A construção de um sóculo de alvenaria para armarios pode sobrecarregar uma laje?

Vou reformar a cozinha do meu apartamento, e o marceneiro recomendou fazer a base de alvenaria. Gostaria de saber se por ser um apartamento poderia sobrecarregar a laje de alguma forma. Existe algum material mais leve para preencher o sóculo? entulho da obra é muito pesado?

A construção de um sóculo de alvenaria para armarios pode sobrecarregar uma laje?

Vou reformar a cozinha do meu apartamento, e o marceneiro recomendou fazer a base de alvenaria. Gostaria de saber se por ser um apartamento poderia sobrecarregar a laje de alguma forma. Existe algum material mais leve para preencher o sóculo? entulho da obra é muito pesado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 2
Isaac Anselmo
América Construções, Projetos e Engenharia (Barueri, São Paulo) América Construções, Projetos e Engenharia - há 3 anos

Apesar de ser geralmente uma pequena área, dependendo do material utilizado pode representar sim um sobre peso para a estrutura. Vamos supor que você esteja querendo fazer isso e more num edifício com vários pavimentos e os seus vizinhos também resolveram fazer sóculos, ou ainda adicionaram um fechamento de vidro onde não existia ou até criaram divisórias de alvenaria... tudo isso somado e o sóculo que seria simples pode acabar somando a carga que restava para colapsar a estrutura, entendeu?

Em todo caso, é indispensável a consulta a um profissional capacitado (engenheiro/arquiteto) que vai saber lhe indicar com precisão quais as alternativas para o seu caso. Espero que tenha ajudado e se precisar estamos a disposição. Um forte abraço.

Responder
Manuel Alves Paiva
Construçoes Em Geral, Reformas E Ampliaçoes, (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construçoes Em Geral, Reformas E Ampliaçoes, - há 3 anos

sem duvida que qq mudanca feita no interior de um apto deve ser feito com a anuencia do sindico e tb dum engenheiro civil, motivo o edificio e projetado pra receber a carga x , qdo fazemos mudancas tb modificamos suas caracteristicas entao e imprescindivel a avaliacao do profissional da area de engenharia.

Responder
Nataniel Marcos Badue

Não há problema por ser uma área pequena, mas é recomendável que seja feito com material leve, por exemplo, tijolo baiano ou o entorno de alvenaria e os vãos preenchidos argila expandida ou isopor.

Responder
Joao igor macedo

tem varias formas de fazer a base pode deixar oco e revestir só as laterais da base com marmore ou outro tipo de material de acordo com o seu gosto e pendurar na parede ou pode preencher com argila isopor tijolo baiano que sao os mais leves porem nao afeta a laje se usar intulho!!!

Mauricio Ferreira
Marcenaria Móveis Planejado Projetos De Interiores (São Roque, São Paulo) Marcenaria Móveis Planejado Projetos De Interiores - há 3 anos

na verdade dependendo do que for feito, pode pedir para instalar o armario suspenso do chaõ 15 cm e preencher o vão com granito em espelho só para apoiar o mvel, pois todo peso do armário ficará na parede e embaixo do armario ficará oco pode fazer que funciona.

Responder
Estevam Souto Neto
Estevam Souto (Santos, São Paulo) Estevam Souto - há 3 anos

Miranda, vc pode fazer de varias maneiras e materiais, sem se preocupar com sobrecarga na laje, por se tratar de área pequena e tb por estar junto as paredes, normalmente por ser mais facil e barato utilizo lajotas de 8 furos deitadas, podendo assim instalar partes eletricas, gás e hidráulicas necessárias, recebendo a camada de contrapiso com massa e revestindo com o material desejado, ok, espero ter colaborado e tirado a sua duvida, obrigado.

Responder
João Luiz Ribeiro de Moraes mores

Bom dia o isopor fica excelente!!!

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Bom dia Miranda é um grande prazer em atendê é poder te ajudar, com toda a experiência que a empresa F.alves manutenção e reformas em geral tem pode fazer com blocos de argila e preencher com placas de isopor e fazer o piso colocar cerâmica, só não pode exagerar no peso que será colocado no interior do compartilhamento ou seja (armário), qualquer coisa estou sempre disponível para atendê -los a qualquer momentobrigado.

Responder
Ivo Ferreira Peixinho
Peixinho (Guarulhos, São Paulo) Peixinho - há 3 anos

Pode ser feira simportante com isopor que é mais leve

Responder
Alex Sander de Oliveira Souza

Acredito que a necessidade seja elevar o piso para fazer a base do armário,em nada interfere na estrutura da lage, estão preocupados com a sobrecarga da base ,mas não se preocupam com a sobrecarga do móvel e do que ele vai armazenar

Utilizar lajota ou tijolo cerâmico que possui os furos o que confere ainda mais leveza ao elemento a ser construído

Responder
Edilson João de Freitas
Mf Prestadora De Serviço (Guarujá, São Paulo) Mf Prestadora De Serviço - há 3 anos

Pode usar bolinhas de agila ela e bem leve , faz uma fileira de lajota e pre enche com agila depois faz um contra piso

Responder
Particular - há 3 anos

R: Sobrecarrega sim... use dry-wall

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.