É melhor ter eletrodomésticos 110v ou 220v?

É economicamente vantajoso o uso de aparelhos em 220 volts? Alguns ou todos?

É melhor ter eletrodomésticos 110v ou 220v?

É economicamente vantajoso o uso de aparelhos em 220 volts? Alguns ou todos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 8
Ivan Silvio dos Santos
Ic Serviço (Jacareí, São Paulo) Ic Serviço - há 2 anos

Caro Henrique, não consumimos energia pelo tipo de tensão temos na tomada e sim pelo tempo de uso, Quilowatts por Hora ou KW/h, veja isso na sua conta. A concessionaria tem um valor para cada KW/h, assim um banho, uma churrasqueira elétrica ou uma lâmpada incandescente, o mesmo para qualquer eletrodoméstico depende do tempo de uso, vai onerar mais ou menos de acordo com o uso, analogamente, é quanto o seu carro consome por quilômetro rodado, então você chega ao cálculo de quanto precisará para realizar uma viagem de "X" quilômetros. Um colega ai explicou um diferença fundamental de uma tensão para outra, que é a corrente que circula por um filamento 110v ou 220v, é maior em uma e menor em outra, porem impactaria se você saísse de uma região que tem basicamente uma tensão exemplo: 220v para uma de 110v ou 127v.... acarretaria incompatibilidade com seus equipamentos eletrodomésticos os ou você adapta ou troca a fiação.

Responder
Harry
Particular - há 3 anos

Os engenheiros de plantão esqueceram uma coisa.

Teoria é diferente de prática.

Na prática, hoje usamos a instalação dos 127V acima dos 80% afinal na construção das casas sempre se subestima o futurismo, comprei agora uma panela de pressão elétrica que a 20 anos atrás só tinha visto no desenho dos Jetsons.

Então na prática, os equipamentos em 127 criam um aquecimento maior na rede elétrica, tomadas etc.. quem ai nunca trocou aquela "tomada" do microondas da tia?

Aquecimento = Desperdício de energia.

Coloque a mão no cabo da sua Air-Fryer e vai entender o que digo.

É sim possível fazer uma rede 127V top balanceada p não ter desperdício, porém penso que é inviável, inclusive o cabo da Air Fryer teria que ser maior, custando mais caro p fabricante, esquece... eles vão vender no limite da regra p baixar o custo.

São poucos países que ainda tem 110 como padrão e mesmo assim nos EUA os equipamentos como forno, AC, Maquinas lavar roupas, louças, secadora são tudo 220 sem nem ter opção de 110.

Mas.. como disse todos os engineers ai, na teoria da no mesmo.

Na prática, quem é esperto vai de 220 p desperdiçar menos calor, ops, energia.

Ivan Silvio dos Santos
Ic Serviço (Jacareí, São Paulo) Ic Serviço - há 2 anos

Caro amigo, infelizmente tem muita coisa da China, e entra de maneira legal no pais, e com a inspeção dos órgãos como o INMETRO, esses dias um vizinho me deu um secador de cabelo escova, onde a filha dele reclamava que o fio estava enrolando. fiquei muito curioso, o equipamento era para tensão de 127v e uma potência de 1300 W, pela conta já vemos que não esta certo, maioria das TOMADAS 10A, certo. Quando peguei no cabo de alimentação desse equipamento, já deu pra notar que o cabo é de 1,5mm e que isso não teria a menos chance de dar certo. Além mais, as pessoas não tem, e nunca foram orientadas sobre corrente elétrica e tensão na vida, muitas não leem manuais do fabricante, ou verificam se pode ligar o equipamento naquela tomada. São muitos erros. Eu já estive na casa de uma cliente onde ela tinha três tomadas derretidas porque usava o secador lá, e foi trocando até uma hora em que parou de funcionar uma tomada, e note que só nesse momento(rompimento do fio), ela entendeu que precisava chamar um eletricista. São muito poucos os profissionais que se preocupam com o adequado dimensionamento de uma fiação e tubulação para instalação elétrica, e a maior razão disso são custos, fazem de acordo com a norma, muitos sim, mas não projetam o que será usado ali, (Consumo acima de 10A) naquela determinada tomada.

Jose Genivaldo Da Silva
Particular - há 8 anos

A única vantagem em usar 220, é porque a corrente que trafega no fio e menor, logo numa instalação nova vc vai precisar de bitolas de fio de menor diâmetro (mais barato) e consequentemente vai gastar menos com disjuntor pois deveria usar o de menor amperagem que são mais baratos

Lucas Tasquetto (drHome.pro)
Particular - há 8 anos

Existe uma vantagem em ter equipamentos 220V, mesmo se tu morar numa região alimentada em 127V F-N. Mas isso no caso de tu poder ter um instalação bifásica, ou seja, se puder ter pelo menos duas fases 127V entrando na tua casa. Neste caso, tu pode modificar toda a instalação pra ter 220V F-F, e com isso, ter equipamentos 220V. Isso se torna uma vantagem caso um dia tu precisa se mudar pra uma cidade alimentada em 220 F-N. Foi o que ocorreu comigo. Eu morava em Porto Alegre (127V) e me mudei para Esteio, que fica na mesma região metropolitana mas tem fornecimento 220V F-N. Tive que trocar minha geladeira, e comprar um transformador para o microondas. Felizemente minha máquina de lavar já era 220V, pois a instalação da área de serviço lá no apto onde eu morei em Porto Alegre era bifásica, ou seja, duas fases 127V, que resultam em 220 F-F. Em caso de uma mudança de cidade assim, acaba sendo uma grande economia ter equipamentos em 220V.

Roberto
Particular - há 6 anos

Quer usar "tu", tudo bem, mas use da forma correta, "tu morares", "tu puderes", "tu podes", "tu precisas", mas se quiser ser presidente do Brasil está no caminho certo!

Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 8 anos

Henrique bom dia,

O colega Domingos explicou de forma perfeita.

apenas complementando oque constitui em consumo de energia é apenas a potencia do equipamento, e a mesma é dada V.I=P (V=Tensão.....I=Corrente.... P=Potencia)

Usando o exemplo do colega se a potencia é 1300W e sua tensão for 220V você ira usar menos corrente mas com um gasto maior.

Se for a potencia 1300W e sua tensão for 110V você ira usar mais corrente com um gasto maior.

Mas as duas são iguais o que manda sera SEMPRE a potencia.

Espero ter ajudado.

Att.

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá bom dia. com relação a voltagem isso em nada influi no consumo. o que vai ter impacto no seu consumo é a pontencia do aparelho.Vamos da um exemplo; digamos que vc tenha um microondas de 1300W EM 127V esse msm microondas em 220v tem o msm consumo o que muda é a corrente eletrica

Responder
Sergio Mello
Primeira Opção (Bagé, Rio Grande do Sul) Primeira Opção - há 8 anos

Vai depender de que voltagem a companhia elétrica de seu município fornece. Existem municípios com voltagem oferecida em 110 V, outros em 220 V. Constatada qual a voltagem, procure utilizar eletrodomésticos ou aparelhos com a mesma voltagem, sob pena de ter de recorrer a transformadores caseiros para troca da voltagem ou ter de mexer em todo o sistema elétrico de seu imóvel. Para tudo existe solução. Mas procure utilizar equipamentos compatíveis com a voltagem da rede.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Na certeza de responder sua dúvida, sim!!!

Equipamentos ligados em tensão 220volts economizam menos, em relação à 127 Volts..

Abraços.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Errata na informação, ok.

Na certeza de responder sua dúvida, sim!!!

Equipamentos ligados em tensão 220 volts consomem menos em relação aos ligados em 127 Volts..

Abraços.

Salatiel de Oliveira
SPL Ar Condicionado (Samambaia, Distrito Federal) SPL Ar Condicionado - há 8 anos

Olá Henrique,

Sempre será mais vantajoso do ponto de vista do consumo de energia elétrica aparelhos 220V, uma vez que, a sua fatura KWh/m está diretamente proporcional a sua corrente elétrica consumida, e levando em consideração que quanto maior a corrente elétrica que os aparelhos ligados consome seu consumo será maior e consequentemente o valor da fatura, já que, quanto maior a voltagem do aparelho menor será sua corrente de serviço. Assim, os aparelhos 220 volts são mais econômicos que os 110 volts.

Sorte nisso.

Responder
Joelson Ferreira
Particular - há 4 anos

Não existe isso...a corrente transitada é exatamente a mesma...seja 110 ou 220...em 110 passa tudo por um fio só e em 220 passa dividido em dois, mas no final lá no relogio o que conta é a corrente que passou que é exatamente a mesma..basta lembra da formula do RUI ou P = UxI

Reforrep Construçoes Reformas e Reparos Reparos e Reformas
Particular - há 8 anos

Bom dia Indiferente hoje a maioria dos eletrodomesticos são bivolt, o que irá influenciar seria no caso de uma nova instalação onde os cabos seriam de maior ou menor seção e os disjuntores de maior ou menor corrente.

Adolfo Silva Soares
Dimptec - Projetos e Instalações (Taboão da Serra, São Paulo) Dimptec - Projetos e Instalações - há 8 anos

Sobre a voltagem, nada influi Henrique. Porque a voltagem é inversamente proporcional a corrente. Por exemplo: Uma cafeteira elétrica de potência P=1000W com uma voltagem de 110V consome uma corrente de 9,09A (I=W/V), se a cafeteira fosse 220V ela consumiria 4,54A (metade da corrente), porém não influenciaria na sua conta de energia elétrica, pois a potência que você esta gastando para obter as correntes são as mesmas 1000W. O consumo da energia sempre será medido pela demanda do uso em Watts, e não em Ampére.

As bitolas dos fios não são uma relação direta de voltagem, mas sim de corrente.

Economicamente falando os gastos são os mesmo em todos os casos.

Responder
Osmar José Barbeiro

Amigo, tem muitos lojista que dizem que o aparelho em 220V é mais econômico, põem uma coisa na sua cabeça, quem manda no gasto de energia é sempre a potência e nunca a tensão.

Em prédios comerciais é comum você ver as tomadas e iluminação tudo ligado em 220V, isto simplesmente é para a redução da corrente elétrica, pois em 220V a corrente é praticamente a metade que a ligação em 127V o que reduz em muito a carga total do prédio.

Responder
Patrick Martins

Companheiro, os aparelhos 220v, são mais econômicos, comprovadamente, más tem que ver a voltagem fornecida pela concessionária da sua cidade, e mesmo assim você te a opção de de pedir uma instalação trifásica, pois é bem mais vantajoso que a monofásica ou a bifásica, e você pode ter as duas voltagens em sua residencia, tanto o 110v, como o 220v. Espero que tenha ajudado, abraço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região