Gostaria de tirar uma dúvida sobre a rede elétrica de casa.

Esses dias estava chovendo forte e a força das TOMADAS caiu, mas as lâmpadas não, fui olhar a caixa de força e tinha desligado só metade, porque?

Gostaria de tirar uma dúvida sobre a rede elétrica de casa.

Esses dias estava chovendo forte e a força das TOMADAS caiu, mas as lâmpadas não, fui olhar a caixa de força e tinha desligado só metade, porque?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 5
Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 8 anos

Olá,só para acrescentar no que já foi respondido pelos nossos colegas, também quero lembrar que os aparelhos elétricos trabalham com aterramento de proteção, e como você falou que estava chovendo muito,possivelmente alguma descarga atmosférica deve ter desarmado os circuitos de tomadas por haver o aterramento, já o circuito da iluminação não se encontra aterrado, por isso não desarmou o disjuntor do mesmo, para não haver outros acontecimentos semelhantes, aconselha-se o sistema de spda. Espero ter ajudado.

Responder
Jonathan
Directseg Serviços (Taguatinga, Distrito Federal) Directseg Serviços - há 8 anos

Caro amigo, pode ter havido uma sobrecarga em algum eletrodoméstico ou eletroeletrônico que estava conectado a tomada no momento do ocorrido devido a algum pico de energia causado por descargas atmosféricas (Raios), como as lâmpadas não oferecem a mesma resistência que os aparelhos da sua casa, o circuito das mesmas não ofereceu condições para que o disjuntor desarmasse.

Responder
Fabio
Fabio (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fabio - há 8 anos

Caro Igor, isso pode ter acontecido porquê uma descarga elétrica pode ter causado sobretensão e picos de corrente em apenas uma das fases, por exemplo, fazendo apenas parte dos disjuntores desarmar. De qualquer forma, para uma análise detalhada teria que analisar a montagem e ligações de sua caixa de força, bem como o valor dos dos disjuntores que a compõem.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Concordamos com o Leonardo Santos. Torna-se necessário o SPDA (sistema de proteção de descargas atmosféricas, mais popular como para-raios), porém não imprescindível. Como o mesmo já mencionou, havendo o aterramento, as tomadas já estão protegidas, assim também como chuveiros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região