Água da chuva que mina na parede do lado de dentro do apartamento.

Meu apartamento é o último andar. Dependendo da intensidade da chuva, a parede da sala , mais ou menos um palmo para baixo da janela, começa a minar água. Já passei vedador pensando que estivesse entrando água pela janela, mas não adiantou. A água mina por um risco que tem na pintura da parede... a pintura é grafine. Segue foto do trinco.

Água da chuva que mina na parede do lado de dentro do apartamento.

Meu apartamento é o último andar. Dependendo da intensidade da chuva, a parede da sala , mais ou menos um palmo para baixo da janela, começa a minar água. Já passei vedador pensando que estivesse entrando água pela janela, mas não adiantou. A água mina por um risco que tem na pintura da parede... a pintura é grafine. Segue foto do trinco.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Denilson Maciel

Bom dia Fernanda, espero que já tenha resolvido seu problema mas se ainda não, você mesma já descobriu o que está acontecendo, depois que o "pedreiro" deslocou sua calha esse problema apareceu, então está aí seu problema, quando você fixar essa calha calafetando a mesma, seus problemas vão acabar, boa sorte.

Responder
Ronaldo Pasquarelli
Pasquarelli Engenharia (Santos, São Paulo) Pasquarelli Engenharia - há 7 anos

Prezada Fernanda, Percebe-se na sua foto uma fissura que desce pelo canto da janela, pode ser proveniente de falta de contraverga na construção, dentre outros problemas estruturais caracteristicos de apartamentos de ultimo andar, se essa fissura estiver também pelo lado de fora, possivelmente em dias de chuva forte como vc disse, ocorre a infiltração, veja se consegue tirar uma foto externa e publica pra elucidar mais o problema .'.

Responder
Marcio Pianowski
Marcio Pianowski Reformas (Cotia, São Paulo) Marcio Pianowski Reformas - há 8 anos

Fernanda,

me deparei com o mesmo problema num ap em sao paulo,,,, e minava agua pelo beiral da cobertura., na verdade, nas rachaduras existentes...

Solucao? Instalamos pingadeiras em toda area de pingadeiras, claro por conta do condominio.

Pode ser o mesmo problema seu

Responder
Fernanda
Particular - há 8 anos

Almir e Renato, desde já agradeço a atenção. Renato,não sei se foi coincidência, mas a água começou minar na parede após o calheiro descolar o conduíte (não sei ao certo como chama, a parte da calha que desce a água do telhado para a rua) da parede lateral ao da janela, mas fica a uma distância de uns 4 palmos da janela. O que aconteceu foi que ao concretar a base da caixa de água, o pedreiro jogou o resto de cimento pela calha abaixo. Conclusão entupiu. Então veio o calheiro, inutilizou a parte debaixo e para fazer uma emenda, ele teve que desgrudar a calha da parede onde estava fixada, saindo junto um pouco da texturização da parede. Será que foi isso? Pela distância não sei se é o caso.

Fernanda
Particular - há 8 anos

Almir e Renato, desde já agradeço a atenção. Renato,não sei se foi coincidência, mas a água começou minar na parede após o calheiro descolar o conduíte (não sei ao certo como chama, a parte da calha que desce a água do telhado para a rua) da parede lateral ao da janela, mas fica a uma distância de uns 4 palmos da janela. O que aconteceu foi que ao concretar a base da caixa de água, o pedreiro jogou o resto de cimento pela calha abaixo. Conclusão entupiu. Então veio o calheiro, inutilizou a parte debaixo e para fazer uma emenda, ele teve que desgrudar a calha da parede onde estava fixada, saindo junto um pouco da texturização da parede. Será que foi isso? Pela distância não sei se é o caso.

Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Caro Almir. Não é música do Dalton mas é muito estranho rsrsrs. Aconselho verificar a planta hidráulica do imóvel e ver se passa algum coletor de águas da laje ou da calha. Pode ser absurdo, mas já aconteceu conosco de tubulações de águas passarem pela sala de visitas, meio absurdo mas possível. Fora isso, pode ser a parte superior da parede. Pode ter alguma trica superior, e com chuva forte, a água penetra e "caminha" por dentro da parede até encontrar uma saída. Espero ter ajudado e estamos à disposição. Abraços.

Responder
Almir Barbosa Barros

Boa tarde.

Na minha experiência e de meu conhecimento, geralmente quando isto acontece devesse averiguar toda a lage rachaduras, trincas tratar essas conformidades remover toda sujeiras , partes soutas de alvenaria, fazer um recapiamento em toda a lage se for necessário e por final aplicar um bom produto de mercado de emulsões de vedação contra passagem e infiltração de água.