Por que a casa esta estalando?

Olá,

Moro em um sobrado cuja parte superior foi construída muito tempo depois da peça de baixo (esta muito bem construída por sinal). No andar de cima todo o forro é feito de placas de gesso (aquelas sustentadas por arames) e, depois de 4 anos de finalizada, ainda escutamos barulhos constantes de estalos. A casa fica em rua movimentada, onde passam ônibus e caminhões com frequência, e esses estalos se intensificam nesses momentos. Apesar disso, quando aparecem rachaduras são apenas no acabamento de gesso, aparentemente não comprometendo a estrutura. Pergunto: é assim mesmo? por quanto tempo mais ouviremos esses estalos? a casa vai cair??? seria conveniente algum outro tipo de forro para se evitar esses barulhos?

Por que a casa esta estalando?

Olá,

Moro em um sobrado cuja parte superior foi construída muito tempo depois da peça de baixo (esta muito bem construída por sinal). No andar de cima todo o forro é feito de placas de gesso (aquelas sustentadas por arames) e, depois de 4 anos de finalizada, ainda escutamos barulhos constantes de estalos. A casa fica em rua movimentada, onde passam ônibus e caminhões com frequência, e esses estalos se intensificam nesses momentos. Apesar disso, quando aparecem rachaduras são apenas no acabamento de gesso, aparentemente não comprometendo a estrutura. Pergunto: é assim mesmo? por quanto tempo mais ouviremos esses estalos? a casa vai cair??? seria conveniente algum outro tipo de forro para se evitar esses barulhos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
Thaiz
Particular - há 6 anos

Obrigada pelas respostas Jussara, Gilberto e Scala; em algumas das rachaduras fizemos já esse trabalho com as telinhas e, realmente, não aconteceram mais. Quanto aos estalos, parece que vamos ter que nos acostumar com eles rs.... Muito obrigada pelas respostas!

Particular - há 6 anos

R: Provavelmente é ocasionado pela vibração no solo, mas somente uma visita técnica de um engenheiro poderá afirmar... Cobramos 700 reais + deslocamento para realização de visita técnica de nossos engenheiros;

A disposição;

Construformas
Construformas - Construções E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Construformas - Construções E Reformas - há 6 anos

Boa tarde, os estalos que escutam na parte de cima é natural em função do clima (quente e frio), as estruturas de madeira do telhado, principalmente em dias de calor, elas costumam estalar a noite após o esfriamento das mesmas. Quanto as trincas no forro de gesso, isto ocorre porque o sistema de plaquinhas não tem juntas de dilatação, e quando o dia está muito quente acaba ocasionando trincas em algumas partes do forro, necessitando de manutenção com maior frequência em relação ao forro acartonado. Eng. Gilberto Neri

Responder
Jussara Arruda Machado

Boa tarde, o que acontece aumentou o fluxo de caminhões na sua rua e isso abala o terreno, mas não é problema. Em relação ao gesso de placas as rachaduras aparecem porque tem emendas e nessas emendas não usam aquelas telinhas que usam no gesso acartonado. Então isso da mais manutenção do que o acartonado. Se quiser resolver em definitivo tem que usar aquelas fitas de telinha e passar massa corrida e pintar de novo.

Responder
Luciano Silva
Luciano E Arantes Engenharia E Construtora (São Caetano do Sul, São Paulo) Luciano E Arantes Engenharia E Construtora - há 6 anos

Provavelmente o forro de gesso não foi executado com junta dilatação. Exemplo tabica macho e fêmea. Com a movimentação do solo e das estruturas o forro se movimenta. Necessário ter junta dilatação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região