Posso ligar ar condicionado 220v em ligação Trifasica?

Comprei um ar condicionado e nas especificações ele diz ser monifasico 220v, a residência onde moro é trifasico porém 110 (a casa toda é ligada em 110), porém no quadro existe uma chave de um aquecedor elétrico que não funciona na casa, pesquisei e verifiquei que ele é 220v, porém como não funciona não sei afirmar, gostaria de saber se a chave em questão está ligada em 220v e posso fazer a ligação do ar condicionado nesta chave ou irei precisar de fazer uma nova instalação para 220v.

Posso ligar ar condicionado 220v em ligação Trifasica?

Comprei um ar condicionado e nas especificações ele diz ser monifasico 220v, a residência onde moro é trifasico porém 110 (a casa toda é ligada em 110), porém no quadro existe uma chave de um aquecedor elétrico que não funciona na casa, pesquisei e verifiquei que ele é 220v, porém como não funciona não sei afirmar, gostaria de saber se a chave em questão está ligada em 220v e posso fazer a ligação do ar condicionado nesta chave ou irei precisar de fazer uma nova instalação para 220v.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Douglas, bom dia!

A solução é mais fácil do que você imagina: Troque o esse aparelho por outro de 220V bifásico, é mais fácil do que a concessionária fornecer 220V monofásico, esse fornecimento acorre em alguns estados do nordeste.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Fernando Peterle
Agilliz - Handyman Services (Vitória, Espírito Santo) Agilliz - Handyman Services - há 4 anos

Olá Douglas,

Pela foto anexada, o disjuntor já é bipolar, ou seja, está designado para proteção de circuito bifásico, nesse caso, 220V. Recomendo que verifique no manual do usuário do ar condicionado o valor do disjuntor e substitua o que está demarcado na foto. Recomendo também uma revisão no barramento e reaperto de todas as conexões.

Responder
Douglas
Particular - há 4 anos

Obrigado! Este disjuntor era de um aquecedor que havia aqui e não está mais em uso, coloquei um de 16a perto de onde ficará instalado o aparelho conforme solicitado pelo fabricante.

Particular - há 4 anos

R: Sim, ligue em duas fases

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região