Necessito de ajuda pra saber a altura maxima de uma coluna

Alguém sabe qual a altura maxima para uma coluna residencial?

Algumas pessoas me informaram que o maximo é 3 metros ai tem que ter uma viga ai vem a laje.

E eu queria fazer com 3,50 ai depois a viga e depois a laje.

Necessito de ajuda pra saber a altura maxima de uma coluna

Alguém sabe qual a altura maxima para uma coluna residencial?

Algumas pessoas me informaram que o maximo é 3 metros ai tem que ter uma viga ai vem a laje.

E eu queria fazer com 3,50 ai depois a viga e depois a laje.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Chalitas   Ferreira Lopes
Ferreira Lopes Construções (Osasco, São Paulo) Ferreira Lopes Construções - há 8 anos

Ola Eduardo,

Bom para engenharia a altura útil de uma residencia e normalmente usado 2.80, ha empresa de construção de apto que variam entre 2,40 e 2,60, para uma casa bem arejada e ventilada eu recomendo Acima do que a engenharia recomenda, quanto a altura vai depender do uso da residencia, acima de 3m e usual residência de alto padrão pois no projeto pode haver sacadas de vidro dentro do imovel, ou caso seje uma garagem para caminhão tem que ter altura para caber o mesmo, a altura e definida pelo projetista assim como a armadura necessária para suportar a carga solicitada.

Abc

Att.

Eng. Chalitas.

Responder
Alex Ricardo
Particular - há 4 anos

bom dia

tem cobertura madeira de 7mtros por 6metros é necessário ter coluna de concreto..

me responde por favor

ATT

RICARDO

2 fotos
Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Pegue a altura do seu pilar (COLUNA), no seu caso 600cm divida pela menor dimensão da coluna Ex sua coluna tem seção 15cm x 30cm use 15.

Você vai fazer altura/(menor dimensão/12).

Esse numero não pode ser menor que 200.

Logo você deve fazer uma coluna com 40 x 40 para conseguir fazer com 6m de altura.

Consulte indice de esbeltez e NBR 6118 e também consulte um engenheiro

Responder
Fadul
Particular - há 8 anos

me chamo fadul tenho uma casa de 9,0x6,0 sao 9 colunas de 5/16 e 3 colunas de 3/8 as 3 colunas de 3/8 sao para suporta a frente da casa que e mais baixa a sapatas sao de 1m de fundura 60x60 de boca so as 3/8 que ainda vo cavar 1,50 por 60x60 sera que aguenta uma laje de 8,cm eu vo ter que reforca as colunas Obrigado pela sua Atencao

Bruno Martins
Particular - há 9 anos

Vale dizer ainda que, em se falando de estruturas, o ideal é que haja uma orientação de um engenheiro civil. Dica: o valor que você gasta com esse profissional, via de regra, é recuperado em economia e metodologia em sua obra.

Bruno Martins
Particular - há 9 anos

E o que vai depois da laje? Apenas cobertura de telhado? (Se sim, verificar se na posição vertical deste ou de outros pilares de sua construção, existem paredes de fechamento acima da laje - como as paredes de fechamento lateral para telhados de duas águas, por exemplo. - Neste caso, utilize uma medida maior que 'altura de parede + viga + laje'. Isso porque, você precisará de um arranque para cada pilar que continuar subindo). Se não, utilize a formula citada acima: parede+viga+laje. Observe também, que, para um pilar em pavimento térreo, é necessário fazer algum engastamento na sapata que o vai suportar. Verifique a altura desta sapata e acrescente essa altura na altura do pilar.

Odilon Costa Franco Junior
Odilon Engenharia & Design (Caraguatatuba, São Paulo) Odilon Engenharia & Design - há 9 anos

Bom dia amigo: um pilar pode ter a altura que você quiser. Contudo é necessário se determinar quais as cargas que vão atuar sobre este pilar para que se dimensione a seção transversal, a armadura (ferragem), o traço do concreto e a fundação onde vai se apoiar o pilar. Usualmente as residências em geral tem um pé-direito simples que varia entre 2,40m a 3,00m com os devidos dimensionamentos. O dimensionamento da seção transversal com relação a altura é muito importante pois determinam o índice de esbeltez do pilar. Pilares muito "fino" que normalmente vão ficar embutidos na largura da parede tendem a flambar. Portanto, antes de executar o pilar é necessário consultar um engenheiro que vai fornecer o dimensionamento correto para segurança de sua residência.

Responder
Marcio Ribeiro de lima de lima
Particular - há 9 anos

Olha amigo, a altura de uma coluna residencial, é a seguinte, altura padrão é de 3m, mas vc pode faze-la mais alta se vc preferir, porem é nescessario tomar alguns cuidados, por que quando se autera a altura da coluna é preciso alterar as mediadas do aço a ser usado na coluna.

ok

DECORA CONSTRUÇÃO & ENGENHARIA 30 ANOS CONSTRUINDO E REFORMANDO

A primeira coisa que voce deve levar em conta meu amigo Eduardo e o seguinte:

Uma viga de concreto normalmente pra uma residencia,varea de 20 a 25cm/Atura.A altura padrão de uma casa e 2.80Mts.

Calcule:

2.80-025=2.55

2.55Mts

Isso é na existência de uma viga.

Caso não haja essa viga a medida padrão pra uma coluna é 2.80Mts

Ps:Qualquer altura desejada,se for o caso de ter uma viga superior,calcule a altura dessa diminuindo em sua altura desejada como mostrada acima,a sobra é a altura da coluna.

Responder
Renato Lima
Rocha & Lima Engenharia e Construção (Osasco, São Paulo) Rocha & Lima Engenharia e Construção - há 9 anos

Não vejo problemas em um pilar com 3,00m ou 3,50m de altura, porem se faz necessário consultar um engenheiro calculista, pois, se tem diversos fatores a serem considerados para o dimensionamento do mesmo, como por exemplo vínculos de topo e base, índice de esbeltes são algumas considerações a serem levadas em conta.

Responder
Eficaz construções ltda
Eficaz Empreiteira De Obras Ltda (Ribeirão Preto, São Paulo) Eficaz Empreiteira De Obras Ltda - há 9 anos

Eduardo, bom dia, não existe limites para esse caso, a coluna pode ter o tamanho que vovê quiser, apenas a fundação (brocas) que tem que ser proporcional a altura. Existem diversas edificações residenciais com colunas de 6m, que chamamos de pé direito duplo.

Responder
Ricardo Gil Castello Branco
Rio Engenharia (Belém, Pará) Rio Engenharia - há 9 anos

Eduardo,

Não vejo problema na altura desse pilar. O ideal é que ele seja calculado e dimensionado por um engenheiro civil. Onde ele irá conceber a estrutura para o uso proposto.

Cuidado ao mexer com estruturas, pois o barato pode sair muito mais caro do q pensavas. Fica a dica!

Responder
Jorge Ozeas Figueiredo Da Cunha Cunha
Cida2000 Engenharia, Projetos Construções E Reforma (Fortaleza, Ceará) Cida2000 Engenharia, Projetos Construções E Reforma - há 9 anos

Caso não exista um segundo pavimento ou sobrecarga excessiva sobre esse Pilar, o mesmo poderá ser executado na dimensão linear de 3,5m. O correto é que haja uma avaliação de um engenheiro civil. Jorge Ozeas-Eng Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região