intalaçao eletrica

relogio força bifasico fio sai relogio 10mm sendo 1fase rigido e1fase flexivel disj 60A,quadro distribyiçao disj geral50A,quando e ligado 1chuv 7500w fio6mm disj40A+1chuv5500w fio6mm disj40A+1torn elet 4500w fio4mm disj40A,o fio 10mm flexivel esquenta muito e o disj de 60A do relogio desarma ,oque deve estar acontecendo?

intalaçao eletrica

relogio força bifasico fio sai relogio 10mm sendo 1fase rigido e1fase flexivel disj 60A,quadro distribyiçao disj geral50A,quando e ligado 1chuv 7500w fio6mm disj40A+1chuv5500w fio6mm disj40A+1torn elet 4500w fio4mm disj40A,o fio 10mm flexivel esquenta muito e o disj de 60A do relogio desarma ,oque deve estar acontecendo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Siep Elétrica e Proteção
Siep Empreiteira Elétrica (Contagem, Minas Gerais) Siep Empreiteira Elétrica - há 8 anos

Meu amigo,sua instalação está toda errada , para uma carga pesada, ex de um intem que vc disse, o chuveiro seus aparelhos são pesados para uma fiação , inferior ex o chuveiro 7500, e os outros aparelho passará por todos e vai padrão, para ter seu conforto externo vc precisa renovar seu padrão, e para não queimar fiação interna você precisa revisar sua fiação interna.

Responder
Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 8 anos

Bom dia. Essa situação infelizmente é mais do que corriqueira no cenário nacional, mudamos toda a casa, reformamos tudo, porém na hora de reformar a elétrica deixamos como estava...

Não sei se esse é seu caso, mas é o que ocorre em 95% das residências. Vamos ao esclarecimento de sua dúvida dividi sua pergunta por partes e responderei assim ok!

“relogio força bifasico fio sai relogio 10mm sendo 1fase rigido e1fase flexivel disj 60A”

Os fios que saem do relógio medidor até o disjuntor de 60A são de 10mm², pela NBR 5410:2005 - a capacidade de condução deste condutor para o método de instalação 7, referência B1para condutores com isolação de PVC é de 57A para dois condutores carregados. O que faz o disjuntor de 60A está dimensionado no limite mínimo, mas de forma correta. (Não é normal um cabo flexível e um fio rígido, mas se ambos são de 10mm², nada impede).

“quadro distribyiçao disj geral50A”

Aqui ficou faltando dizer qual a secção dos cabos, bem como a distância do disjuntor de 60A até o disjuntor de 50A, e se todos os demais disjuntores da casa estão a jusante (depois) dele.

Ao que parece os circuitos de distribuição menores estão, porém, os maiores (chuveiros e torneira) estão a montante sendo desligados somente quando se desliga o disjuntor de 60A tirando assim a funcionalidade do disjuntor geral do quadro de distribuição.

Se considerarmos um cabo de 10mm² já teríamos que trocar só por causa da carga dos chuveiros e da torneira, só aí temos uma carga de 17.500W se ligados em 220V nos gera uma corrente de 79,5A ou seja superior a capacidade de condução do cabo de 10mm² fazendo com que o disjuntor de 60A atue por sobrecarga (aquecimento do condutor).

“quando e ligado 1chuv 7500w fio6mm disj40A”

7500/220=34,09A>>cabo instalado - 6mm²>> cabo recomendado - 6mm² >>Disjuntor instalado - 40A, Curva ??>>Disjuntor recomendado - 40A, Curva “B”.

“1chuv5500w fio6mm disj40A”

5500/220=25A>> cabo instalado - 4mm²>> cabo recomendado - 4mm² >>Disjuntor instalado - 40A, Curva ??>>Disjuntor recomendado - 32A, Curva “B”.

“1torn elet 4500w fio4mm disj40A”

4500/220=20>> cabo instalado - 4mm²>>>> cabo recomendado - 4mm²>>Disjuntor instalado - 40A, Curva ??>> Disjuntor recomendado - 25A, Curva “B”.

A recomendação dos cabos e disjuntores são dadas tomando como premissa que os circuitos destas cargas estão em eletroduto distinto, ou seja, não há mais nenhum circuito passando junto, pois se houver tem que ser analisado o circuito e aplicado o fator de agrupamento adequado o que pode mudar a secção do cabo de 6mm² para 10mm² e de 4mm² para 6mm² respectivamente.

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá sr Bino bom dia. O primeiro erro já se detecta logo no sue relato inicial. O disjuntor de 60A para um condutor de 10mm esta errado. se fizer um calcúlo de demanda aplicando o fator de correção é de agrupamento certamente o condutor ideal seria de 25mm. com isso evita-se desperdicio com aquecimento se levarmos em considerão o efeito jaule

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Olá Binno,

Pela descrição que você passou esse disjuntor deveria desarmar mesmo.

As potências ligadas somam 17.500W em 220V isso dá uma corrente de 79,5 A.

O disjuntor de 60A suporta todos equipamentos ligados por um curto período e desarma pois essa é a função dele. Está desarmando por sobrecarga.

Cuidado para não cometer o erro de trocar apenas o disjuntor! pois se você põe um disjuntor de 100 A, por exemplo, ele não desarma mais, porém a fiação não suportaria, tendo em vista que ela está aquecendo.

Sugiro contatar um profissional para análise e possível manutenção.

Marcio

Responder
Binno gomes dos santos
Particular - há 8 anos

boa tarde,os equipamentos sao 220,os cabos sao 6mm nos chuveiros,e4mm torn pela embalagem dos equip pede fio4mm.acho que o defeito possa ser no quadro geral ou na caixa do poste ,pois o cabo esquenta entre ambos vindo a desarmar ,e desarma no poste que o disjuntor e de maior potencia 60A,o do quadro e 50A e nao desarma,alguma dica?

Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Binno, bom dia, vejo que quem fez sua elétrica realmente quer colocar fogo na sua casa. Primeiro que se for medir as cargas a sua amperagem está muito alta principalmente se todos os equipamentos estiverem ligados em 127 v. Segundo substitua os cabos para a mesma equivalência no caso o de 16mm creio que comporta pelos equipamentos que você possui, assim como após os cálculos fazer as devidas substituição dos disjuntores de acordo com cada carga e o cabeamento correto. Procure um profissional que realmente tenha conhecimento e te de garantias de acordo com a NBR e pare de contratar pedrecista. Cada macaco no seu ganho... Ou compre um extintor, elétrica não é brincadeira.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região