Abrir caixa de tomada de embutir em parede estrutural de concreto armado

Moro em um apartamento construído em parede estrutural de concreto armado medindo 10 cm, a construtora entregou minha unidade com as caixas de tomadas bastantes baixas, minha dúvida é se afetaria a estrutura caso eu abrisse nessas parede (3 distintas) caixas de tomadas tradicionais acima das tomadas originais, o tamanho é o padrão original de 10 cm de altura x 5 cm de largura x 5 cm de profundidade no caso a profundidade atinge 50% da parede que mede 10cm de diâmetro e não há necessidade de cortar vergalhões, o rasgo será apenas no concreto estrutural; saliento que eu não teria que rasgar a parede para passar conduíte pois eu usaria a eletro fita.

Abrir caixa de tomada de embutir em parede estrutural de concreto armado

Moro em um apartamento construído em parede estrutural de concreto armado medindo 10 cm, a construtora entregou minha unidade com as caixas de tomadas bastantes baixas, minha dúvida é se afetaria a estrutura caso eu abrisse nessas parede (3 distintas) caixas de tomadas tradicionais acima das tomadas originais, o tamanho é o padrão original de 10 cm de altura x 5 cm de largura x 5 cm de profundidade no caso a profundidade atinge 50% da parede que mede 10cm de diâmetro e não há necessidade de cortar vergalhões, o rasgo será apenas no concreto estrutural; saliento que eu não teria que rasgar a parede para passar conduíte pois eu usaria a eletro fita.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

L2p Engenharia
L2P Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) L2P Engenharia - há 4 anos

Tiago

O ideal seria você contratar um engenheiro civil que solicitará o projeto estrutural do edifício para a construtora e de posse dele poderá avaliar a possibilidade da instalação da tomada no local e como deverá ser a execução.

Lembrando que conforme a "NBR 16.280 Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas — Requisitos" toda obra deve ser projetada e executada por profissional habilitado com recolhimento de ART/RRT.

Portanto de qualquer forma será necessário a contratação de um engenheiro.

Ficamos à disposição.

L2P Engenharia.

Responder
Ottaviano Giannella
Manutenção Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manutenção Ar Condicionado - há 4 anos

Bom dia Por mais simples que for o serviço sendo em parede estrutural

Os técnicos e engenheiros irão ser unanimes em falar que não se deve mexer com as paredes estruturais.

mas se ainda quiser você terá que contratar um engenheiro civil para obter uma ART e assim você estará respaldado junto ao seu condomínio.

Responder
JAP Construções e Reformas João

acho difícil a construtora ter colocado caixa na viga ou pilar, mas se isso tiver acontecido, a parede é embolsada então se corta apenas o embolso e para colocar a caixinha corta ela ao meio isto é: do fundo para frente assim ela vai ficar mais raza ficando na altura ideal para não precizar cortar o concreto. nunca se corta estrutura.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Acho estranho ser de 10 cm esse bloco, geralmente é de 20 ou no minimo de 15... mas não é indicado fazer esses cortes na horizontal...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região