Como reforçar a estrutura de uma casa para construir um terceiro andar?

Boa noite, quero construir uma casa no terceiro andar mais queria reforçar a casa do primeiro andar, no caso a que sustenta. Se for possível gostaria de fazer isso por fora, alguém pode me ajudar? Como eu reforço? Tem como ?

Como reforçar a estrutura de uma casa para construir um terceiro andar?

Boa noite, quero construir uma casa no terceiro andar mais queria reforçar a casa do primeiro andar, no caso a que sustenta. Se for possível gostaria de fazer isso por fora, alguém pode me ajudar? Como eu reforço? Tem como ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 8
Everton / Vivian Castro's
Castro's Construtora (Itaguaí, Rio de Janeiro) Castro's Construtora - há 7 anos

Boa noite, se a casa tiver colunas reforça-las com sapatas maiores envolvendo elas se não tiver colunas terá que cria-las nos pontos necessários da casa.

C&R CASTRO'S CONSTRUÇÕES E REFORMAS agradece o seu contato, estaremos sempre a seu dispor.

Everton Castro e Vivian Castro

Responder
Alan Marra
AM HMAK ENGENHARIA (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) AM HMAK ENGENHARIA - há 7 anos

Além de todas as respostas acima é imprescindível a sondagem geotécnica do terreno e a avaliação da capacidade de carga das fundações existentes.

Dependendo do acréscimo de carga, pode ser necessário também reforçar as sapatas ou acrescentar mais estacas, o que inviabiliza a ampliação desejada devido ao alto custo destas soluções.

Responder
Marcos
LSG Serviços Gerais (Macaé, Rio de Janeiro) LSG Serviços Gerais - há 5 anos

Concordo plenamente com as respostas dos colegas, há como reforçar a base para construção de mas 1 andar sim, porém é preciso uma avaliação no local e um parecer de um engenheiro; bom dia e estamos a disposiçāo para atende-lo. Sou Marcos represento a LSGSERVIÇOS.

Responder
Paulo Farah

Prezado

A primeira coisa a fazer é procurar um especialista, Engenheiro Calculista, que deve avaliar desde as fundações existentes, solo, tipo de alvenaria (se estrutural), condições de pilares e vigas (se houver), disposição do novo projeto, etc...

Responder
Mauricio Meggiolaro
Particular - há 7 anos

Olá, boa tarde...

Como já foi dito, é possível sim! Vc precisará de um engenheiro civil para ter orientar nos cálculos desde o solo e a fundação.

Outro ponto importante é você ter certeza que a legislação permite, saber do zoneamento e código de obras ai da sua região para não ter problemas com a fiscalização.

Espero te ajudado

Arq. Mauricio Meggiolaro

Cícero Gomes Ribeiro Junior

Para reforçar estrutura e edificar o terceiro andar é preciso avaliar a construção existente e as condições do terreno no local.Havendo possibilidade técnica para anexar a estrutura externa independente da construção isso pode ser feito facilmente. Tal estrutura será erguida exclusivamente para dar suporte ao novo andar construído devendo ser proporcional ao que se quer construir no 3º andar. Podemos dar a consultoria para projetar para você tal estrutura após vistoria do local com avaliação técnica criteriosa. Imagina um indivíduo com pernas compridas e altas com duas caixas amontoadas abaixo dele sem tocar nelas. É mais ou menos isso. Sua construção vai ter "pernas" altas que ultrapassam os dois volumes construídos ( 2 andares), sendo que essas pernas encostam na construção existente mas não se utilizam de apoio nelas. É isso. Se gostou da explicação, ou mesmo se tem dúvidas e quer fazer o serviço, estamos a disposição para realizar esse projeto. Não hesite em nos procurar; arquiteto Cicero - Design Center Arquitetura - 30 anos de experiência.

Responder
Sueli
Particular - há 1 año

Cícero, boa tarde. Não fui eu quem fez a pergunta, mas me interessa pois estou com intenção de construir 3 andar num sobrado, entendi sua explicação, minha dúvida é, sobrado geminado de um lado, seria possível esse reforço externo mencionado por vc ?

Anusca Engenharia

Contratar um engenheiro calculista para ele avaliar o projeto estrutural já existente da sua casa, e o exame de sondagem do solo, a partir daí ele irá analisar como será feito o reforço estrutural. Por aí vc já economiza bastante.

Responder
Anusca Engenharia

Contratar um engenheiro calculista para ele avaliar o projeto estrutural já existente da sua casa, e o exame de sondagem do solo, a partir daí ele irá analisar como será feito o reforço estrutural. Por aí vc já economiza bastante.

Responder
Edmilson  Gomes
Particular - há 7 anos

Boa noite Thiago, sim tem como e é necessário reforçar para receber os outros pavimentos, mas para isso precisa de uma avaliação técnica qualquer dúvida favor entrar em contato.

Edmilson Gomes

Antonio Carlos Andrade Do Nascimento

olá meu amigo sem duvida existe sim condições de se fazer estruturas pra que você possa estar construindo no terceiro andar.

você teria que ver as medidas da extensão da casa para assim então ta locando as sapatas com os ferro adequados de preferencia de 3/8 e por, e ai você faria cada coluna com 06 varas de 3/8 com os estribos seriam de espaço de 10 cada um pro outro.

Responder
Jaldah Manhães Corrêa

Boa tarde. Para saber o correto procedimento para se fazer no intuito de se construir pavimentos superiores conforme o perguntado em relação ao 3° andar é necessário fazer um reforço estrutural. No seu caso aconselho contratar um engenheiro civil e pedir para que ele faça uma avaliação na estrutura que envolverá relatos, cálculos específicos e medições das dimensões dos elementos estruturais. Através da análise de um engenheiro civil ele te informará qual o tipo e como poderá ser feito o reforço estrutural.

Jaldah Manhães Corrêa

Engenheiro Civil

Responder
Edvaldo
Construções E Reformas E Reparos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Construções E Reformas E Reparos - há 7 anos

para construir um segundo ou terceiro andar,de uma casa,precisa-se fundação e sapatas com radie e colunas e cintamento,usando ferro de 3/8 para colunas e cintas e um boa dosagem de concreto 3x1 isso vai ficar bem seguro.

Responder
Alexander Nascimento
Alexander Nascimento Engenheiro Civil Gestor De Obras (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Alexander Nascimento Engenheiro Civil Gestor De Obras - há 7 anos

Caro Thiago, é possível reforçar e ampliar uma edificação, porém é necessário realizar uma vistoria no local e realizar um projeto de reforço das fundações e da estrutura. A estrutura existente tem que ser avaliada para sabermos da necessidade de reforçá-la ou não.

Responder
Richard Vasques

É importante primeiramente uma visita ao local para se verificar as possibilidades e o que precisará ser feito para reforço, a fim de permitir a construção no 3º andar. É também preciso avaliar o que será construído no 3º andar, para determinar a carga a ser transferida para a estrutura. Essa avaliação tem custo de parecer de engenheiro. Caso deseje fazer a avaliação podemos enviar proposta.

Responder
Antonio Neto
Engeneto (Juiz de Fora, Minas Gerais) Engeneto - há 7 anos

Normalmente tem como reforçar sim, vc deve procurar um engenheiro civil e ele vai apresentar pelo menos uma solução... Nós fazemos reforço de estruturas tombadas pelo patrimônio histórico e com risco de ruína. Reforçar estrutura estável é atividade normal da engenharia.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região