Porque a fase cai quando ligo o Chuveiro?

Bom dia, quando meço com multímetro no chuveiro ele chega os 220, Porém quando eu ligo o chuveiro ele cai para 180 ,160 às vezes até 0, por gentileza gostaria de saber o que pode tá acontecendo na minha rede???

Porque a fase cai quando ligo o Chuveiro?

Bom dia, quando meço com multímetro no chuveiro ele chega os 220, Porém quando eu ligo o chuveiro ele cai para 180 ,160 às vezes até 0, por gentileza gostaria de saber o que pode tá acontecendo na minha rede???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Jackson Ricarte
Jr Elétrica (Embu-Guaçu, São Paulo) Jr Elétrica - há 4 anos

Sua pergunta foi muito clara. Não falou de disjuntor desarmando falou que cai a fase quando liga o chuveiro. Então provavelmente o problema é falta de fase. Se está afetando só o circuito do chuveiro o problema está aí. Recomendo verificar se os disjuntores estar bem apertados se os cabos estão bem conectados se não verifique a fiação, ver se não tem cabo partido.

Responder
Particular - há 7 anos

Porque o seu disjuntor tem capacidade inferior a demanda do equipamento; Procure as especificações do fabricante do equipamento e substitua o disjuntor, coloque um DR; A disposição. ScalaTécnica

Miguel Almeida Chagas
Cantinho Do Hawai (Coroados, São Paulo) Cantinho Do Hawai - há 7 anos

Olá Roberto, Se o disjuntor cai e porque você uma sobrecarga nele e é exatamente para isso que é feito um disjuntor, para desarmar caso haja sobrecarga.

-Oque está levando o seu disjuntor a ter uma sobrecarga?

1- Muita coisa ligada na mesma linha?.

2- Fiação Principal menor que fio 6?.

3- Capacidade do disjuntor incompatível?... uma casa deve ter pelo menos um disjuntor de 60A

Sugestão rápida sem ver oque está acontecendo... Separe seu chuveiro em um novo disjuntor de 50A em uma linha independente com fio 6. Com certeza você não terá que sair ensaboado para liga-lo, kkk. Meu grande abraço, espero ter ajudado.

Responder
Roberto Miranda

O ideal, conforme já respondido pelos colegas, é alimentar o circuito do chuveiro passando por um disjuntor de 40A e fiação de 4 ou 6 mm. Conforme sua descrição do problema, a tensão cai apenas nos terminais do chuveiro, e se no seu caso a fiação e o disjuntor estiverem adequados, convém verificar todas as conexões e possíveis emendas na fiação. Também verifique o disjuntor, pois é comum um disjuntor defeituoso também causar o mesmo problema. Comece a análise medindo a tensão na saída do disjuntor com o chuveiro ligado.

Responder
Milton da Silva
Construmil Rio Incorporadora Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Construmil Rio Incorporadora Ltda. - há 7 anos

Ola amigo o escencial seria vc trocar sua fiacao e ultilizar fios 6mm rigido para a rede, e como o amigo acima falou coloque o chuveiro em dijuntor separado de no minimo 40A, caso a fiação seje nova, apenas troque o dijuntor

Espero ter ajudado.

Responder
Luan Brehm Da Rosa
Masterpainter Pinturas (Criciúma, Santa Catarina) Masterpainter Pinturas - há 7 anos

Ola amigo o escencial seria vc trocar sua fiacao e ultilizar fios 6mm rigido para a rede, e como o amigo acima falou coloque o chuveiro em dijuntor separado de no minimo 40A

Abraco

Responder
John Leno
Dmsolution (Campinas, São Paulo) Dmsolution - há 7 anos

Bom dia Roberto, você pode ter uma série de coisas, como por exemplo:

Se a tensão chega a 0 e seu chuveiro não parou, seu multímetro está com problema.

Se a chega a 0 e para tudo, sua rede pode está mal dimensionada, os fios podem está em mal estado, o ideal para esse caso é trocar a fiação para 4mm ou 6 mm e colocar o circuito do chuveiro em disjuntor independente. Abraço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região