Minha reforma deve iniciar pela retirada das paredes, pelo piso ou eletricista?

Por onde começar uma obra num apartamento onde pretendo quebrar a parede da cozinha, trocar o piso ou começar pelo eletricista?

Minha reforma deve iniciar pela retirada das paredes, pelo piso ou eletricista?

Por onde começar uma obra num apartamento onde pretendo quebrar a parede da cozinha, trocar o piso ou começar pelo eletricista?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 1
José Renato Ribeiro Camara
Engetecnica Construtora E Incorporadora Ltda (João Pessoa, Paraíba) Engetecnica Construtora E Incorporadora Ltda - há 7 anos

Bom dia, tudo bem? Antes de iniciar qualquer reforma no apartamento é necessário fazer a comunicação por escrito ao síndico e/ou a Administradora, verificar o horário que os trabalhadores poderão realizar as tarefas, além de comunicar os vizinhos, os dos lados, inferiores e superiores para que todos tomem conhecimento do serviço que será realizado no seu apartamento. É importante também verificar se na vizinhança não tenha nenhum morador com problemas de respiração (poeira da demolição pode causar transtornos para essas pessoas). Bem, tomadas todas as providências inicie a reforma. É necessário recolher todo o entulho gerado na demolição da parede, contrate uma empresa que forneça "papa metralha". Iniciando por retirar toda a parede e piso, depois elétrica e hidráulica, se houver, assentamento do piso e finalmente a pintura. De preferência contrate uma empresa especializada em reformas, faça um contrato de prestação de serviços e acompanhe a reforma.

Responder
Eli
Particular - há 7 anos

boa noite,primeiramente peça a planta de seu apartamento ao condominia para verificar se nessa parede nao existe canos ou canduite que irão atrapalhar a retirada da mesma,caso tenha procure o auxilio de um profissional de sua confiança,ai sim voçê pode começar sua obra sem problemas,isso se sua parede não comprometer a extrutura do predio,pois em muitos casos voçê tem que solicitar um engenheiro para ver se pode ser tirado a parede do local quando se é um predio,não caia na labia de pedreiros inesperientes que chegam e dizem que pode tirar que nada vai acontecer,quando menos espera aparecem rachaduras e uma multa do tamanho do mundo para pagar,tente fazer as coisa do modo correto procurando profissionais,o barato sai muito caro em 99% das obras....

Alexandre de Medeiros Lemos

Antes de tudo comece pelo início, o engenheiro. Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
Alexandre  Cavalcante
As - Gerenciamento De Obras - Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente (Ribeirão Pires, São Paulo) As - Gerenciamento De Obras - Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente - há 7 anos

Boa tarde, a reforma preferencialmente deve iniciar pelas paredes para não danificar o piso através de resíduos gerados pela reforma e por ultimo a reforma do piso.

Responder
Joabson Gama
Jg Reformas E Acabamento (Piabetá, Rio de Janeiro) Jg Reformas E Acabamento - há 7 anos

Bom dia vc primeiro retirar todos os azulejos da parede ver onde vc vai querer os ponto de energia hidráulica deixo a parede pronta aí vc começa a quebra o chão para q posso fazer um novo contrapiso se necessário apronto isso começa os azulejos depois passa os fios da elétrica pq uma coisa puxa a outra se quiser mais informações joabson gama pronto para te ajuda

Responder
Holliday Ferreira Da Silva

primeiro as paredes depois os pisos refazer o que vc esta desejando na sua obra parte elétrica como pontos de lus e tomadas quadro de luz que geralmente fica na cozinha hidráulicas e pisos e tbm no fina l pinturas

Responder
Valdemir S Antinho
Particular - há 7 anos

Olá vc deve primeiramente se informar se a parede que quer remover pode ser removida pra saber se ela não serve de sustentação a outras paredes pois pode haver colunas ou vigas com estas informações em mãos vc pode iniciar a demolição .primeiro a parede depois elétrica hidráulica e por fim o piso nessa ordem ok!

R silva reforma e construcao

sra. Angela boa noite no seu caso e melhor começar parede e o piso depois nessa ordem primeiro defina o projeto encontre um bom profisional a ordem a seguir e sempre quebrar primeiro depois alvenaria depois elétrica ou hidráulica se houver depois emboço revestimento e pintura geralmente é a parte final essa geralmente é a ordem salvo alguma exceção qualquer dúvida entre em contato.

Responder
Beatriz Lima
Particular - há 7 anos

querida, boa noite,

tem certeza do que deseja fazer? então projete, apresente a administração do edifício o projeto e a ART e /ou RRT e contrate uma equipe especializada que tenha profissionais treinados para cada etapa de sua obra e que te ofereça um perfeito acabamento nas finalizações de toda sua obra.

Mauricio Defreitas

Primeiramente dialoga se sobre as reais vontades para se modificar o ambiente, uma vez aprovada a situação entre contratante e contratado, designa se um arquiteto/engenheiro, uma vez que existe essa exigência junto ao CREA, e primeiramente retirasse toda a alvenaria com cuidado a checar linhas elétricas e ou hidráulicas providenciar remoção das linhas de acordo com as normas, daí por diante, com segurança, prosseguir no acabamento das estruturas, seu fechamento e finalização estética de arquitetura, instalação de pisos, tudo passo a passo, delineado, descrito, para um fechamento a contento.(. Abreviei a logística).

Responder
. .
Particular - há 7 anos

Olá Angela,

Em se tratando de reformas em apartamentos, é importante observar as prescrições da NBR 16280:2014 da ABNT que trata de reformas de edificações, estabelecendo um sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas.

Em suma, essa norma, coloca a exigência de um laudo expedito por um profissional (engenheiro ou arquiteto).O síndico ou a administradora do condominio, com base no parecer do profissional, poderá autorizar, autorizar com ressalvas ou vedar a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Para maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Atenciosamente

Renan Pirez.

Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 7 anos

Bom dia

antes de começar a reforma a sra deveria chamar um profissional com um equipamento de detector de materiais (ferro, pvc e elétrica) caso não tenha o projeto estrutural do edificio para descobrirem se:

- existem vigas e pilares que possam atrapalhar (impedir não..) a ideia atual da reforma

- a parede é estrutural

- tipo de laje envolvidas no empreendimento

Mas a ordem correta é primeiro fazer toda a demolição e retirada de entulhos o mais rápido e menos barulhento possível

Responder
Divanir Santos
Hanani Reformas e Construções (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Hanani Reformas e Construções - há 7 anos

Boa noite antes de tudo, você tem um projeto ou uma base de que vc realmente que.

Para ai sim iniciar o processo de demolição de parede etc.

Responder
Henrique Jorge Rodrigues
Particular - há 7 anos

Quebre tudo, construa, veja a elétrica, hidráulica e etc, faça o piso e depois os acabamentos

Clecio
Particular - há 7 anos

Tente começar pelas partes que irão gerar entulho e que é mais grosseira, no seu caso, a quebra de paredes e reedificação das mesmas, logo após entre com elétrica, hidráulica, reboco e por fim piso, no final faça a pintura.

Marco Antonio Guerrero

TROCAR O PISO ENTRA QUASE NA PARTE DE ACABAMENTO, OU SEJA, SERIA QUASE UMA DAS ULTIMAS COISAS, A PARTE ELÉTRICA VOCÊ MEXERIA DEPOIS DE SABER REALMENTE QUAL A PARTE DE ALVENARIA, OU SEJA, 1º DERRUBAR AS PAREDES; 2º BATENTES E JANELAS, 3º PARTE ELÉTRICA E HIDRÁULICA, 4º PISO E POR FIM PINTURA E DEMAIS ACABAMENTOS.