Quebrar Paredes, Ampliar quarto

quero realizar a quebra de uma parede, mas necessito verificar a estutura... Alguem para me ajudar?

Quebrar Paredes, Ampliar quarto

quero realizar a quebra de uma parede, mas necessito verificar a estutura... Alguem para me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Mauricio Jeronymo

Conforme Norma NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata de reformas de edificações, estabelecendo sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.

Para todas as atividades abaixo, faz-se necessário um parecer técnico de um engenheiro habilitado (ART).

Abaixo os serviços que precisam da autorização de um profissional de engenharia:

- Instalação ou reforma de equipamentos industrializados;

- Reforma do sistema hidrossanitário;

- Reforma ou instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio;

- Instalações elétricas;

- Instalações de gás;

- Reforma ou instalação de aparelhos de dados e comunicação;

- Reforma ou instalação de aparelhos de automação;

- Reforma ou instalação de ar-condicionado exaustão e ventilação;

- Instalação de qualquer componente à edificação, não previsto no projeto original ou em desacordo com o manual de uso, operação e manutenção do edifício ou memorial descritivo;

- Troca de revestimentos com uso de marteletes ou ferramentas de alto impacto, para retirada do revestimento anterior;

- Qualquer reforma para substituição ou que interfira na integridade ou na proteção mecânica;

- Qualquer reforma de vedação que interfira na integridade ou altere a disposição original;

- Qualquer reforma, para alteração do sistema ou adequação para instalação de esquadrias ou fachada-cortina e seu componentes;

- Qualquer intervenção em elementos da estrutura, como furos e aberturas, alteração de seção de elementos estruturais e remoção ou acréscimo de paredes.

Responder
Rafael Nuernberg
NBG Engenharia (Araranguá, Santa Catarina) NBG Engenharia - há 8 anos

Bom dia Beatriz,

Esse tipo de operação pede auxílio do engenheiro responsável pelo projeto estrutural, procure pela construtora que realizou o projeto, facilmente eles poderão te ajudar, normalmente sem custo algum.

Caso você não tenha feito seu projeto com um profissional habilitado (ENGENHEIRO), realmente te aconselho a procurar um.

A NBG Engenharia

Boa semana!