Existe alguma maneira de recuperar contra piso que esta esfarelando?

Boa tarde, contratei um pedreiro para fazer o contra piso e colocar o piso no meu terraço, porém o contra piso está esfarelando e oco. Esse pedreiro abandonou a minha obra após ter recebido quase todo o valor cobrado por ele...contratei um outro pedreiro que irá começar na próxima semana, minha dúvida é Seguinte: existe algum meio de recuperar esse contra piso, ou vou precisar remover e fazer tudo de novo?

Existe alguma maneira de recuperar contra piso que esta esfarelando?

Boa tarde, contratei um pedreiro para fazer o contra piso e colocar o piso no meu terraço, porém o contra piso está esfarelando e oco. Esse pedreiro abandonou a minha obra após ter recebido quase todo o valor cobrado por ele...contratei um outro pedreiro que irá começar na próxima semana, minha dúvida é Seguinte: existe algum meio de recuperar esse contra piso, ou vou precisar remover e fazer tudo de novo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

52 Respostas

Respostas úteis 6
Daniel Julio
Bruno Reformas (Sertãozinho, São Paulo) Bruno Reformas - há 7 anos

Bom dia Dona Sara

o contrapiso ele foi feito da maneira incorreta provavelmente mais areia do que o limite permitido a medida correta de material pro contrapiso seria de 3 baldes de areia lavada em um balde de cimento provavelmente ele colocou acima desses três baldes de areia por isso o contrapiso está esfarelando o correto agora é refazer todo o contrapiso também é necessário verificar a superfície que vai ser feita esse contrapiso deixo aqui meus números para contato caso queira uma explicação melhor ou até mesmo um orçamento

Responder
Eli Rodrigues
Particular - há 7 anos

boa tarde,o mais correto é um profissional ir ate o local fazer a retirada de uma parte do contrapiso analizar e verificar que tipo de trabalho a ser feito ,so assim para dar uma definição correta do trabalho,medidas de massas variam de acordo com solo.obrigado...

Carlos Alberto Oliveira Soares

Bom dia dn,sara: esse caso se por muitos motivos, além de mal traçado, mais areia que o permitido por medida,isso também acontece quando o material fica guardado por muito tempo adquirindo netrito que aprodecem a areia,também se a laje estava muito quente,mas com tudo isso que ocorrera, sempre há condições de uma recuperação.

Responder
Fernando Mulinari
Art&Cor Reformas Em Geral (Londrina, Paraná) Art&Cor Reformas Em Geral - há 7 anos

Olá Sara....

o pedreiro deveria ter observado se o seu terraço era de cimento ou algum piso cerâmico, assim a aderência ficaria comprometida, e outro fator eh o preparo da massa como já foi dito, infelismente só retirando tudo e executando novamente.

Responder
Roberto Ferreira da Cruz

Boa Tarde!

Como já foi dito, a Senhora deverá mesmo refazer o contrapiso. Porém, vejamos:

Os dois principais requisitos de um contrapiso é Aderência e Resistência Mecânica. E neste contrapiso em questão, tudo leva a crer que houve falha de execução nesses dois requisitos ou propriedades. Pois você diz que o contrapiso está esfarelando (sem resistência mecânica) e oco (sem aderência ao substrato, à base). A causa mais provável do esfarelamento deve ter sido de uma argamassa com pouco cimento e quanto ao fato do contrapiso estar oco, deve ter sido falta da ponte de aderência e também de falta de compactação da argamassa.

Existem diversos produtos para executar a ponte de aderência:

Ex 1: VEDACIT → 1 lata 18l de cimento/ 3 latas de areia/ 4,5 L de Bianco/ 9 litros de água. Rendimento= 11m² Utilizar vassourão de cerdas duras para misturar o composto.

Ex 2: BAUCRYL → 1 medida em volume do Baucryl 6080 + 3 medidas em volume de água.Espalhar essa solução com auxilio de vassoura; Consumo= 400ml/m². Polvilhar o cimento sobre a solução, respeitando o consumo de 0,5 kg/m².

O traço da argamassa recomendado é de 1:3 em volume, ou seja, para cada parte de cimento, três partes de areia.MAS CUIDADO! 01 saco de cimento e 03 carrinho de mão de areia, não está no traço 1:3, pois os recipientes são diferentes. Fazendo a conversão para lata de 18l: 01 saco de cimento tem 02 latas, um carrinho bem cheio de areia tem 4 latas. 3 carros de areia x 4 = 12 latas de areia e 01 saco de cimento= 2 latas, dividindo 12:2=6, portanto traço 1:6.

Para se chagar ao traço 1:3 em volume, usando o carrinho de mão, o profissional tem que coloca 3 latas de areia no carrinho e observar em que altura ele fica, geralmente fica rente a borda do carrinho, aí neste caso, será colocado um saco de cimento para cada dois carrinhos de areia. Pois 2x3=6 → 6:2=3 agora sim, traço 1:3 em volume.

Finalmente, se o contrapiso já foi feito, e o profissional não pediu nenhum produto especial para executar a ponte de aderência, não se preocupe, ele deve ter feito com nata de cimento e se bem executado também resolve. Boa Sorte!

Responder
Pedro Pereira Da Silva
Particular - há 7 anos

boa tarde sara leal?

observando as resposta sobre sua pergunta, concordo com quase tudo qui os colegas falaram, trabalho na construção civil a bastante tempo, executo serviço de obra da fundação

ao acabamento, principalmente reformas? vejo que pru cliente não vale apena fazer certas economias, não estou dizendo qui seja o seu caso?

como pego serviço qui preciso contratar pedreiro tenho observado que, a maioria dos pedreiros tem uma maneira de executar sua mão de obra, nem sempre estão certo.

infelizmente alguns não tendo o bom senso, aproveita da falta de conhecimento do cliente,

visa o lado dele, quer facilidade, fazer serviço rápido, ganhar tempo. nem sempre ver serviço bonito quer dizer qui esteja bem feito, ou seja, seguro?

agora referente o seu serviço vale a pena remover todo ele.

procure um profissional que poça lidar referencia, exija um contrato como garantia, é um direito do cliente..

aceito orçamento sem compromisso, boa sorte?

Alexandre de Medeiros Lemos

Sara Leal não quero fazer propaganda de nenhum produto, mas impermeabilizantes para laje ajudam, o que poderá ser feito para você não perder o contrapiso atual é uma nata de balcril com cimento e passar essa nata por cima do contrapiso ruim. após a completa cura, poderá ser aplicado argamassa colante e o seu revestimento. Precisa estudar pedacinho por pedacinho da área, se for muito grande a área, precisa remover as partes mais podres e refazer até mesmo com a argamassa colante. Pode me contratar que fazemos sua reforma com qualidade e segurança. Lembre-se de exigir sempre a ART da sua obra, ela lhe garante a sua segurança que o serviço é feito por profissional registrado no CREA - Conselho regional de Engenharia e Agronomia.

Responder
Edval Santana
Edval Santana (Quissamã, Rio de Janeiro) Edval Santana - há 7 anos

Sra:Sara,alguns amigos afirmaram que tres de e um saco de cimento e igual a tres por um mas nao e verdade.se um carrinho cabe de cinco a seis baldes e um saco de cimento e media quatro logo teremos quatro e meio por um e nao tres por um. A sra: informa que o contra piso esta oco porem concreto velho nao nao prende concreto novo.tem que remover oque foi feito e no novo contra piso tambem utilizar um aditivo

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Oi sr sara, tem pessoas que se dizem pedreiros e vivem fazendo proprietarios de obras jogarem dinheiro fora. Em primeiro lugar é um terraço, nao tem como evitar o contato com a chuva e dependendo do tempo que a chuva banhou a laje o arremeço de pó de cimenta e agua nao vai adiantar. Pois eziste um fator muito importante em construções. Cimento velho não adere a cimento novo. O ideal e fazer uma raspagem com escova de aço e lavagem com uma bonba de lavar e passar um môno-componente (ipermeabilizante). Ai vc poderá fazer o contra piso com segurança para não acontecer tal situação de o contrapiso descolar da lage. E também o contra piso e um complemento nevelado de uma laje para colocação de pisos e outros revestimentos. No seu caso e necessario a retirada de todo o vontra piso e fazer tudo novamente. Geralmente eu uso o mesmo traço de uma lage que e dois carrinhos de areia por um saco cimento e tem um detalhe. A quantidade de agua e como foi traçodo(misturado) tambem faz muita diferença ok. Se ficar muito molhado pode aparecer empenos ou ate desniveis no contra piso, e se pouco molhado pode esfarelar ok. Nao sei o que deva ter ocorrido mas ag o jeito e retirar tudo e fazer novamente. Contrate um profissional competente para esse tipo de serviço ok. Pois se o vc usar porcelanato ou um piso acima de 60×60 vai dar desencontros de pontas. Boa sorte.

Daniel Nogueira
Dnogueira Construções & Reformas (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Dnogueira Construções & Reformas - há 7 anos

bom dia!

a única possibilidade de concerto é retirando e fazendo tudo de novo.

o problema pode ter ocorrido no contra-piso ou até mesmo antes do contra-piso.

será necessário a retirada do serviço já existente para melhores informações.

procure sempre pessoas ou empresas especializadas, dispense curiosos.

espero ter lhe ajudado.

Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 7 anos

boa tarde sara para seu contra piso a unica soluçaõ e retirar todo e faze lo de novo pois se assentar o piso por corre risco de ter que retirar tudo perder o novo serviço tambem

João Alves dos Santos
Particular - há 7 anos

boa noite ref: ao esfarelamento, pode ser as medidas, errada como podem ser o cimento de mal qualidade vencido, isto tudo e motivo de uma massa ruim, e devemos sempre verificar o estado em que se encontra o piso anterior, o correto agore retira toda as massa e antes de aplicar, colocar uma nova liga antes do novo contra píso, assim evita as trincas e ou soltuora, .

Edmilson  Gomes
Particular - há 7 anos

Srª Sara boa noite, terá que retirar todo contrapiso comprometido e refazer com o traço adequado e atenção para o local pois dependendo é necessário uma limpeza rigorosa e antes da aplicação molhar o piso e se necessário adicionar cimento e misturar com uma vassoura, isso melhora a aderência.

construcoesfilho Resende
Particular - há 7 anos

Sara boa noite infelizmente não tem como recuperar porquê esse contra piso não aderiu a base então é melhor perder o contra piso dó que quebrar todo piso depois espero ter ajudado obrigado!

Rubens Tank

Boa tarde Sara. Lamento pelo que aconteceu com seu contra piso. Infelizmente houve falha de na preparação do concreto ou deficiência nas proporções dos elementos envolvidos. Não tem como aproveitar um contra piso falhado pois é questão de segurança e economia para o seu novo piso que certamente sofreria rachaduras com o contra piso. Importante observar a fala do Marco Aurélio sobre o caimento do contra piso.

Responder
Marcos Vinicius  de Paula Vicente

Boa Tarde Sara

A forma de preparação do conta-piso deve ter sido incorreta, dependendo de como ele esteja e necessário a retirada do contra-piso, mas dependendo de como esteja tem como se recuperas sim.qual quer coisa estou a sua disposição.

Responder
Rafael Lorenzo Vieira

Eu consigo recuperar o seu piso!

Responder
Marco Antonio Magalhães
Particular - há 7 anos

Sra Sara infelizmente como os outros colegas falaram o seu contrapiso foi mal feito. Neste caso infelizmente tem que ser retirado todo ele ,pois a sra irá colocar um cerâmico ou até mesmo irá utilizar de outra forma. Fico com medo também dele não ter colocado no nível certo pois a sra precisa ter uma caida no piso para futuras drenagens em seu contrapiso. Precisando de uma avalição melhor pode entrar em contato.

Desde já o meu muito obrigado.

CONSTRUTORA AUGUSTO LIMA Construção, Reforma e Decoração de Interiores

Boa Tarde

Sra. Sara Leal

Infelizmente o profissional usou areia de mais da composição do traço, areia de mais, ou cimento de menos, também poder ter sido mal traçado, pode ser que ele não tenha limpado a base ou ate mesmo não tenha jogado plicado uma nata para ajudar na ancoragem do contra piso, bom nesse caso não tem jeito, terá que ser removido, e ser feito um novo contra piso da forma correta, sugiro que procure por empresas as mesma podem lhe dar garantias do serviços.

Segue nossos contato:

Augusto Lima Construção e Decoração.

Resp. Eraldo Lima

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região