Agua de chuva em terreno que fica no final de rua declive, como aproveitar a água?

Adquiri um pequeno terreno que é o final de uma rua declive onde será a passagem de muita água de chuva, pois descerá água do telhado de todos os vizinhos e também da rua. E eu não faço ideia do que fazer com tanta água!!! Vou ler e pesquisar o que puder para tentar entender como devo agir. Eu gostaria de aproveitar esta agua para meu uso. Mas não posso fazer uma obra muito cara.Aceito sugestões!

Agua de chuva em terreno que fica no final de rua declive, como aproveitar a água?

Adquiri um pequeno terreno que é o final de uma rua declive onde será a passagem de muita água de chuva, pois descerá água do telhado de todos os vizinhos e também da rua. E eu não faço ideia do que fazer com tanta água!!! Vou ler e pesquisar o que puder para tentar entender como devo agir. Eu gostaria de aproveitar esta agua para meu uso. Mas não posso fazer uma obra muito cara.Aceito sugestões!

13 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Mesmo considerando como agua de reuso, deverá ter filtros pois vira junto com dejetos.... avalie bem, pois pelas fotos... não vejo nenhuma vantagem em fazer tal obra...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Marília, bom dia!

A sugestão do Arq. Watson realmente é muito boa. Quanto a execução sugiro contratar um Engenheiro Civil para elaborar esse Projeto, embora seja de fácil construção, mas requer alguns cuidados que provavelmente o Pedreiro não tenha conhecimento.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Carlos Pires
Itá Arquitetura (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Itá Arquitetura - há 4 anos

Marillia, o filtro com caixa de brita por decantação é a melhor forma de reaproveitamento, mas devo lembrar que a responsabilidade pela coleta de águas pluviais fora do seu lote é de responsabilidade da prefeitura.

Se a rua for sem saída, por exemplo, é seu lote for o último, provavelmente deve ter uma área não edificável no seu lote para passagem de tubulação, ou uma viela sanitária.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região