Como construir uma casa aproveitando os recuos obrigatórios?

Preciso fazer uma reforma, e a lei exige 5 metros de recuos na frente. Minha construção é antiga, são dois pavimentos, o primeiro pavimento vai até a calçada onde existem escadas para o piso superior e um hall, seguido por salas, porem o pavimento superior a área de construção possui um recuo de 6 metros, tipo uma sacada. Gostaria de construir neste recuo. Pergunta: Posso construir aí de madeira ou outro material?

Como construir uma casa aproveitando os recuos obrigatórios?

Preciso fazer uma reforma, e a lei exige 5 metros de recuos na frente. Minha construção é antiga, são dois pavimentos, o primeiro pavimento vai até a calçada onde existem escadas para o piso superior e um hall, seguido por salas, porem o pavimento superior a área de construção possui um recuo de 6 metros, tipo uma sacada. Gostaria de construir neste recuo. Pergunta: Posso construir aí de madeira ou outro material?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Julio Camargo
Hegio Engenharia (Americana, São Paulo) Hegio Engenharia - há 8 anos

Orlando, pelo que entendi o térreo já está no recuo? Isso já foi aprovado dessa maneira ou não existe planta? Se caso tiver pode ser que deva haver uma exceção junto a prefeitura no seu bairro, devido ser muito antigo ou pode ser que tenha cido aprovado em Lei de anisitia precisa verificar tudo isso!

Responder
Sergio Mello
Primeira Opção (Bagé, Rio Grande do Sul) Primeira Opção - há 8 anos

Sugerimos que verifique a tal Lei municipal com relação ao seu bairro. Pois temos casos de municípios em que a Lei, mesmo sendo de forma geral, não se estende ou não é específica para determinadas ruas, avenidas ou bairros em função de inúmeras causas e interesses.

Responder
Fernanda Amaro
FeAmaro Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) FeAmaro Arquitetura - há 8 anos

Orlando

Boa noite,

A prefeitura da sua cidade tem todas as respostas para essas duvidas, principalmente porque a lei muda de cidade para cidade, interessante você ter a planta do imóvel e leva-la para o arquiteto na responsável na prefeitura e tirar suas duvida.

Responder
Anderson Vilela da Costa
Particular - há 8 anos

Olá Orlando,

Cada cidade tem o suas normativas em algumas cidades você não pode construir o terreno no recuo de 4 metros mas o piso superior você pode avançar até 2 metros do recuo. O ideal é você contratar um arquiteto ou engenheiro na sua região e consulta-lo sobre isso, assim terá uma posição melhor a respeito.

Att.

Anderson Vilela

Arquiteto.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região