Qual a diferença de aço galvanizado e ferro galvanizado em um projeto de instalação de sprinkler?

Em um projeto de sprinkler tenho muitas tubulações de aço galvanizado, mas só estou encontrando orçamento para ferro galvanizado. Faz muita diferença?

Qual a diferença de aço galvanizado e ferro galvanizado em um projeto de instalação de sprinkler?

Em um projeto de sprinkler tenho muitas tubulações de aço galvanizado, mas só estou encontrando orçamento para ferro galvanizado. Faz muita diferença?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Antonio
GR Montagens Industriais (Ribeirão Preto, São Paulo) GR Montagens Industriais - há 6 anos

Boa tarde a diferença entre tubos aço carbono galvanizados e tubos aço carbono preto conforme varios projetistas descrevem no projeto é simplesmente a galvanização para dar mais proteção ao material isso depende de cada cliente pois os tubos aço carbono preto tem melhor custo beneficio em torno de 30% em relação do galvanizado e as normas do bombeiro as duas são aceitas sem problemas algum,eu particularmente gosto de usar o tubo aço carbono preto,o galvanizado solta algumas particulas internas obstrui a passagem da agua principalmente de bicos de sprinklers que tem um orificio pequeno,só para lembrar tubos din 2440 nas normas mudou para /nbr 5580, os tubos sem costura são muintos usados em sistemas de vapor e condensado,que é fluido + calorias/KCAL,/kilos + caloria.

Responder
José Antonio Pereira da Luz
Alkanse Equipamentos Eletrônicos Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Alkanse Equipamentos Eletrônicos Ltda - há 6 anos

Os tubos que compõem os sistemas de chuveiros automáticos variam de acordo com o tipo de ambiente e a classe de risco de incêndio. Os mais usuais são as tubulações de aço carbono (com ou sem costura) e os tubos de cobre. Também são bastante utilizados os tubos de CPVC (policloreto de vinila clorado) com conexões soldadas, fabricadas em consonância com as NBR 15.647 e 15.648. De rápida execução, esses sistemas são indicados para ocupações de risco leve e sujeitas a pressões de até 1,2 MPa.

Responder
Pedro Tadeu de Lima

Tubulação de ferro, tecnicamente, não existe. Vulgarmente o aço de baixo teor de carbono e sem liga é chamado erroneamente de ferro. Ferro é o mineral encontrado na natureza, existe o ferro fundido, com mais de 4% de carbono e o ferro nodular, o ferro fundido já foi utilizado em tubulação, principalmente de gás, hoje abolido.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Ambas as tubulações devem ser DIN, sem costura, para aguentar pressão;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de contra incêndios na sua região