Construção

Peguei todas as minhas economias e comprei uma casa em uma excelente localização, grande porém antiga. Vou fazer uma pequena reforma (portas janelas e piso) e pretendo eu mesmo fazer os armários da cozinha, estante da sala e escritório. Tenho acompanhado algumas dicas no youtube e planejo comprar o mdf um kit da aluzini, uma serra tico tico, comprar dobradiças e amortecedores, tomar as medidas, fazer o projeto e ver se consigo fazer. Por último gostaria de pintar em laca (mais brilhante possível) tenho um compressor com revolver de tinta. Será que se eu tiver as ferramentas certas, as medidas certas e por último muito empenho consigo fazer?

Construção

Peguei todas as minhas economias e comprei uma casa em uma excelente localização, grande porém antiga. Vou fazer uma pequena reforma (portas janelas e piso) e pretendo eu mesmo fazer os armários da cozinha, estante da sala e escritório. Tenho acompanhado algumas dicas no youtube e planejo comprar o mdf um kit da aluzini, uma serra tico tico, comprar dobradiças e amortecedores, tomar as medidas, fazer o projeto e ver se consigo fazer. Por último gostaria de pintar em laca (mais brilhante possível) tenho um compressor com revolver de tinta. Será que se eu tiver as ferramentas certas, as medidas certas e por último muito empenho consigo fazer?

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Ana Átman
Particular - há 7 anos

Alexandre, independente do resultado, não abra mão do prazer de criar com as próprias mãos e coração. Invista algum material pra fazer testes antes de se jogar no trabalho definitivo. Quando o fizer, comece pelas partes que ficarão ocultas, pra ir ganhando prática, assim as imperfeições não irão te incomodar. Não precisa comprar todas as ferramentas, senão aí vai toda sua grana. Peça emprestado, alugue, troque por serviços, seja criativo. Importante: Faça uma revisão na hidráulica. Casa antiga deve ter canos de ferro, a minha tem. Nem sempre estão em boas condições. Vc não acredita no que pode ter dentro de uma parede, pode ser assustador. Espero que não seja o seu caso, mas convém olhar antes de trocar os revestimentos. Faça um book da evolução da sua obra (antes, durante e depois). Depois venha mostrar o resultado. E não se apresse, faça sentindo, saboreando, lambendo os dedos, porque esse é um prazer que entranha. A sua casa com a sua energia fica orgânica, viva! Abraço!

Marcello Rodrigues De Souza

Alexandre, boa noite. Bem se você não se importar em erra e ter que comprar o material novamente acho que é um bom caminho para você curtir a sua casa e não para economizar, essa brincadeira pode sair mais cara do que você imagina. Veja uma chapa de MDF comum de 18mm custa em média 200/250 reais, se for ultra (resistente a água) pode quase dobrar, tratando de ferragens não dá pra economizar e muito menos errar pois os acabamentos mais legais são de alumínio e podem até receber vidro. A questão de laquear é um ledo engano achar que é apenas usar a tinta automotiva que vai ficar bom, não é fácil assim, você precisa preparar a peça de madeira com massa, lixar, aplicar um fundo, lixar novamente pra depois aplicar a tinta que é o material mais difícil pra acertar a dose do secativo, o quanto usar de tinta e a diluição. Se você me chamasse para uma consultoria eu diria pra você não arriscar pois temos boas marcenarias atualmente aplicando um preço justo por um serviço bom e bonito. Caso haja interesse pra uma conversa estou a disposição

Responder
Noraney de Fátima Rezende Silva
Particular - há 7 anos

Acho a ideia perfeita, sou estudante de design e também gosto de fazer coisas do tipo, neste momento estou reformando a cozinha da minha irmã, estou amando. Também estou realizando alguns projetos com madeira e esta sendo muito prazeroso, por isso acho que deve mesmo seguir sua intuição, vá devagar e com cuidado e no fim tudo dará certo.

Acredite em você.

Valdemir Nogueira Chagas

Alexandre, bom dia!

Você precisará de mais algumas ferramentas, tais como: furadeira, parafusadeira; plumo, nível e outras. Siga os conselhos da colega Natalia e prepare-se para fazer uma excelente terapia ocupacional e boa sorte.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alexandre
Particular - há 7 anos

Obrigado pela dica Valdemir. Vou fazer uma relação completa de ferramentas que vou precisar. Vou procurar um designer de interior para fazer um projeto legal (explorando da melhor maneira o espaço) e depois por a "mão na massa". Grato pela atenção.

Natalia Oliveira
Eng con Topografia & projetos de dutos LTDA (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Eng con Topografia & projetos de dutos LTDA - há 7 anos

Fazer os móveis voce mesmo é uma ótima ideia para economizar. Faça primeiro um pequeno projeto, pode ser feito a mão mesmo do ambiente inteiro para não ter prejuízo no fim da obra. Você também pode contratar um designer de interiores para fazer esse projeto em 3D, assim receberá uma lista de material de tudo que irá precisar e evitará gastar mais do que o planejado. Boa Sorte!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de armários na sua região