É possível abrir uma janela em uma parede sem colocar verga?

Gostaria de saber se pode abrir uma janela em uma parede pronta sem colocar verga.

É possível abrir uma janela em uma parede sem colocar verga?

Gostaria de saber se pode abrir uma janela em uma parede pronta sem colocar verga.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Eduardo
Particular - há 4 anos

Bom dia.

Tenho um cliente com uma casa de uns 65 anos de idade, toda de alvenaria estrutural, as fileiras do piso de baixo do sobrado são duplas 30cm, nós gostariamos de abrir uma porta balcão através de um vão de cerca de 2 metros.

Iremos utilizar perfil de aço devidamente dimensionado para tal modificação, porem tenho uma duvida, esta viga nova, ira fazer com que as cargas pontuais desçam sobre os tijolos nas laterais e em seguida no baldrame.

Existe risco de recalque ou quebra de baldrame? Pode aparecer rachaduras?

O que aconselha?

abracos....!!!

Alderlan de França Inácio

Não aconselhável fazer mais e possível sim , ter uma avalição da situação pois já teve caso que um cliente que queria mudar o banheiro de lugar , ai tivemos que mudar a janela fizemos e deu certo .

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Marcio Gomes para dispensar um elemento estrutural tão importante, só mesmo tendo certeza da carga que vai ser suportada e se vc vai fazer a parede com bloco de 30 Mega Pascal ou maior ou menor. Precisa de um engenheiro residente na sua obra pra resolver isso.

Responder
Gildo Carvalho Santos
Gildo Carvalho Arquitetura E Interiores (Recife, Pernambuco) Gildo Carvalho Arquitetura E Interiores - há 7 anos

As vergas são assentadas nos espaços que se abrem para colocação de janelas, portas, vãos de passagens e aberturas em geral, desta forma a carga que antes era concentrada nos tijolos retirados é direcionada através da verga para a parede que se encontra ao lado da janela, porta ou outro espaço. Por norma é obrigatório a colocação de vergas e contra vergas em esquadrias e apenas vergas nos vãos de passagens ou qualquer abertura na parede, para que seja dada maior segurança a edificação. No caso de não colocação de verga, toda a carga que se encontra acima da esquadria (janela ou porta) será distribuída nos perfis superiores da janela ou porta (grade), causando o chamado empeno e dificultado a abertura ou fechamento das esquadrias ou portas. Nas aberturas chamados vãos de passagens, a ausência de verga pode acarretar ruptura e posterior quebra da parede vindo a provocar o colapso da edificação. As contras vergas são utilizadas da mesma forma que as vergas, porém são colocadas na parte debaixo das janelas, isso é solicitado principalmente nas edificações financiadas pela Caixa Econômica Federal e alguns outros bancos. Outra coisa, o tamanho da verga e contra verga devem ser maiores que o vão de abertura, seja porta, janela ou aberturas em geral, no mínimo 20 cm de cada lado, para que esse comprimento a mais faça a distribuição da carga em cima de pelo menos um tijolo. Em caso de aberturas acima de dois metros de largura, se faz necessário a consulta a um profissional habilitado para que seja feito o calculo da verga ou em caso especifico o reforço da viga existente da edificação. Na ilustração anexa segue como funciona a distribuição de cargas em uma janela.

Responder
Lenildo Farias
Particular - há 7 anos

Olha isso não é correto. Está mechendo com a estruturação da parede aconselho para a segurança de seu imóvel por uma verga ok

Att: lenildo