Dúvidas sobre molas de portas "vai-vem"

Compramos uma porta para nossa cozinha com corte para ser camarão, mas queríamos instalá-la como vai-vem (tipo "velho oeste"), mas dessas que voltam mais devagar, para evitar acidentes. O vendedor disse que era só comprar uma tal de mola catracada em outra loja, porque ali só vendia ferragens normais. Fomos procurar a tal mola no mercado, daí uns vendedores recomendam aquelas laterais, fixadas no batente (que não queremos porque fica um vão enorme), outros falaram de molas de piso/chão, outros de mola de topo... Alguns disseram que são reguláveis, outros falaram que não tem como regular, que elas voltam rapidamente. Gostaríamos de uma indicação de produto/marca, sem ser caríssima (quiseram vender uma tal de mola de piso super cara e enorme). Outra loja disse que vai chegar uma mola de topo mais em conta e que seria regulável a velocidade de retorno, mas temos medo... estamos super inseguros. Alguém pode nos ajudar? Obrigada

Dúvidas sobre molas de portas "vai-vem"

Compramos uma porta para nossa cozinha com corte para ser camarão, mas queríamos instalá-la como vai-vem (tipo "velho oeste"), mas dessas que voltam mais devagar, para evitar acidentes. O vendedor disse que era só comprar uma tal de mola catracada em outra loja, porque ali só vendia ferragens normais. Fomos procurar a tal mola no mercado, daí uns vendedores recomendam aquelas laterais, fixadas no batente (que não queremos porque fica um vão enorme), outros falaram de molas de piso/chão, outros de mola de topo... Alguns disseram que são reguláveis, outros falaram que não tem como regular, que elas voltam rapidamente. Gostaríamos de uma indicação de produto/marca, sem ser caríssima (quiseram vender uma tal de mola de piso super cara e enorme). Outra loja disse que vai chegar uma mola de topo mais em conta e que seria regulável a velocidade de retorno, mas temos medo... estamos super inseguros. Alguém pode nos ajudar? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Maria Ester Lemos de Andrade
MEster Arquitetura e Interiores (Brasília, Distrito Federal) MEster Arquitetura e Interiores - há 8 anos

Isto faz-me recordar uma porta que tinha em minha casa quando criança. Era típica dos faroestes americanos. Não me lembro de ter ocorrido nenhum acidente. Dependendo do vâo você pode ter duas folhas(como era a de minha casa). E um detalhe importante é deixar um espaço abaixo da porta e acima pois assim você pode ver claramente as pessoas vindo na sua direção evitando encontrões..

Responder
Gilberto Genesini
Gilberto Genesini Arquitetura (Ubatuba, São Paulo) Gilberto Genesini Arquitetura - há 9 anos

Realmente estas molas da foto acima enviada pelo Ederson são exatamente para esse tipo de porta que voces querem (bang bang) e a regulagem da velocidade de volta é muito simples.

O problema que vejo nisso chama-se "adaptação". a porta camarão abre toda apenas para um lado e tem rebaixos e dobradiças próprias para o seu fechamento. Quando estas dobradiças forem retiradas os rebaixos terão que ser tampados com massa e a porta deverá ser pintada para esconder a massa. Se vocês quiserem manter a porta sem pintura, com verniz ou seladora, sugiro que encontrem um marceneiro e mande fazer a porta de acordo com a sua vontade.

Responder
Engº Ederson Lopes Martins Lopes

Bom dia!

...sim... sim claro , é muito simples, ocorre o seguinte, é possível instalar esta dobradiça (vai e vem), mesmo porque ela possui um sistema de regulagem. Quanto ao tipo de porta, esta é a questão, isso porque vai depender do PESO da porta, o que certamente é um fator preponderante para se determinar a quantidade a ser instalada em cada folha de porta. Grato!!

det_410733
Responder
LEANDRO BARREIROS
Particular - há 9 anos

Boa tarde

essa mola chamamos mola bang bang e a velocidade dela e sim regulável

a pinos na laterais que se regula a velocidade e também as polegadas dela influencia em sua velocidade de retorno

o custo em geral dessas molas e em torno de 30 reais cada

e realmente ela deixa um vão na lateral em torno de 1,5 a 2 cm

marcenaria barreiros moveis sob medida

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região