delês por ex o chuveiro e classe c sobre o fio seria bom troca lo pois não se sabe se só foi externo ou tambem interno o cheiro ou a queima dele além de está pegando de outra casa e acabando com o dimensionamento desta tbm.

Responder
Romerio de Oliveira
Oliveira Instalações Elétricas (São Bernardo do Campo, São Paulo) Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

bom dia os dijuntores tem que ser compativel com os equipamento de sua residençia

Responder
Gilberto Nepomuceno
GNT Serviços Gerais (São Paulo Zona Sul, São Paulo) GNT Serviços Gerais - há 7 anos

Olá leandro tudo bem?então de acordo com a discrição que vc passou vou dar a minha dica:primeiro vc tem que ter a quantidade se potencia que vc usa em sua casa e depois vc dividir esta potencia pela tensão que vc usa seja 127 ou 220,assim vc vai ter o valor do disjuntor que vc deve usar lembrando que vc precisa contar com uma margem de segurança de pelo meno 5%,vou dar um exemplo se o seu chuveiro for deste modernos de 7400 whatts de potencia e so vc pegar 7400/110 ou 220 que vc vai ter o valor do disjuntor lembrando da relaçao com o fio tambem,neste caso que mostrei a cima vc deve usar o fio de 6mm se a sua tensao de chuveiro for 220 o diajuntor de 35a e se for 110 70a.

Responder
Kleiton
Help Piscinas (Campinas, São Paulo) Help Piscinas - há 7 anos

Bom dia o cheiro que vc sente de queimado e do mal contato do disjuntor,ainda mãos que é 110v.trocando o disjuntor por um de 65AP.trocarvo fiu que está queimado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região