Umidade

Tenho uma parede com umidade, efetuei a retirada do reboco contaminado e fiz um novo chapisco. Qual produto utilizar em cima do chapisco para assim efetuar o reboco e, em seguida, o acabamento sem problemas futuros com umidade?

Umidade

Tenho uma parede com umidade, efetuei a retirada do reboco contaminado e fiz um novo chapisco. Qual produto utilizar em cima do chapisco para assim efetuar o reboco e, em seguida, o acabamento sem problemas futuros com umidade?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Mauricio Jeronymo

Recomenda-se primeiramente identificar a origem da umidade, saná-la e só assim efetuar o reparo das áreas danificadas. caso contrário o problema certamente voltará a ocorrer. Os produtos do fabricante Sika apresentam inúmeras aplicações, inclusive para a aditivação de argamassa afim de impedir a permeabilidade da água no revestimento.

Entretanto, se a umidade for derivada de falta de impermeabilização da área em contato direto com o solo, mesmo o melhor reparo terá sua vida útil reduzida, pois mesmo reparando com os melhores produtos, a área da estrutura voltada para o solo (inacessível) continuará permitindo a entrada da umidade pela porosidade do concreto.

Responder
Minelart
Minelart (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Minelart - há 8 anos

Pode ter várias soluções dependendo da situação. Se a parede está no pavimento térreo, se tem banheiro ou área úmida do outro lado, se é encostada em barranco, se passa tubulação de água nesta parede e assim por diante. É muito difícil definir superficialmente pois dependendo da patologia apresentada sempre tem uma solução melhor. Pode-se perfeitamente impermeabilizar a parede com cristalização ou mesmo com produtos hidrófugos, mas isso pode ocultar um problema mais grave. Melhor consultar um profissional para uma análise no local. Ok?

Responder
Marcos Moraes Moraes

Leandro, é preciso saber realmente a origem da umidade! Qualquer produto que você utilizar para combater a "consequência" terá curto prazo de validade! Não acredite em soluções milagrosas...! Se a água encontra um tratamento ela migra para outra área e mais a frente aparece outra umidade! Se o problema for umidade ascendente por capilaridade, ou seja, se estiver subindo do solo por não ter sido executado uma impermeabilização nos baldrames antes de elevar a alvenaria, como o colega Marcos Menezes acrescentou, é problema crônico e precisa de uma solução de engenharia, mas os produtos da SIKA, para este tipo de umidade, sendo aplicado corretamente, te dará um bom tempo sem umidade para buscar o tratamento da "causa"! Abç, Marcos Moraes.

Responder
Marco Menezes
Particular - há 8 anos

Se a umidade vem do solo por capilaridade é porque não foi devidamente executada a impermeabilização dos baldrames. Pode-se utilizar a "sikatop" na argamassa do novo reboco e, após a cura, três demãos de tinta na parede.

Daniella Sampaio
Estúdio Forma Arquitetura E Design (Cotia, São Paulo) Estúdio Forma Arquitetura E Design - há 8 anos

Para evitar problemas futuros o ideal é identificar de onde se origina a umidade, resolver o problema e só então chapiscar e passar um impermeabilizante, sempre respeitando o tempo de secagem e a quantidade de demãos do fabricante. Dessa forma é mais garantido que não venham a ocorrer problemas futuros.