Como proceder com minha construção?

Possuo um terreno em declive e estou pensando em construir, mas me deparei com um problema, o vizinho de baixo já construiu a casa dele, mas não deixou a tubulação para água de chuva que meu terreno precisa. Ele mencionou colocar a tubulação no terreno ao lado dele porque ainda não tinha construção.

Sei que a lei diz que o vizinho inferior é obrigado a deixar eu passar minha tubulação de água de chuva, mas neste caso como devo proceder? Existe essa possibilidade de passar no terreno ao lado dele? E se o terreno vizinho superior começar a construir, ele também precisa passar a tubulação dele, no caso seriam 2 tubulações passando em um mesmo terreno inferior?

Já notei que o meu vizinho cuja casa já está construída é muito chato. Como farei?

Como proceder com minha construção?

Possuo um terreno em declive e estou pensando em construir, mas me deparei com um problema, o vizinho de baixo já construiu a casa dele, mas não deixou a tubulação para água de chuva que meu terreno precisa. Ele mencionou colocar a tubulação no terreno ao lado dele porque ainda não tinha construção.

Sei que a lei diz que o vizinho inferior é obrigado a deixar eu passar minha tubulação de água de chuva, mas neste caso como devo proceder? Existe essa possibilidade de passar no terreno ao lado dele? E se o terreno vizinho superior começar a construir, ele também precisa passar a tubulação dele, no caso seriam 2 tubulações passando em um mesmo terreno inferior?

Já notei que o meu vizinho cuja casa já está construída é muito chato. Como farei?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Pode passar pelo terreno do lado... não tem problema... não precisa ser diretamente o que fica na reta... evite problemas...

A disposição;

Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Normalmente em lotes com declividade existe uma área de servidão, isso pode ser consultado na planta do loteamento, no caso de invasão desta área pelo seu vizinho cabe uma denuncia a secretaria de obras do municipio, para passar a tubulação pelo seu vizinho caso haja concordância com o vizinho ao lado vocês podem construir uma caixa onde vai se juntar a sua tubulação e a do seu vizinho e dai uma unica tubulação iria passar pelo lote do seu outro vizinho.

Brigas com vizinhos quase nunca é um bom desfecho para os problemas, mas as vezes se faz necessário.