A perfuração de colunas em apartamento para passagem de tubulação pode causar danos à estrutura do prédio ?

Gostaríamos de instalar ar condicionado em nosso apartamento . No entanto, o único local viável para colocação da condensadora seria a varanda. Para possibilitar aboassagem da tubulação, seria necessário fazer um furo em uma viga/Pilar. Esse procedimento eh seguro ?

A perfuração de colunas em apartamento para passagem de tubulação pode causar danos à estrutura do prédio ?

Gostaríamos de instalar ar condicionado em nosso apartamento . No entanto, o único local viável para colocação da condensadora seria a varanda. Para possibilitar aboassagem da tubulação, seria necessário fazer um furo em uma viga/Pilar. Esse procedimento eh seguro ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 5
Lucas Bonissoni
Bonissoni Engenharia (Balneário Camboriú, Santa Catarina) Bonissoni Engenharia - há 6 anos

Um erro grave e infelizmente comum em reformas é alterar o sistema estrutural sem a analise previa de um perito. Há algumas soluções, como fazer o dreno pelo piso ou aumentar a seção do pilar a fim de esconder a tubulação. Caso haja interesse por uma analise mais detalhada, basta entrar em contato com a Bonissoni Engenharia e teremos prazer em ajudá-los.

Responder
Matheus Cardoso de Paula

Bom dia, Solange. Dizer se pode ou não fazer sem um estudo é difícil. Como os outros porofissionais já mencionaram, não é indicado, porém é sim possível. Aconselho-o a procurar um engenheiro perito em estruturas para fazer um laudo para você sobre onde furar e o tamanho do furo. Não faça nada sem a orientação precisa de um profissional.

Abraços!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não é aconselhavel, pois esse tipo de estrutura é composto de fatores que influenciam em todo o conjunto... tente fazer num local onde não seja um elemento estrutural armado...

A disposição;

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, Boa Tarde!

Olha, dano irá causar sim de qualquer forma, mas o dano pode ser minimizado ou até desprezível, dependendo de como seja realizada a perfuração e onde.

O ideal é pedir uma orientação de um engenheiro civil com experiência em estruturas de concreto armado.

O custo é baixo e você realizará um serviço mais seguro!

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá, Solange.

O ideal é achar uma solução que não interfira na estrutura do prédio, caso não consiga, aconselho você a contratar um engenheiro civil com conhecimento em estrutura de concreto armado para lhe indicar o melhor local e a dimensão do furo para não comprometer a estabilidade da estrutura, ok?

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida fico a disposição.

Atenciosamente,

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

BRN Engenharia Civil

Responder
Carla Pereira
Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira - há 6 anos

Olá Solange! Sobre a dúvida em passar duto atravessando viga ou pilar, informo que não é indicado, sob o risco de fragilizar a estrutura do prédio, especialmente se outros moradores adotarem a mesma alternativa, a estabilidade do prédio estará em risco, bem como a segurança de todos. abraços