Como abrir um vão em uma lage maciça?

Para abrir um vão numa laje maciça tenho que fazer coluna e vigas para possibilitar ou posso usar trilho de ferro como viga.? Um dos lados já se apoia numa viga e o outro sobre a parede, a dúvida é sobre os outros dois lados que ficarão sem apoio.

Como abrir um vão em uma lage maciça?

Para abrir um vão numa laje maciça tenho que fazer coluna e vigas para possibilitar ou posso usar trilho de ferro como viga.? Um dos lados já se apoia numa viga e o outro sobre a parede, a dúvida é sobre os outros dois lados que ficarão sem apoio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Orlando Martins Mauro
Orlando Mauro Projetos Estruturais (Mairiporã, São Paulo) Orlando Mauro Projetos Estruturais - há 7 anos

A abertura de furo em laje maciça é possível com o cálculo de rigidez dos bordos.

Naturalmente cada caso precisa ser estudado, e depende das dimensões da abertura (no caso retangular) e também das dimensões da laje.

Responder
Lais  Sampaio
Particular - há 7 anos

Faltam dados realmente, assim, a laje mede 7 X 10 e cobre todo o terreno. A estrutura e de duas vigas cruzadas dividindo a construção e se apoiam em uma coluna central, além de outras na frente, meio e fundos, entretanto não há viga de sustentação sobre as paredes e abaixo da laje, mas somente uma carreira de tijolos colocados cunhados e oblíquos. O vão, 2,5m seria sob uma das vigas e 1,5 m. apoiado na parede lateral. A questão são os outros lados.

Valdemir Nogueira Chagas

Lais, bom dia!

A sua laje tem uma área considerável, bem como o vão que você deseja abrir. Ao abrir o vão forçosamente você irá cortar os ferros da armação da laje e é aí que situação se complica, pois os ferros que são positivos, na borda cortada deveriam ser negativos, pois muda totalmente a situação nesta área, passando a laje nesse trecho de bi-apoiada para laje em balanço. Como corrigir: fazer um apoio nessas bordas, que poderá ser metálico, por exemplo viga metálica perfil i. Veja foto abaixo. A CKS Consultores faz esse tipo de assessoria.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 7 anos

Uma laje masiça pode ser feito um vão ao meu ver sem problemas por conta da ferragem bem distribuída que a mesma deverá e do contrário faríamos uma estrutura no próprio vão a ser aberto e usaríamos materiais tipo componder sicador 32 e graute ok obrigado pela atenção dispensada

Responder
Carlos
Carlos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Carlos - há 7 anos

A princípio, não teria que mexer nas estruturas, pois corre risco de comprometimento do predio.

Mas da para fazer um análise da ubicação do vão, dimensões dele, assim como uso ou destino dele, vai suportar muito peso por exemplo.

Segundo isso se toma a decisão se vai precisar fazer um reforço ou não, geralmente e por segurança se faz, mas isso vai depender do análise.

Se tiver as vistas, também é uma ajuda básica para definir o passo a seguir.

Carlos Saravia

S&J Gringo - Manutenção e reformas em geral

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Lais, bom dia!

Para dá uma orientação precisa, seria necessário você fornecer as dimensões da laje (comprimento e largura), bem como as do vão a ser aberto e qual a posição desse vão na laje.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região