Retirada de viga.

Em minha cozinha tem essa viga que estou querendo retirar pois aparentemente ela não esta servindo para nada pois a laje não parece estar apoiada nela.

Retirada de viga.

Em minha cozinha tem essa viga que estou querendo retirar pois aparentemente ela não esta servindo para nada pois a laje não parece estar apoiada nela.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 4
Everton
Particular - há 8 anos

Acredito que foi isso que aconteceu pois a casa foi ampliada a 19 anos, mas a planta da casa não foi alterada. Então, vou retirar a viga e compensar colocando outra um pouco mais para cima para que fique com uma estética um pouco melhor.

Lincoln Camilo
Construac Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construac Engenharia - há 8 anos

Prezado: pra remoção de uma viga, é necessário sabermos por qual o motivo ela foi executada. Por não entenderem de cálculo estrutural, muitos pedreiros distribuem vigas e pilares onde não há necessidade. Mais em contra partida, podemos ter uma viga de dissipação das cargas, ou mesmo uma função de amarração.Em qualquer um dos casos é possível efetuar a retirada, desde que se compense os esforços e mantenha o equilíbrio das forças. Att. Eng. Lincoln C.

Responder
Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 8 anos

Caro Everton, se tem certeza que essa viga não tem nada apoiando nela (oque sinceramente eu não acredito pela dimensão dela ser muito grande) coloque outra no mesmo lugar e arme com mais ferros, apenas por questão de segurança.

Mas aconselho chamar um Eng. para fazer esse estudo para você.

Nós da MLV Construtora estamos a disposição sempre para te atender, atuamos em SP e região, caso precise, entre em contato.

Att.

Responder
Marcos  Leite
Marcon Engenharia E Consultoria (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Marcon Engenharia E Consultoria - há 8 anos

Caro Everton.

A possibilidade de retirada de uma viga é viavel em qualquer situação. Se ela for estutural, apenas deverá ser analisado os apoios a serem criados para a mesma. Se nao for estutural fica mais facil ainda. Porem a consulta a um especialista vai deixar sua familia mais tranquila para a sua reforma.

Boa Sorte.

Att Marcos Leite - Eng Estrutural

Responder
Ricardo Alberto  Marcotti
Noé Engenharia (Guará, Distrito Federal) Noé Engenharia - há 8 anos

Everton,

pense em qualquer outra coisa...Menos em retirar essa viga.

Pense na frança, em mariana, em qualquer outra coisa....Menos em retirar essa viga!!!

E não demore a tratar as infiltrações, porque essa viga vaI cair na cabeça dos seus netos......Eu não seI exatamente quando, mas que vaI cair.....Vai........Com certeza absoluta!

Abraço,

marcotti

Responder
Gonzaga Soluções em Drywall

Olá Everton, boa noite! Dentro da viga temos uma estrutura de arames costurados que estão ligados as paredes do lado, e pelo tamanho desta viga é bem importante! Se o interesse for realmente tirar a viga é necessário a avaliação minuciosa para verificar qual esta sendo a função estrutural desta.

Atenciosamente,

J&A Soluções em Drywall

Responder
Everton
Particular - há 8 anos

Na verdade vou substituir essa viga por outra. Quebrando um pouco mais a parede descobri que em cima da viga foram assentados blocos de cimento e a lage está apoiada em cima dos blocos. Acho que no passado se fazia assim ou que vez não sabia o que estava fazendo. Vou escorar a laje para retirar a viga e colocar outra no lugar para que a laje descanse em cima da viga.

Sidnei  Roberto de Freitas
Revestepisos (Sorocaba, São Paulo) Revestepisos - há 8 anos

Não só viga como pilar para sustentala e sapatas , brocas e tudo mais. A obra tem que começar debaixo e não de cima de tijolos. .. a não ser que as vigas baldrames pode sustentar toda carga... resumindo tem que ter projeto de engenharia não arrisque as vidas das pessoas.

Responder
Julio Lopes e/ou Everton

Solução: Olha amigo, eu entendo sua necessidade, o senhor quer retirar a viga pois a mesma é baixa, percebi que a televisao fica quase na mesma altura da viga, e a mesma não está com aspecto muito bonito, se o senhore quiser realizar essa obra tem como sim! na construção civil tudo é possível, pois nada nasceu aonde está, tudo se criou. Com uma boa técnica de escoramento e um estudo do carregamento da laje superior e construção de um reforço de pilar ou uma viga com armação suficiente para aguentar o peso proprio + peso da laje + sobrepeso dos acabamentos e utlidades, só que com dimensionamento menor quanto a largura assim recriariamos uma nova viga! só que de aspecto mais delgada ! ou seja não te atrapalharia tanto na questão visual! Se o senhor tiver interesse agendamos uma visita com nossa equipe técnica para melhor entender. Fique a vontade no nosso perfil temos os contatos.

Responder
Everton
Particular - há 8 anos

Minha esposa me falou que o pai dela queria fazer sombra no que antes era a lavanderia. Eu acredito que não seria possível fazer de tijolo pela largura do vão entre uma parede e outra. E que isso só poderia ser feito colocando uma viga mesmo pois com tijolos encabeçados poderia cair.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região