1 disjuntor para a casa toda e apenas 2 Fios. Esta certo?

boa noite, na casa que comprei, existe um disjuntor apenas para o chuveiro ! e existe um disjuntor no telhado , um cabo preto que ta ligado no disjuntor sendo que a outra ponta esta " morta " ou seja nao ta ligada a nada, e a outra parte um fio azul que ta ligado nesse disjuntor e a outra ponta ta enroscada la no fio, queria saber se isso ta certo ! pois se eu cortar o fio azul do fio, acaba a energia, e queria saber se essa outra ponta do fio preto teria que ficar em um outro disjuntor, o disjuntor que esta no telhado é um disjuntor de 40

1 disjuntor para a casa toda e apenas 2 Fios. Esta certo?

boa noite, na casa que comprei, existe um disjuntor apenas para o chuveiro ! e existe um disjuntor no telhado , um cabo preto que ta ligado no disjuntor sendo que a outra ponta esta " morta " ou seja nao ta ligada a nada, e a outra parte um fio azul que ta ligado nesse disjuntor e a outra ponta ta enroscada la no fio, queria saber se isso ta certo ! pois se eu cortar o fio azul do fio, acaba a energia, e queria saber se essa outra ponta do fio preto teria que ficar em um outro disjuntor, o disjuntor que esta no telhado é um disjuntor de 40

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Gilmar Ferretti
Clp Assessoria E Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Clp Assessoria E Serviços - há 5 anos

Boa tarde, em se tratando de uma residência mais antiga, onde não foram alterados nenhum circuito, o correto a fazer seria uma revisão em sua parte elétrica residencial e substituição dos condutores e disjuntores adequando a sua nova realidade, considerando toda a sua carga de demanda. A segurança de sua família em primeiro lugar.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 5 anos

Boa tarde,e bom vc contratar um profissional de sua confiança,onde o mesmo vai fazer um levantamento completo de toda sua residencia,bem provavel refazer toda instalaçao eletrica inclusive instalaçao do quadro de força,estou a sua disposiçao

Responder
ALEX DE OLIVEIRA ALVES
Alex Consultoria em Reformas (Francisco Morato, São Paulo) Alex Consultoria em Reformas - há 5 anos

OLA, OS DISJUNTORES SÃO EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA DAR SEGURANÇA AO AMBIENTE EM CASO DE OSCILAÇÕES NA REDE ELÉTRICA, OU SEJA QUANDO A REDE ESTIVER SOBRECARREGADA ELE DESARMA PARA QUE NÃO ACONTEÇA ACIDENTES COMO CURTO NO CIRCUITO OCASIONANDO ASSIM A QUEIMA DE APARELHOS E ATE MESMO UM INCÊNDIO, E PELO QUE FOI RELATADO ESSA INSTALAÇÃO PRECISA DE UMA AVALIAÇÃO PARA ENTÃO TER UMA RESPOSTA ADEQUADA E EFICIENTE, NÃO POSSO DIZER SE ESTA CORRETO OU NÃO SOMENTE COM ESSA INFORMAÇÃO, POREM POSSO LHE ADIANTAR QUE O IDEAL É UM DISJUNTOR PARA CADA AMBIENTE, POREM SE A DISTRIBUIÇÃO DOS FIOS ESTIVER NUMA BITOLA ADEQUADA QUE SUPORTE A CARGA PODE SER DISTRIBUÍDO PARA MAIS AMBIENTES, TUDO DEPENDE DE UMA BOA AVALIAÇÃO.

Responder
Cláudio Roberto Da Silva
Crs Elétrica E Telecom (Uberlândia, Minas Gerais) Crs Elétrica E Telecom - há 5 anos

Precisa fazer uma avaliação da carga instalada e a tensão disponibilizada para fazer um dimensionamento dos circuitos usando disjuntores e cabos adequados para cada circuito, deve ser disponibilizado um circuito exclusivo para aparelhos que consomem mais de 1500 watts com disjuntor e fiação dimensionados adequadamente, feito a soma da potencia das lâmpadas utilizadas na iluminação e disponibilizado um circuito exclusivo para estas, considerando 100Va para tomadas de uso geral e 600Va para uma tomada de uso geral no banheiro, divida o restante das tomadas em circuitos de 2000Va e disponibilize um disjuntor para cada circuito. É aconselhável a instalação de um disjuntor geral, um DPS para cada fase e imprescindível a instalação de um DR para proteção!

Responder
Salomão Oliveira
Voltcom (Belo Horizonte, Minas Gerais) Voltcom - há 5 anos

O ideal é um disjuntor pra cada circuito, pois o disjuntor protege o cabo; ex cabo 4mm2 suporta 28A mas se você tira um ramal ("uma perna") dele com cabo 2,5 e não coloca um disjuntor, este não será protegido podendo até pegar fogo se a corrente exceder a sua capacidade que é menor que a do cabo principal de 4mm2. Estão é melhor montar um quadro de distribuição para que cada circuito tenha proteção individual para o seu respectivo cabo.

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sr. Rafael!

O correto em uma instalação elétrica é sempre seguir o que determina as normas, em uma residência deve haver um quadro de distribuição bem dimensionado e bem localizado. O condutor neutro não deve ser interrompido em disjuntores, pois pode ocasionar problemas sérios de retorno que são de difícil identificação. Consulte um profissional eletricista de sua confiança. Boa sorte!

Responder
Adriano Anderson Da Fonseca
Nesher Elétrica (Baependi, Minas Gerais) Nesher Elétrica - há 5 anos

Segundo a Norma Técnica NBR 5410, toda instalação elétrica deve possuir circuitos separados (chuveiro, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico, iluminação); além das proteções (Geral, DPS contra surtos e raios, IDR contra choques elétricos).

Essa instalação deverá conter um Quadro de Distribuição de Circuitos.

Contrate um eletricista capaz, que lhe dê garantias e seja conhecedor das Normas, sua família é seu maior patrimônio, nenhum investimento será caro e desnecessário.

Responder
Aldrin
Aldrin (Belo Horizonte, Minas Gerais) Aldrin - há 5 anos

Bom dia, seguindo as normas da NR5410, deve-se instalar circuitos separados com o disjuntor específico para cada circuito. Circuito de tomadas, iluminação e chuveiro.

Responder
Marcelo Félix
Félix Automações (Contagem, Minas Gerais) Félix Automações - há 5 anos

Bom dia, considerando a legislação, bem como a segurança, o correto é subdividir a residência de acordo com as cargas de consumo e utilizar tantos disjuntores quanto forem necessários.

Responder
Robson Rofino de Castro
Serviço Elétricos E Sistemas De Segurança (Belo Horizonte, Minas Gerais) Serviço Elétricos E Sistemas De Segurança - há 5 anos

O certo a se fazer e uma verificação nesta fiação pois pelo que vc falou é uma instalação masi antiga, e seria bom para segurança da casa e dos usuários contra riscos de curto e preferencialmente colocar disjuntor para cada ambiente

Eder Moreira Barbosa
Eletrosatcurvelo (Curvelo, Minas Gerais) Eletrosatcurvelo - há 5 anos

Boa tarde .de acordo com a nbr 5429 e necessário no mínimo 4 disjuntores em uma residência sendo os mesmos divididos da seguinte forma 1 disjuntor exclusivo para o chuveiro

1 disjuntor exclusivo para as tomadas da cozinha

1 disjuntor para as demais tomadas

1 disjuntor para as lâmpadas.

Lucas Goulart
Lg Contruções E Acabamentos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Lg Contruções E Acabamentos - há 5 anos

está errado.

o essencial seria um quadro de chaves, onde dimensionaria um dinjuntor geral, um para cada chuveiro da casa, um para tomadas altas

outro para tomadas baixas, um para iluminação, e um para forno elétrico de cosinha caso tenha.

o ideal é trabalhar fios 6mm chuveiro

6mm alta resistência como forno elétrico

e 2.5 para tomadas comuns

e 1.5 retorno iluminação.

Gilcleber Rodrigues
Plenus Engenharia Elétrica Projetos,instalação E Manutenção (Iapu, Minas Gerais) Plenus Engenharia Elétrica Projetos,instalação E Manutenção - há 5 anos

Não esta correto, segundo critérios da NBR 5410( Norma Brasileira regulamentadora para instalações elétricas de baixa tensão) o ideal seria que os circuitos da residencia em questão fossem subdivididos de forma individual: iluminação, tomadas de uso geral, tomadas de uso específico(chuveiro por exemplo).

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região