Queda de tensão ao ligar chuveiro

Olá, fiz toda a instalação elétrica monofasica da minha casa nova, o fio que vem do poste até o contador é 6mm toda instalação do poste até a saida é 6mm minha casa é no fundo do patio a 30m do poste coloquei 2 cabos encapado de 6mm até a casa, e deste fio sai um de 6mm até o chuveiro. Bom o problema é que ao ligar o chuveiro de 7500w a tensão da casa baixa de 220v para 176v armando o nobreak, enfraquecendo lampadas... o que eu posso fazer para melhorar essa situação, colocar um cabo 10mm entre a casa e o poste do marcador resolve ou terei de por bifásico?

Queda de tensão ao ligar chuveiro

Olá, fiz toda a instalação elétrica monofasica da minha casa nova, o fio que vem do poste até o contador é 6mm toda instalação do poste até a saida é 6mm minha casa é no fundo do patio a 30m do poste coloquei 2 cabos encapado de 6mm até a casa, e deste fio sai um de 6mm até o chuveiro. Bom o problema é que ao ligar o chuveiro de 7500w a tensão da casa baixa de 220v para 176v armando o nobreak, enfraquecendo lampadas... o que eu posso fazer para melhorar essa situação, colocar um cabo 10mm entre a casa e o poste do marcador resolve ou terei de por bifásico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 2
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Marcus, lendo o teu caso com certeza a distribuição da tua casa está toda errada, tem fase mais sobrecarregada do que a outra, por isso existe o quadro de distribuição, para distribuir e não sobrecarregar, além também de concordar com William, o porque tantos casos de fio de 6mm para alimentar toda uma casa, quem é o bendito que coloca fio de 6mm para o chuveiro que já é 7500 w e para a alimentação da casa toda também de 6mm, deve ser preço, ai o barato já começa a sair caro. Quero saber qual o curso que esses pedrecistas fazem, só vão parar quando colocar fogo na casa de alguém. Elétrica não é brincadeira, teria que ser lei e obrigatório profissional ter curso e especialização.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Amigo.

Seu cão é típico da falta de neutro. Quando você puxa a carga pro chuveiro, que tem uma potência considerável, ele está perdendo a Referência em uma das fases. ja peguei casos assim.

O seu problema muito provavelmente ocorre porque o seu neutro interno não está conectado ao neutro da

Concessionária. Veja se é possível conecta-lo.

Constatando que ele está conectado pode entrar em contato com a concessionária e pedir pra uma equipe conferir a conexão do neutro no poste.

No meu cliente foi exatamente isso que ocorreu. O do poste havia queimado com uma descarga e se soltado.

Responder
Ruberval Da Silva Andrade
Particular - há 7 anos

eu calculo a carga volt ´´ wats a potencia do chuveiro a distancia reviso toda a instalaçao e separo o circuito do chuveiro trocando ops dijuntores de acordo com a potencia eos cabos e garanto degurança com aterramento independente e assim executo um trbalho bem feito prossional e seguro cobro rasuavel dependendo da dificulçdade

Rosivaldo Pereira dos Santos
Mickjpnsans Eletrica Fast Sollutions (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Mickjpnsans Eletrica Fast Sollutions - há 8 anos

Bom dia Marcus.

Devido a distância do poste para casa, você acaba perdendo corrente, melhor opção pra ti será realmente trocar o cabo de 6 mm por outro de 10 mm, que virá do medidor de força ou relógio até seu quadro de força dentro da sua residência. O que você pode deixar é o de 6 mm apenas do quadro para chuveiro.

Responder
Siep Elétrica e Proteção
Siep Empreiteira Elétrica (Contagem, Minas Gerais) Siep Empreiteira Elétrica - há 8 anos

Olá Marcus, meu nome é Altivo,sim amigo sua instalação está toda errada,vou te explicar porque está incorreta;

Começa pela distância 30 metro ,longe mesmo de 10 mm vai acontecer uma pequena queda,pouca mais vai pela distância deveria se de 16 mm o justo e coreto! Outra você deve ter um disjuntor isso individual só para para seu chuveiro , que por ser de 7.500 watts ,deveria ser não de 6mm mas sim de 10 mm pois ele é muito pesado, fio de 6mm suporta chuveiro de 4.400 watts até 5.500 watts no máximo, para organizar sua instalação se você ainda não tem quadro de distribuição ,eu te aconselho você instalar 1 na sua residência ,aí bem organizado com cabos corretos ,resolver doto transtorno! pelo chuveiro ser de potência muito alta ,e se você não ter um padrão bifasico, aconselho você ter ele bifasico, pois assim que resolver a imagem instalação ,o problema vai para o disjuntor do padrão ,e assim sele não for de 70 amperes , e sim dos de 40 amperes ele vai cair!

Responder
Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 8 anos

Bom dia, percebo que sua rede elétrica é220 entre fase e fase, sendo assim não há neutro,e sobre o seu problema, o seu chuveiro sendo de 7500w a corrente chega a mais de 34A. Isso seria necessário um circuito de cabo de 10mm.só para o chuveiro pois a norma diz que circuito de chuveiro tem que ser separado, até porque não suportaria mais nada, por isso deve está acontecendo isso.coloque o circuito do chuveiro independente dos demais, com uma bitola de 10mm. E o da residência pode até ser de 6mm.espero ter ajudado.

Responder
Marcus
Particular - há 8 anos

Tenho 1 fase só de 220v e o neutro pelas normas da concessionária tem que ser aterrado na entrada, não sei se ele teria alguma referencia por estar aterrado, vou contratar um eletricista para verificar exatamente aonde é o problema. Obrigado

Paulo Berger
A3 Manutenção Predial (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) A3 Manutenção Predial - há 8 anos

Concordo inteiramente com o Paulo Rogério... não saia trocando cabos, esses dias um cliente teve esse mesmo problema e tudo não passava do neutro na rua chama a CEE primeiro....E a respeito do que falou o Wiliam Oliveira Santos, a minha casa tem 2 andares, 2 chuveiros 220V, 3 split's e minha entrada é com cabo 6 mm e funciona tudo junto perfeitamente... Se precisar sou de Porto Alegre, um abraço...

Responder
Romerio de Oliveira
Oliveira Instalações Elétricas (São Bernardo do Campo, São Paulo) Oliveira Instalações Elétricas - há 8 anos

caro omigo marcus para vc usar este chuveiro o ideal seria o fio de entrada ser 10mm e fazer a distribuiçao da casa e adeguar a distribuiçao de acordo a sua rede obs consutar um eletricista para te orientar melhor abraço

Responder
Willians Oliveira Santos
Santos.S.A Câmeras Segurança (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Santos.S.A Câmeras Segurança - há 8 anos

Amigo, sem muito o que falar e indo direto ao ponto. Troca o cabo. E pronto. Primeiro passo este.

Já começou errado então concerte os principais. Ademais antés de qualquer instalação planeje primeiro.

6 milímetros para uma casa toda e chuveiro. Risos.

Responder
Willians Oliveira Santos
Santos.S.A Câmeras Segurança (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Santos.S.A Câmeras Segurança - há 8 anos

Amigo, sem muito o que falar e indo direto ao ponto. Troca o cabo. E pronto. Primeiro passo este.

Responder
Felipe Santos

Boa noite Marcus, a melhor solução seria calcular a perda de corrente pela distancia e ai sim ver a bitola correta do fio, mas acredito que pela distancia o de 10mm te atenderia, partindo de um principio em que você usou cabos de primeira qualidade no serviço já executado e separou todos os circuitos mais pesados, por ex.: Chuveiros e condicionadores de ar.

Responder
Humberto Corrêa
PGO Planejamento, Gestão e Obras (Niterói, Rio de Janeiro) PGO Planejamento, Gestão e Obras - há 8 anos

Boa noite Marcus.

Para ter 220 V necessariamente tem de puxar dois fios a partir do disjuntor do quadro de distribuição.

Com a potencia de 7500 W seu chuveiro consome 34 A de corrente.

Com a queda de tensão que constatou, a corrente sobre para quase 43 A.

Esta amperagem (43 A) é superior a capacidade do cabo que instalou.

Se não houver impedimento de outros equipamentos (como ar condicionado, outro chuveiro elétrico, microondas, secador de cabelo) a única forma de resolver este problema seria trocar o cabo de entrada de 6mm para 10mm.

Caso tenha intenção de ampliar sua casa ou acrescer carga em futuro próximo recomendo ja passar um cabo de 16mm.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região