Qual transformador devo usar para máquina de lavar 172V?

Adquiri uma máquina de lavar com 172V, potência de 1250W, gostaria de saber qual o tipo de transformador que devo adquirir para que ela funcione (5000va?). No meu prédio a potência é de 220V. Máquina de Lavar é da marca midea de 11kg. Outra dúvida é se uma vez usando o transformador o consumo de energia é muito alto? Obrigada

Qual transformador devo usar para máquina de lavar 172V?

Adquiri uma máquina de lavar com 172V, potência de 1250W, gostaria de saber qual o tipo de transformador que devo adquirir para que ela funcione (5000va?). No meu prédio a potência é de 220V. Máquina de Lavar é da marca midea de 11kg. Outra dúvida é se uma vez usando o transformador o consumo de energia é muito alto? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: No minimo de 2000W

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

Izabel Bom dia

Notei que foi descrito na sua dúvida o valor de voltagem de 172V. Gostaria de saber se realmente é esse valor, ou caso tenha digitado por engano que o real valor é na realidade de 127V, este sim é um valor considerado padrão, mas não presente em todas as localidades brasileiras.

Se for 172V será necessário produzir o transformador somente sob encomenda.

Se for 127V é possível encontrar no mercado transformadores de diversas potências, sendo altamente recomendável adquirir um de no mínimo 2000W para que possa trabalhar com uma boa margem de folga. Esta opção só é recomendável caso sua localidade não tenha disponível a tensão de 127V entre fase e neutro. Se tiver, vale a pena uma verificação de medição com um profissional da área elétrica, pois assim ficaria dispensada a necessidade de investir em um transformador.

Caso não seja possível, por ser um equipamento que é usado poucas vezes durante a semana, é importante desligar o transformador da tomada, pois assim evita-se consumo desnecessário de energia sem carga conectada a saída.

Espero ter ajudado

Eduardo Vituri

Responder
Eduardo Villanova
Eletrotécnica Villanova (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Eletrotécnica Villanova - há 2 anos

Mínimo de 2000W a 2500W o transformador precisa trabalhar com folga, quanto a gastar muito o transformador vai gastar toda a potência disponível, ou seja 2500w direto ligado, caso vc resolva utilizar um transformador ele deve ficar ligado somente em quanto a máquina estiver em uso. Acabou de usar desliga o transformador da tomada, Vale lembrar que água e energia e perigoso pode levar a morte ! É bom não facilitar!

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Izabel,

Primeiramente recomendo que solicite a um eletricista que avalie a instalação elétrica da sua residência.

A máquina de lavar deveria ter uma tomada para uso específico e este circuito deve ser protegido de choques e fugas de corrente por um IDR de alta sensibilidade.

Apenas um profissional será capaz de avaliar isso.

Ele também será terá condições de avaliar a possibilidade de alimentação em 127V sem precisar de transformador.

Não recomendo o uso de transformadores, pois é preciso ter alguns cuidados, como colocá-lo em um local com circulação e troca de ar, pois ele esquenta, além de ter um nível de consumo além do equipamento a que ele está conectado, gerando aumento no valor de conta de luz.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região