viga de comcreto de uma garagen

posso faser uma viga de 5.50 de comprimento por 12 cm de largura, com balanço de 2 mts de um lado

viga de comcreto de uma garagen

posso faser uma viga de 5.50 de comprimento por 12 cm de largura, com balanço de 2 mts de um lado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Magnovaldo Novais Silva
Particular - há 9 anos

Não pode. O ideal é que a viga tenha mais de 14 cm e que ela seja feita com no mínimo 6 barras de ferro de 10 e passar um ferro cruzado de uma ponta na outra.Desta maneira é super seguro.

Carlim santos
Particular - há 9 anos

Edson e 12 de largura e não altura , se eu por 3 ferro 3/8 depois mias 2 3/8 deois mais 2 5/16 e pra finalisa mais 2 3/8 da serto e por os estrivos a 12 cm um do outro ok vç axa, e não vaI ter nada em sima dela ja e o telhado de estrutura metalica pra fica mais leve ainda, deis de ja agradesso pela ajuda.

José Bento da Silva
JBS Construções Serviços e Comércio ME (Ribeirão Preto, São Paulo) JBS Construções Serviços e Comércio ME - há 9 anos

De maneira nenhuma cara vc pode causar um acidente grave se fizer isso, te aconselho procurar um calculista e passar a sobrecarga que essa viga vai receber,ai então ele vai te passar as dimensões desta viga e as ferragens necessária e o concreto OK

Responder
Edson Melo
Benaiah Projetos E Construções (Fortaleza, Ceará) Benaiah Projetos E Construções - há 9 anos

12 centímetros é muito pouco, o cálculo básico é de que a altura da viga é 1/10 do vão que vai vencer, assim sendo sua viga teria pelo menos 55cm. O balanço ameniza um pouco a distribuição de carga, mas considerando a extensão do vão, creio que a altura fica no mínimo de 50cm. Alem disso seu construtor poderá recomendar que você coloque uma viga de 6 ou 7 barras de aço, dada a extensão do vão.

Outra coisa a considerar, você vai construir alguma alvenaria (parede) em cima da viga? Os pilares para sustentá-la já estão dimensionados, quero dizer: Executados no local?

Em caso afirmativo recomendaria a assistência de um calculista para sua obra.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região