Compactação de solo

bom dia! Me chamo Elias e gostaria de saber se posso compactar o solo da minha casa com esse compactadores de 60 kg?. A casa esta com alvenaria pronta e cintada sendo que duas cintas são suspensas. Fazer a compactação com esse equipamento prejudica a estrutura ? desde já agradeço.

Compactação de solo

bom dia! Me chamo Elias e gostaria de saber se posso compactar o solo da minha casa com esse compactadores de 60 kg?. A casa esta com alvenaria pronta e cintada sendo que duas cintas são suspensas. Fazer a compactação com esse equipamento prejudica a estrutura ? desde já agradeço.

14 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 5
RRB Engenharia
Rrb Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Rrb Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Elias. Como foi dito, a compactação deveria ter sido executada anteriormente. Quanto a compactação deve ser observado o tipo de solo. Para solo granulares (areias) a compactação se dá através de vibração, já para solos finos (siltes e argilas) a compactação pode ser realizada com rolo pé de carneiro.

Responder
Leonardo Lima
MLima Engenharia (Jundiaí, São Paulo) MLima Engenharia - há 7 anos

Prezado Elias, boa tarde.

Aparentemente pelo tipo de estrutura que se apresenta pela sua foto a fundação que utilizou não é característico atingir grandes profundidades. A utilização de tal equipamento (mesmo caracterizado como pequeno porte) pode ocasionar excessivas vibrações, pois os elementos estruturais são muito próximos um do outro. A utilização desses equipamento geram como se fosse uma onda de vibração que se propaga no solo. Essas vibrações de acordo com a intensidade que usar pode acarretar em trincas em sua alvenaria e um caso extremo um desalinhamento da estrutura, prejudicando assim sua fundação, baldrame, pilares e vigas. A melhor opção embora pareça custosa é a compactação manual.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Elias, bom dia!

O correto seria compactar antes do início da alvenaria. Sugiro fazer a compactação manual para evitar vibrações quem poderão afetar as paredes levantadas e que ainda não estão amarradas.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Elias Medina
Particular - há 7 anos

Valdemir, Bom dia!

As paredes da casa estão todas travadas e cintadas e pretendo usar aquele compactador menor conforme anexo no seu conhecimento esse modelo pode prejudicar? desde já agradeço.

Marcelo Pinto de Oliveira

Elias, bom dia

a resposta do senhor Valdemir está correta não arrisque pois pode criar fendas em sua alvenaria ira te causar um outro problema teria que ter feito antes do inicio da construção então faça manualmente ok.

Atenciosamente;

Marcelo

MS CONSTRUÇÃO E REFORMA

Fladimir Moura
Fws-acabamentos (Curitiba, Paraná) Fws-acabamentos - há 7 anos

vc pode até usar o sapo no solo original da obra , pra cima da base da viga vai twrmino que ser manual.

Responder
Elias Medina
Particular - há 7 anos

Fladimir, boa noite! A parte da casa que teve mais aterro ficou com 90 cm mas está cercada de blocos cheios de concreto e outros pontos da casa pegou pouco aterro e outros está com o solo original se caso der para usar o compactador vai ser apena em alguns pontos. Oque você pensa a respeito.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região