Como colocar essa base no guarda roupa?

Como colocar essa base no guarda roupa? Qual madeira foi utilizada?

Como colocar essa base no guarda roupa?

Como colocar essa base no guarda roupa? Qual madeira foi utilizada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

SEU MÓVEL COM RODAPÉ E GUARNIÇÃO

Seu móvel com base em pinus (pela foto a base também pode ter sido feita em pinho - que tem nós mais escuros e tipo "catedral") com colocação de rodapé e guarnição. (do lado direito)

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Ubiratan

Caso você queira você mesmo colocar o rodapé, compre o pedaço que quer na Leroy Merlim e aparafuse-o na parte da madeira. Se for MDF com espessura de 9 mm ou mais, melhor. Você pode afundar o parafuso um pouco e depois colocar um adesivo branco tapa parafusos em cima. Para esconder a cabeça do mesmo. Quanto ao topo, que ficará visível, uma solução prática é pintar. Até esses corretores de texto brancos também servem. É bem mais prático que filetar (para qeum não é do ramo) e destopar. (tirar as rebarbas e sobras da fita de borda e que dá acabamento no topo. É fácil de fazer. E bem mais interessante do que chamar marceneiro. Que geralmente não gosta de trabalho pequeno.

Caso seu piso seja lavável, procure usar uma tira de MDF branco "ULTRA". Que é aquele que, mesmo sendo branco por fora possui o miolo interno verde. Para distinguir do MDF comum. O MDF Ultra é resistente à umidade. E a DURATEX que o fabrica, dá garantia de 5 anos contra fungos, umidade e bactéria neles.

Já fizemos muitas cozinhas, banheiros, áreas de serviço e móveis para Hospitais com eles. São muito bons.

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Ubiratan José da Silva

A base desse armário, como todos já notaram, é feita com pinus. Com um monte de parafusos à mostra. E ainda sobre rodízios ou pés. Como o seu piso é de cerâmica, não sei se é área molhada ou não. Mas você poderia colocar um rodapé nele, para deixar esse acabamento melhor esteticamente, se achar necessário.

***

PINUS é considerado uma madeira fraca. É das mais fracas e baratas do mercado. Cedrinho ou cambará vem depois em termos de preço. Mas são mais resistentes.

***

Mas o PINOS AUTOCLAVADO (tratado e seco em estufa) é hiper resistente. (fica com um tom mais esverdeado). Na Leroy Merlim (loja comum em São Paulo - Capital) eles vendem DECK de PISCINA em PINUS AUTOCLAVADO. E é durável e resistente pra chuchu. Há um parque na Zona Leste, cujo nome não me recordo, que possui passarelas e passarelas em pinus autoclavado, todas expostas ao relento. E estão lá faz anos. Eu atesto, porque já fui lá várias vezes.

****Portanto, material, antes de qualquer coisa, tem que saber usar. Para que serve, como obter a melhor relação custo X benefício.

Se o seu móvel com base em pinus não estiver desmanchando, e você quiser garantir que nenhum cupim o devore, podes passar ago como PENTOX e PENETROL, e colocar-lhe um rodapé.

Se quiser substituí-lo, terá que desmontar o móvel e fazer-lhe outra base. De preferencia não em aglomerado ou MDP comum. (estão lançando o MDP "naval" - não confundir MDF que já tem o tipo "naval" (ULTRA) com MDP.) Não dá para saber o estado do seu móvel só pela foto. Aparentemente está aceitável. Mas, se precisar trocar, ou você mesmo quiser fazer, (a Leroy Merlim corta e te vende pedaços de MDF no tamanho que você precisa) o caminho é esse.

BOA SORTE.

Responder
Nilo Chisca
Sos Casa (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Sos Casa - há 7 anos

A madeira utilizada parece ser Pinus, e pelo o que se nota na foto, parece-me ser que isso não é apenas um rodapé, mas uma base com rodas, creio que para facilitar limpeza.

O Pinus é fraco e de vida útil curta. O MDF (no caso de base com rodas) creio que também não seria a melhor opção (no meu parecer...), sugiro o Cambará, madeira maciça e forte.

Responder
Donizeti Saltorato de Faria
Particular - há 7 anos

ESTE SISTEMA DE RODAPÉ QUASE NÃO É USADO EM ARMÁRIO SOB MEDIDA, MAS SIM POR LOJAS DE MOVEIS CONVENCIONAIS.

NO ENTANTO SE O ARMÁRIO FICAR APOIADO NO PISO PODE SER COLOCADO O MDF REVESTIDO E FITADO PARA EVITAR A UMIDADE E O BOLOR, SE TIVER PÉS COMO O DA FOTO PRECISA TER UMA BOA ESTRUTURA PARA NÃO EMPENAR.

O MATERIAL USADO NA FOTO PARECE SER O PINUS POR SER MAIS BARATO, MAS TEM O INCONVENIENTE DE TER MUITOS NÓS NA MADEIRA E ELE SOLTA UM ÓLEO MESMO DEPOIS DE SECO O QUE DIFICULTA O SEU REVESTIMENTO.

Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 7 anos

Bom dia!

Pelo aspecto de cor, veios e nós, parece ser pinus, uma madeira barata e pouco resistente. Corre-se o risco de, com o tempo, os parafusos ficarem frouxos. O pinus também não aguenta umidade e, se estiver próximo a ela, pode facilmente embolorar. Ficaria melhor e mais estético se fosse mdf verde totalmente fitado.

Como é um serviço de marcenaria, um bom profissional poderá ajudá-lo.

Boa sorte!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região