Qual disjuntor usar para suportar as 4 casas?

Olá! Aqui moramos em um terreno com 4 casas. Gostaria de saber qual disjuntor usar para suportar as 4 casas, pois, no momento, estamos usando um disjuntor de 80 e quando duas casas estão usando o chuveiro o disjuntor desarma. O que é recomendado nesta situação? Obrigado.

Qual disjuntor usar para suportar as 4 casas?

Olá! Aqui moramos em um terreno com 4 casas. Gostaria de saber qual disjuntor usar para suportar as 4 casas, pois, no momento, estamos usando um disjuntor de 80 e quando duas casas estão usando o chuveiro o disjuntor desarma. O que é recomendado nesta situação? Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

104 Respostas

Respostas úteis 6
Gióia Bispo
Gióia Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gióia Arquitetura - há 7 anos

Caro Thiago,

O correto é separar cada casa com um circuito diferente, ou seja, um disjuntor para cada casa e cada casa com o seu próprio quadro de distribuição. Não utilize, em hipótese alguma, um disjuntor para todas as casas, além dos transtornos como a queda de energia por conta da sobrecarga no sistema, ainda poderá causar um incêndio.

Responder
Ismael vasconcelos
Ismael Vasconcelos Instalações Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ismael Vasconcelos Instalações Elétrica - há 7 anos

Olha o disjuntor deve ser compatível com a carga aplicada.

A carga aplicada é a ideal para as quatro casas?

Se não for aí deve ser feito as melhorias necessárias mais cuidado uma instalação mal projetado causa aumento na conta e perigo também ao usuário.

Leandro
Particular - há 7 anos

De nada adianta voce dimensionar disjuntores, sem um projeto previamente definido. Bitolas de cabos adequados, material de qualidade e previsao de expansao de carga. Faco tudo isso, pois projeto circuitos de forma racional e equilibrada. Boa sorte

Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Bom dia, só li algumas respostas e não sei se já falaram isso, em todo caso segue:

Além de separar as casas em circuitos e quadros diferentes não se deve especular o valor dos disjuntores e sim fazer um levantamento de carga local além de inspeções visuais, medidas e testes para então ter certeza dos valores, visando inclusive economia, um fato importante a se destacar também é quanto ao modelo de disjuntor a ser usado, pois existem no mercado 2 tipos o NEMA (preto) e o DIN (branco), devesse usar apenas o DIN o outro está ultrapassado, nem deveria mais ser comercializado, mas infelizmente não é o que ocorre.

Segue anexo imagens dos disjuntores para melhor entendimento.

2 fotos
Jailton Dionisio de Souza
Eletricista Residencial E Comercial (Ilhabela, São Paulo) Eletricista Residencial E Comercial - há 7 anos

o correto é dimensionar a demanda ou a carga de cada casa,para saber a bitola do cabo de entrada e a amperagem dos disjuntores ou chave seccionadora .

Responder
Jose Aparecido Reis Silva

Bom. Dia tiago. Entao a resposta nosso amigo ai esta correta. O correto e ter um relogio cada casa. Assim o sr. Poderia montar um quadro distribuiçao na sua casa. E individualizar. Todo circuito. Da tomadas separados. Ituminaçao separado. Chuveiro separado. Para que nao aconteça o que esta acontecendo. Obrigado

Responder
Edson Batista
Particular - há 5 anos

Em primeiro lugar vc deve contratar um eletricista qualificado. Devera fazer um levantamento de carga para dimensionar o disjuntor principal. Sera montado um PC. Depois montar o Padrao entrada residencia da sua concessionaria, fazer levantamento carga de cada residencia para fazer distribuição no quadro de disjuntores individuias de cada circuito.

Boa sorte

Edson Batista
Particular - há 5 anos

Em primeiro lugar vc deve contratar um eletricista qualificado. Devera fazer um levantamento de carga para dimensionar o disjuntor principal. Sera montado um PC. Depois montar o Padrao entrada residencia da sua concessionaria, fazer levantamento carga de cada residencia para fazer distribuição no quadro de disjuntores individuias de cada circuito.

Boa sorte

Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

O melhor seria iniciar com a ideia de colocar um relógio medidor para cada residencia separadamente. Apos realizar os cálculos para o correto dimensionamento dos cabos e disjuntores de cada residencia.

Isso alem de melhorar a segurança em suas instalações ainda te daria a opção de ratear mais corretamente o custeio da energia elétrica nas residencias.

Responder
Jorge Luiz  Dudenas
Particular - há 7 anos

A melhor solução para voce é o seguinte; Monte um padrão de energia para 4 medidores. Neste caso voce tera um medidor para cada residencia. Esta seria a melhor solução.Obrigado!!!!!!!!!!!!

Ademir Alves Da Fonseca
Followtec Desenhos E Projetos Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Followtec Desenhos E Projetos Ltda - há 7 anos

Prezado,

O interessante é fazer uma entrada de energia individual, possibilitando a leitura e consumo para cada casa. Segue alguns procedimentos.

- Verifique as cargas instaladas em cada casa e mencione na tabela de cargas;

- Feito, veja as proteções necessárias para cada caixa, se a carga for superior a 20kW terá que entrar com ART;

- Após instalado o padrão de entrada, ligue para a concessionaria (ex. AES);

Espero ter ajudado.

Att

Responder
Filipi Santos

Prezado, boa tarde;

Aconselho a não trocar o disjuntor, pois se ele está desarmando não é o problema e sim carga que está sendo solicitada.

O ideal seria o desmembramento de cada casa, tendo cada uma medidor individualizado juntamente com quadro de distribuição para cada unidade.

Aconselho a contratação de um profissional qualificado para estar realizando esse serviço.

Estamos a disposição para duvidas e para um orçamento prévio.

Responder
MARCELO ALVES CORDEIRO

BOM DIA FALANDO SOBRE AS 4 CASAS O IDEAL E PEDIR UM MEDIDOR PARA CADA CASA PORQUE O QUE PODE ACONTECER E QUE O MEDIDOR DA LIGHT NÃO VAI RESISTIR DEPENDENDO DO MEDIDOR QUE ESTIVER LÁ ELE VAI AQUECER OS BORNES ATÉ PEGAR FOGO

Responder
Adarian  Leite Diogo
Rjk Instalações Elétricas Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rjk Instalações Elétricas Ltda - há 7 anos

Veja se o cabo de alimentação for de 25mm e a chave seccionadora for de 125anp e os disjuntores geral do QDL de cada casa for bipolar de 50anp o problema é que as emendas não foram soldadas e está causando perdas de tenção.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Thiago Silva, o disjuntor é a última coisa que você deveria se preocupar, como em muitas respostas que vi, lhe dando conselhos sobre o que fazer tem que avaliar se é possível cada casa ter seu próprio medidor, pois se o terreno foi desmembrado, não é possível na concessionária fazer o pedido da ligação para quatro casas, sendo assim só será possível fazer esta ligação através de caixa tipo L e precisará de engenheiro. O cabo é o principal, pois o disjuntor é feito para protegê-lo. Se você está utilizando o disjuntor de 80 Amperes, deverá estar usando uma bitola compatível com ele. Para cabos simples embutidos em alvenaria você deve estar usando uma bitola de 25mm² eu imagino. A bitola de 16mm² possui capacidade teórica no máximo 76 amperes. A capacidade de amperagem de um cabo pode ter influência da metragem e da quantidade de circuitos que passam junto com ele. Recomendo que o alimentador vá sozinho sempre, nunca misture o alimentador com outros circuitos. Para você ligar simultaneamente quatro chuveiros de amperagem 40, será necessário um cabo principal de 70mm² e um disjuntor de 160 Amperes. O cálculo de demanda leva fatores de redução quando você acrescentar mais cargas. Se o interesse seu são os chuveiros, o mínimo que deve fazer é isso para o alimentador principal, depois você poderá fazer quatro sub alimentadores com cabos de bitola 10mm² e disjuntores de 50 Amperes.

Responder
Cláudio  pereira
Endereço Construções (Mairiporã, São Paulo) Endereço Construções - há 7 anos

respostas acima tentam ser técnicas porem vejo apenas tentativas de explicação sem total conhecimento.

o disjuntor somente poderá ser instalado após cálculos simples feitos pelo próprio proprietário ;lembrando que o disjuntor é um sistema de proteção da rede e aparelhos dependentes.

a marca ou modelo não interferem no funcionamento desde que bem dimensionado

distancia entre padrão de fornecimento e quadro de distribuição

que definira a bitola do cabo

soma da carga divida pela tensão de cada setor é quem define a amperagem da chave disjuntor

ex : para um chuveiro de 5500 watts alimentados por tensão 220 volts

5500/220 = 25

ou seja

watts / volts= amperagem da chave

Claudio

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 7 anos

Thiago,referênte a utilização de Dijuntores para alimentar as casas ,eu so posso lhe dizer que, é viável que cada casa, tenha seu próprio quadro é o mas correto,fico no seu aguardo para melhor atende-lo caso seja necessário e uma futura prestação de serviços,grato.

Att,

Fms-Pinturas & Instalações

Responder
Manuel Alves Paiva

Caro sr, não ha no mercado um disjuntor que suporte a situação aqui descrita, vamos supor que sr use 4 chuveiros de uma vez, cada um desses com potencia minima de 5500 wts, são 22000 mil vats, caso sejam sejam ligados no 220 sr precisara de um disjuntor de no minimo 100 amper e isso e quase impossivel num padrão de entrada residencial, assim sendo mesmo que sr separe os circuitos se mesmo usarem o mesmo disjuntor de entrada com limite inferior a 100 amper ele ira cair pq o mesmo não suportara a carta gasta pelos 4 chuveiros, sua saida no meu intendimento seria mais um medidor de luz no minimo para suportar a potencia a ser gasta pelo sr, espero ter sido util e tenha bom dia.

Responder
Alex Amâncio
Particular - há 7 anos

Olá na minha opinião, não se deve em hipótese alguma colocar um disjuntor para 4 casas. O correto mesmo e fazer a medição de carga de cada casa e assim fazer a distribuição entre elas com o disjuntor compatível em cada uma delas.

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Algumas tespostas sao um tanto exageradas. O fornecimento de energia externa, ( digo, transformador e linha externa) suporta bem todas as residencias nao so deste terreno mas de toda a area a ser distribuida ok. Neste caso tem que usar a tabela nbr 6410 para calcular cabos e dijuntores a ser usados no agrupamento a ser contruido e tudo se resolve. São apenas 4 residencias e não uma empresa de muitas maquinas pesadas ok. Boa sorte volega.

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Ola, o serto e fazer um agrupamento na parte exterior de sua residencia dividindo cada casa a ter seu medidor. Ai e so fazer calculo de corrente a ser usada em cada residencia e fazer um qdc no interior das residencias e lembre-se energia eletriva e uma fonte viva. Pode matar e encendiar seu imovel. Chame um proficional da area para fazer calculos de correntes, wats e amperagens a ser usadas ok. Lembre-se de usar dps e idr ok. Um abraço

Pedro Henrique Borba Alves
Ph Segurança E Tecnologia (Papucaia, Rio de Janeiro) Ph Segurança E Tecnologia - há 7 anos

Só trocar o disjuntor não vai adiantar, tem alguns pontos que tem que ser verificado, só resolver sua parte interna não vai adiantar, comece pelo inicio. Sua carga de consumo das 4 casas estão de acordo com o cabeamento que sai do poste até o seu padrão de energia? se não terá que ser solicitado um acréscimo de carga junto a concessionária de energia elétrica, mas... para isso tem que ser feito um levantamento de carga interno das 4 casas.

Ou pedir mais 3 ligações novas para a concessionaria de energia, separar circuito por casas, fazer um dimensionamento de condutores e disjuntores por casa.

Responder
Marcos Fissachi  Obara
Denki Electrical Instalações Elétricas (São José do Rio Preto, São Paulo) Denki Electrical Instalações Elétricas - há 7 anos

Caro Thiago Silva, é como os colegas estão comentando, imagine 4 casa, 4 chuveiros (em media) = 50A cada um, isso só de chuveiro. Portanto digo os preços dos produtos não são tão baratos, porem sempre procuramos o de menor custo (mais barato possível), e esquecemos do essencial, " o barato sempre sai caro " e uma pequena dica, com eletricidade não se deve brincar, caso aconteça um curto circuito ou sobrecarga, será uma vez só e acabou... pois o incêndio consumira tudo e todos que não conseguirem escapar. Então digo a vc, entre um produtos ( e serviços )elétricos baratíssimo e um mais adequado a diferença pode ser grande, lembre se o barato sempre vai sair mais... e pode custar vidas... pensou perder tudo por conta da falta de mais 3 disjuntor .....

Responder
Valdeci Martins Lourenço
Valresolve (Valinhos, São Paulo) Valresolve - há 7 anos

Antes de mais nada vc deve substituir o poste colocando um novo sistema com quatro medidores de luz um para cada casa pois assim todo o dimensionamento fica a cargo do responsável de cada residência si vc usar um único medidor para as quatro casas o sistema não vai suportar o mais recomendado é colocar cada casa com seu medidor de luz e assim fazer a distribuição para cada casa

Responder
Aguinaldo Nascimento
Elétrica Nascimento (Peruíbe, São Paulo) Elétrica Nascimento - há 7 anos

Já esta muito claro, separar as casas, cada uma com suas ligações de energia independente, tendo seus caculos de consumo definido adequadamente, com objetivo de proporcionar a estas casas segurança e economia e economia. Obs: O mau dimensionamento desta ligação já existente, como por exemplo trocar o disjuntor atual por outro, porá em risco seus aparelhos bem como também, o risco de incêndio.

Responder
A Carlos Santos
Ac - Ar Condicionado (Itanhaém, São Paulo) Ac - Ar Condicionado - há 7 anos

Sou eletricista de comando , porem tudo que já foi dito pelos colegas está mais que correto, projeto dimensionamento e separar residenciais.

Após o calculo consumo de cada casa , determinar qual o disjuntor ideal para entrada e qual ideal para cada casa.

Responder
Marcelo Santos
Towers Gutierri (Campinas, São Paulo) Towers Gutierri - há 7 anos

na NBR 5410 , Instalações elétricas de baixa tensão , deixa especificado

1.4 O projeto, a execução e a manutenção das instalações

elétricas só devem ser confiados a pessoas habilitadas a

conceber e executar os trabalhos em conformidade com

esta Norma.

sempre utilizar de boas praticas , separando todo circuito, e individualizando as cargas para cada circuito , adequando ao cabeamento adequado.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Para mim o mais certo é cada casa com seu relógio de medição. Elimina todo este problema cada um paga somente o seu consumo e não tem dor de cabeça. Se colocar quatro disjuntores individual para cada casa vai correr risco do relógio de medição não suportar e todos ficarem sem energia. Esta é a minha opinião

Responder
Cesar Pereira dos Santos
Mc Serviços De Instalações Elétrica, Hidráulica, Lógica E Pinturas (Hortolândia, São Paulo) Mc Serviços De Instalações Elétrica, Hidráulica, Lógica E Pinturas - há 7 anos

Boa noite Amigo tudo bem?

Então algumas pessoas já responderam com autoridade de causa, então só reafirmo as informações. O correto é separá-las cada casa com um quadro de distribuição, o importante é também saber o que vc vai usar ou já está usando em cada casa, calcule os wats dos aparelhos ( Liquidificador, tv, ferro de passar, chuveiro elétrico (110/220), microondas, ar condicionado, ventilador, aquecedor, máquina de lavr tanquinho, lampadas econômicas ( ou leds), e calcular tudo para depois distribuirmos as cargas para cada local e equipamentos, ok e se possível enviei estas informações para a empresa pretadora de serviços Elétricos ( CPFL, ou outra ), para que assim eles possam melhorar o fornecimento do serviço de energia, se todos nós fizer-mos isto não teríamos tantos problemas com energia em nosso país. más não se assuste é um pouco chato , más tenho certeza que depois que fizer isto vc irá ver com bons olhos o serviço de energia e dos eletricistas. qualquer dúvida estou a disposição. Há pode pesquisar estes calculos na internet, (tabelas de Wats). espero te-lo ajudado.

obrigado:

cesar

Responder
Miguel Almeida Chagas
Cantinho Do Hawai (Coroados, São Paulo) Cantinho Do Hawai - há 7 anos

Normalmente existe um disjuntor geral na caixa de luz que é calculado para o consumo extremo da ligação.

Se você tem 4 casas, cada casa deve ter seu disjuntor independente de acordo com os equipamentos elétricos que você utiliza, normalmente um disjuntor de 50A é suficiente. Nunca deixe uma ligação direta para este tanto de casas, não tem fio que aguenta. seu disjuntor de 80A ta caindo pelo aquecimento da rede. Abraços.

Responder
Evandro
L&l Instalações Eletricas (Caieiras, São Paulo) L&l Instalações Eletricas - há 7 anos

O ideal seria a solicitação de um profissional qualificado para avalia o que esta acontecendo em sua casa, a partir dessa verificação feria criado um projeto de adequação para as quartos casas resolvendo seu problema.

L&L instalações eletricas

Responder
Mario A Inacio
Geral Reparos (Sumaré, São Paulo) Geral Reparos - há 7 anos

Tiago, não adianta a troca do disjuntor, ja que a rede que entra em sua residencia não é maior, o correto é seguro é separar as casas com entradas individuais, quadros de distribuição e circuitos separados.

Um conselho é não fazer mudança, e sim contratar um profissional. segurança acima de tudo, vc corre o risco de um grave acidente.

Responder
Ricardo Reis
Rinisa Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rinisa Engenharia - há 7 anos

KIT COMPLETO PADRÃO ELETROPAULO PARA 4 MEDIDORES BIFÁSICOS – INSTALAÇÃO LATERAL (POLICARBONATO)

KIT acompanha:

4 Caixas AES Eco + 1 Caixa de Proteção Geral e Barramento

Cabos de Entrada (Ramal Principal): 25mm² 3 lances de 6 metros cada (2F+1N); Bifásico

Cabos dos Medidores (Ramais Individuais): 10mm²

Disjuntor Geral 80 A

Disjuntores de Saída 50 A

Bengala de 1 1/4” – PVC

Press-Bow, Roldana e Parafuso Bucha e Arruela

KIT aterramento: haste, caixa de inspeção, cabo do aterramento, conector da haste, eletroduto, bucha e arruela de 1/2” (exceto poste)

Responder
Cristian arriagada

Estimado Thiago,

A instalação das quatro casas precisam ser independentes. Solicite a instalação de um relógio medidor para cada unidade habitacional junto a Concessionária. Será necessário instalar uma caixa padrão concessionária adequada para a carga que cada casa irá demandar. Após isso é necessário a instalação de um quadro de distribuição com proteções dimensionadas para cada tipo de carga que será utilizada, coordenando corretamente proteções e condutores (disjuntores e cabos).

É importante lembrar que você procure um profissional ou empresa credenciada junto ao CREA (entidade de classe), e que este emita uma Anotação de Responsabilidade Técnica referente ao projeto e instalação.

Cristian Arriagada.

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Thiago Silva, bom dia

vou ser repetitivo, mas isso serve para enfatizar a necessidade que vocês tem de separar os circuitos de cada casa. Além de errado o sistema atual que você está usando, poderá provocar um incêndio.

Faça um circuito com disjuntores e quadro de distribuição para cada casa, respeitando as regras para aparelhos, etc etc.

Jose Roberto  Correia
Teor Construção Civil (Salto, São Paulo) Teor Construção Civil - há 7 anos

theor

OBJETIVO;

Execução de Serviço em elétrica de pequena a grandes complexidades.

Além de realizamos instalações, montagens de painéis, infraestrutura, inspeções e vistorias em instalações existentes para checar a segurança e a eficácia dos dispositivos, fiações e equipamentos que contemplam as instalações. Muitas empresas, depois da implantação da Norma Regulamentadora NR10, contratam profissionais da área elétrica simplesmente para realizar vistorias e checar suas instalações elétricas para adequar com as exigências da NR10 para atender os novos padrões o mesmo deveríamos fazer em nossas residências.

A THEOR chega para oferecer estes trabalhos;

 Projetos de Todas as Instalações (TV / Elétrico-Hidráulicas)

 Projeto de instalações elétricas com dimensionamentos das cargas

 Apresentação de lista de Materiais para execução dos serviços

 Projeto da rede Hidráulica de água fria e Esgoto.

 Instalações de Antenas UHF, Amplificadores de Sinal (Analógico e Digital).

• Conserto de Tomada em Curto;

• Conserto em Rede Elétrica Residencial;

• Conversão de Tomada Antiga para Nova (Novo Padrão) três pinos;

• Conversão de Tomadas 110 para 220 (127 v para 220 v);

• Execução de Teste de Fuga de Energia (Gasto Excessivo de Luz);

• Instalação de Campainha e Luz de Emergência;

• Instalação de Luminárias, Lustres, Spots e Todos os tipos (Nacionais e Importados);

• Instalação de Quadro de Comando Geral, Quadro de Distribuição e Correlatos;

• Instalação de Telefone;

• Instalação de Tomadas para Computador e Nobreak

• Instalação de Ventiladores de Teto (Nacionais e Importados);

• Instalação e Conserto de Chuveiro Elétrico;

• Instalação de Interruptores;

• Instalação de Disjuntor;

• Reforma Elétrica Geral;

• Serviço de Eletricista 24 Horas.

• Padrões de entrada para ligações elétricas. (poste e kit)

Solicitação de proposta;

José Roberto Correia

Responder
Orlando Garcia
Eletricista Garcia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletricista Garcia - há 7 anos

Bom dia Tiago, não é tão simples assim, primeiro tem que ver o fio de entrada para colocar o Disjuntor compativel, não adianta colocar um disjuntor potente se seu fio não for....o disjuntor aguenta e os fios derretem...cada casa tem que ter o seu geral com saidas independentes...e ver o que chegar da rua se suportar as 4 casas...

Responder
Ataide Soares Batista
Sb Chaveiro E Eletricista (Suzano, São Paulo) Sb Chaveiro E Eletricista - há 7 anos

Bom dia Tiago. em primeiro lugar, até mesmo por questão de economia, o ideal é você instalar um relógio para cada casa. por que mesmo que seu consumo for o mesmo, mas distribuído em 4 relógios você terá o benefício das tarifas escalonadas. exemplo se você em um relógio consumir 400kmh irá pagar preço por kmh muito mais caro do que o preço médio que voce pagará em 100 kmh por cada relógio. mas para responder sua pergunta com precisão necessitaria de saber watts de todos aparelhos elétricos das casas, mas de antemão é necessário que você faça um QD (quadro de distribuição) para cada casa.

Responder
Antonio Martins
Particular - há 7 anos

deve separar os circuitos para cada casa usando um disjuntor geral bipolar de 100 amperes,apos passar por ele derivar para 4 disjuntores bipolares de 50 amperes para cada casa sempre utilizando fios com bitolas adequadas,dessa maneira cada residência terá seu circuito individual.

ncia

JQ2 SERVIÇOS INTEGRADOS
Particular - há 7 anos

So reforço as respostas dos colegas acima. Pois o procedimento correto é individualizar cada residência e instalar uma caixa de mediçao para cada. Qnto a Amperagem do disjuntor, so depois de feito o CALCULO DE DEMANDA de cada residência prq cada uma podera ter uma carga diferente da outra pela quantidade de equipamentos e eletrodomesticos que possam ter. Assim feito isso chega ao valor correto de amperes...

Michele Goncalves
Particular - há 7 anos

Vc pode colocar um disjuntor principal de 70 amperes na entrada da rede de energia q vem da rua e deixa cada casa com disjuntor de 36 amperes individual ok .mas tudo depende do q cada casa vai ter .exemplo : chuveiros tomadas. lampadas etc

Qualide Projetos e Execuções

Bom dia Thiago Silva.

A empresa Qualide junto com a Teknoserv – Automação e Elétrica que é uma empresa que atua no projeto, instalação e construção de sistemas de automação e elétrica em geral, fazemos desde a substituição e adequação de cabeamento e pontos elétricos, novas instalações e balanceamento da rede. Além de verificar quais são os pontos de sua rede elétrica podem ser alterados e melhorias que podem ser feitas para o menor consumo de energia.

Responder
Danilo e/ou João Paulo
Mais Conforto Climatização E Elétrica (São Bernardo do Campo, São Paulo) Mais Conforto Climatização E Elétrica - há 7 anos

Além de tudo que foi dito e muito bem explicado, sugiro que você imdividualize os mefidored, ou seja, um medidor para cada casa, ou uma entrada de acordo com a demanda das quatro casas que existe no terreno, pois provavelmente o padrão que é fornecido para vocês não atende a demanda que existe hoje com quatro residências. Sendo assim, solicite que a concessionária faça um levantamento e aumente seu padrão de entrada.

Responder
Ronaldo Corleto
Soluções Elétricas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Soluções Elétricas - há 7 anos

Sr. Thiago, bom dia.

É necessário a presença de um profissional qualificado e especializado para ir pessoalmente no local com a finalidade de efetuar os levantamentos das cargas para cada residência, e apresentar esse projeto para a Eletropaulo para que seja instalado um Quadro de Leitura em conformidade com os padrões exigidos por eles. Aconselho a contratação de um profissional que tenha NR-10, obrigatório por lei, para o eletricista poder atuar na área, bem como o CREA, que estará habilitado para lhe auxiliar e lhe indicar e explicar a respeito dos dispositivos de segurança, obrigatório pela ABNT-NBR 5410 (Norma Brasileira de Regulamentação que trata sobre instalações elétricas). Agindo dessa forma, o sr. estará garantindo o perfeito funcionamento da rede elétrica e evitando sérios acidentes que podem ser até fatais ao ser humano e animais, garantindo a sua segurança e de sua família. Espero ter sido útil em relação à sua dúvida. Quaisquer esclarecimentos estou à sua disposição. Abraços.

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia. como já teve alguma resposta corréta... cada casa tem que ser feito um levantamento. pois... cada cabo suporta um valor de demanda. verifica o cabo utilizado e... procure as dimensões em tabelas de cabos. porem cada cabo tem uma capacidade de carga. caso não seja adequado procure substituir e balancear as Redes 01 / 02 / 03 / 04

Responder
Valdeci Jose souza

Bom dia Tiago , eu li todas as respostas dos meus colegas e te aconselho a instalar o mais rápido possível relógios para cada casa pois você pode até individualizar cada casa com o seu disjuntor , mas o relógio que você usa e o cabeamento que do relógio ao poste é dimensionado para uma casa.

E se hoje o disjuntor está desarmando que é sua função de proteção amanhã poderá pegar fogo no relógio ou no cabeamento que vai ao poste , procure um profissional sério na sua região ou se preferir entre em contato comigo que te orientarei da melhor forma possível , abraços.

Responder
Paulo Roberto
Inklusiven Tecnologia E Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Inklusiven Tecnologia E Serviços - há 7 anos

Bom dia Thiago,

Nao use um disjuntos para as 4 casas, voce nao estara protegendo as mesmas. Divida em 4 instalações independentes com seus medidores e depois veja as cargas e distribua em circuitos para cada casa com sua proteção tambem. As instalações elétricas devem ser projetadas para que nao venha a ter e nem criar problemas. Tenha um bom dia

Responder
Paulo Castro
CV Reparos Elétricos e Hidráulicos e Reformas (Uberlândia, Minas Gerais) CV Reparos Elétricos e Hidráulicos e Reformas - há 7 anos

Bom dia como nossos amigos responderam acima nunca se deve usar um mesmo disjuntor para as quatro casas o correto e separar um circuito pra cada casa qua quadros de distribuição espero que tenha ajudado qualquer duvida entre em contato

Responder
Jarbas Neves Viana
Gl Elétrica (Jandira, São Paulo) Gl Elétrica - há 7 anos

Bom dia!

Para te dar uma resposta segura eu tenho que saber a potência (W) dos equipamentos elétricos de cada casa para dimensionar o disjuntor e bitola dos cabos corretamente.

O correto é fazer a separação, cada uma ter seu relógio.

Mas talvez estamos falando de casas de dois ou três cômodos cada!

Solicite a visita de um profissional...

Fica a dica!

Responder
Gilberto Santana
GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 7 anos

Bom dia Sr. Thiago. Neste caso o Sr. percebe que mesmo o disjuntor sendo de 80 amperes não esta aguentando se quer duas casas. pois normal de uma residencia com instalação padrão o disjuntor principal, usa-se 50 ou 60 amperes, isso incluso chuveiro e outros equipamentos de potencia. portando minha dica é o Sr. trocar a fiação principal das casas, ou deixa-las individual.

Responder
Marcio fernando de freitas Freitas
Marcio Fernando De Freitas 28656569856 (Valinhos, São Paulo) Marcio Fernando De Freitas 28656569856 - há 7 anos

Bom dia.

Na minha opinião o correto seria instalar um poste padrão pronto com 4 medidores, sendo 1 medidor p casa casa, individualizado cada casa c seu medidor e sua conta.

Mas antes disso deve se fazer o levantamento de carga de casa residência p fazer o dimensionamento de carga de entrada de energia.

Responder
Adenildo Rodrigues de Matos

Bom dia não vou acrescentar nada o solicitante já tem tanta informação que deve estar confuso

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

O procedimento correto é seguro é separar as casas com entradas individualizadas, quadros de distribuição de circuitos separados com entradas singulares e cálculo das potências para cada residência. Não seguir a norma ABNT NBR5410 afetará a segurança e o perigo de um grave acidente será iminente.

Responder
Ronivaldo Afonso de Souza
Particular - há 7 anos

Bom dia Tiago, não coloca nenhum disjuntor com potência maior do que você já tem ai, a troca do disjuntor sem uma avaliação técnica pode ocasionar um incêndio no circuito elétrico. o correto é você colocar um padrão de medidor de energia da concessionária de energia da sua cidade para cada casa, ai sim você faz a distribuição dos circuitos de cada casa.

Jose Aparecido Bernardo
Zr Manutenção E Instalação Eletrica (Sorocaba, São Paulo) Zr Manutenção E Instalação Eletrica - há 7 anos

Bom dia o correto seria contratar um profissional da area para estar analisando a distancia. Se os cabos são compativeis se estao em bom estado. Para dar o diagnostico fica complicado dizer o que vai fazer sem estar analizando

Responder
Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 7 anos

Tiago bom dia não se pode trocar disjuntores para mais fortes sem avaliação da sua rede elétrica pois poderá desencadear um incêndio com perda total do cabeamento ok ou até de maiores proporções muito cuidado pessa a visita de um profissional para avaliação bom dia e cuidado ok ????

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

É totalmente inviável financeiramente colocar um disjuntor para todas as casas ///começa pelo padrão entrada acima de 100 amperes // fios condutores acima de 10 mm // vai sair mais caro e vai continuar errado //// o certo é separar ,,duvidas pode ligar edmilsom empreiteira linear

Responder
Alexandre belinski
Beltec Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Beltec Serviços - há 7 anos

Tiago favor enviar as seguintes informações:

1) Qual a cidade em que você mora

2) quantidade de tomadas e lâmpadas em cada casa

3) quantidade e potência dos chuveiros

4) quantidade de máquinas de lavar roupas e microondas em cada casa

Com essas informações eu te retorno com a solução

Responder
Jorge Luiz Santana
Jls Manutenção E Reforma (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Jls Manutenção E Reforma - há 7 anos

Bom dia primeiro lugar temos que ver a carga que cada tendência vai consumir para instalar o disjuntor correto

Para não colocar muito forte ou muito fraco

Responder
Osvaldo Batista
Osvaldo batista (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Osvaldo batista - há 7 anos

Neste caso. Que são 4 casas. Tem que haver a separação dos disjuntores. Cada casa com seu disjuntor. Use disjuntor de 40.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região