Sonho meu Reforma e Reparas,construção & Decoração Sonho meu Reforma e Reparas,construção & Decoraçã
Construção civil

Quando batemos a laje com concreto usinado, qual o procedimento para cura perfeita e quantas vezes precisamos molhar

Construção civil

Quando batemos a laje com concreto usinado, qual o procedimento para cura perfeita e quantas vezes precisamos molhar

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 5
Renato Lima
Rocha & Lima Engenharia e Construção (Osasco, São Paulo) Rocha & Lima Engenharia e Construção - há 9 anos

Caro colega;

Após a concretagem de uma peça seja laje, piso ou qualquer outro elemento que precise ter um controle de fissuração é necessário proceder a cura, em geral depois de concretado o cimento inicia a pega, neste momento ele hidrata ou seja perder água, e nesse momento é que temos que controlar essa perda de água, em geral costuma-se cobrir toda a peça com curaflex uma espécie de feltro que quando molhado ele retém água e controla a hidratação do cimento, outra pratica comum é a colocação de sacos de cimento vazios em toda a superfície da laje e manter os sacos molhados, alerto ainda que em dias quentes o problema é maior se não fazer uma cura perfeita, quanto ao tempo para cura o ideal é manter a laje com o procedimento informados acima por 3 dias molhando de acordo com a necessidade, mas nunca deixar secar.

Responder
Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 9 anos

Sr. José, bom dia.

Em quesitos de cura quanto mais água melhor! Dois métodos que aplico: após a pega espalhar serragem sobre a laje e molhar sempre que a serragem aparentar secagem superficial, outro é molhar e cobrir com a uma lona, porém você tem que remover a lona toda vez que for molhar novamente.

Espero ter ajudado.

Eng. Alexandre Bandeira

Responder
Fernando
Marfe Engenharia E Construções Ltda (Curitiba, Paraná) Marfe Engenharia E Construções Ltda - há 9 anos

O maior problema em ficar molhando é o pessoal para isto, o que costumamos fazer em nossas obras é pegar uma mangueira de jardim fazer vários furinhos em seu comprimento e deixamos ela ligada (com baixa vazão) por 24hs, Com sito mantemos a laje sempre úmida no período de pega e não temos problemas com fissuramentos.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região