Água enferrujada

Olá, faz pouco tempo que me mudei para um apartamento, e sempre que abro as torneiras sai água enferrujada durante uns dois minutos. Alguém pode me dizer porque acontece isso? O que eu tenho que fazer para solucionar esse problema?

Água enferrujada

Olá, faz pouco tempo que me mudei para um apartamento, e sempre que abro as torneiras sai água enferrujada durante uns dois minutos. Alguém pode me dizer porque acontece isso? O que eu tenho que fazer para solucionar esse problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
DTH Engenharia Elétrica

Olá Marianne...

Sua tubulacao de água é feita de ferro, que tem alta corrosão em contato com água, ou seja, há ferro oxidado em contato com a água que a sra consome.

Cuidado, pois o ferro em excesso no corpo causa fadiga, perda de peso, queda de cabelo, perda de libido e outros problemas a saúde.

Meu conselho é trocar a tubulacao de agua fria por pvc e a tubulacao de água quente, se tiver, por cpvc ou ppr.

Espero ter ajudado.

Responder
Monica Baron
Particular - há 5 anos

No meu apto tambem.sai agua enferrujada ja botei no livro do condominio mas ele nao faz nada nem respondeu nao adiabta eu trocar meus encanamentos se os do predio nao forem.trocados, queria saber se tem algum orgão q eu possa denunciar pq essa agua com ferrugem faz muito mal a saude a pele ela entra nos olhos no banho e pra escovar os dentes mesmo deixando 2 minutos a torneira ligada pra sair a ferrugem fica sempre algum residuo, tenho um filtro everest pra beber agua q sai limpa mas mesmo a agua pra se lavar , lavar as louças e pra escovar os dentes faz muito mal estou com a pele ressecada olhos ardendo sou obrigada a usar agua do filtro pra escovar os dentes deveria ter uma lei q obrigue a trocar os encanamentos por pvc

Marcio Ribeiro
Ribeiro & Silva Instalaçao E Manutençao Hidraulica (Pinhais, Paraná) Ribeiro & Silva Instalaçao E Manutençao Hidraulica - há 9 anos

Boa tarde Marianne, pelo que voce diz suponho que seu predio seja antigo e sua tubulaçao seja de ferro galvanizado, nesse caso nao ha nada o que fazer pois se voce trocar toda a tubulaçao de seu apartamento o resto da tubulaçao de seu predio ainda continuara sendo de ferro e consequentemente a ferrugem continuara saindo na agua .

Responder
Allan
Sanitiza Serviços De Limpeza (Jundiaí, São Paulo) Sanitiza Serviços De Limpeza - há 9 anos

Olá Marianne,acredito que seu problema pode ser em relação a tubulação juntamente com caixa d'água suja.Verifique com seu síndico ou zelador essas informações,a troca da tubulação e a limpeza da caixa d'água resolveria seu problema.

Em nossa empresa realizamos a limpeza da caixa d'água de nossos clientes de 6 em 6 meses,não se esqueça de verificar com seu síndico ou zelador qual a data da última limpeza da caixa d' água.

Responder
Nelson N. Pereira Jr.
Metrópole Consultoria, Projetos & Reformas (Praia Grande, São Paulo) Metrópole Consultoria, Projetos & Reformas - há 9 anos

Como você disse que mudou recentemente procure saber 1° se os encanamentos da sua unidade são de ferro, se já forem de PVC informe-se com o síndico do condomínio se as prumadas também são, muitas vezes o apartamento foi reformado mas o prédio ainda possui prumadas antigas.

Responder
Willian Gomes
Wg Encanadores (Praia Grande, São Paulo) Wg Encanadores - há 9 anos

Boa noite ! Marianne, A Tubulação do eu imóvel deve ser de ferro, pelas características que você está apresentando. Será necessário a troca da tubulação por tubos de PVC (tubo marrom de plástico), existe também no mercado da construção civil, uma nova forma de fazer este tipo de tubulação com mangueiras de alta pressão PEX.( Mangueiras plasticas de Poletileno reticulado ) é mais prático, Poucos encanadores conhecem este material e a forma de trabalhar com ele. Para saber qual é a melhor opção para o seu imóvel, é necessário a vista de um técnico para avaliar a estrutura do imóvel e se realmente é necessário a troca total ou parcial dos tubos. Já aconteceu comigo de ter uma obra onde foram trocados algumas partes de ferro por PVC e outra parte continuava de ferro. descobrimos as partes de ferro e conseguimos resolver o problema sem a necessidade da troca total. Sucesso e obrigado por expor a sua dúvida, espero ter ajudado.

Responder
Sergio de Souza
Eletriksysten Sergio Souza (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletriksysten Sergio Souza - há 9 anos

olha na minha época se falaria em canos de ferro nas transmissões de águas provi ais mais hoje no seculo 2o não mais usa se isto temos o direito de estar usando tecnologia em matéria plastica seja de matéria em PVC ou polietileno plastico mais amigo não tem muito que fazer a não ser esperar escoar a água da torneira para poder usa la e se positivável para bebe la ferve e filtrar antes de beber valeu bom fim de semana jb systen me

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Oi , ,, sua situacao e delicada ,, porque metade ou toda sua intalacoes de agua e de ferro fundido ,,, muito usado nos edificios antigos ,por nao existir ainda o pvc ,, //ate que seja trocada ,, o mellhor e beber agua filtrada ,, pois infeciona os rins ,, ///pela manha voce abre a torneira e deixa escorrer um pouco de agua ,,, ela e escura porque a noite a ferrugem se deposita no cano ,, //eu sou empreiteiro edmilsom se quiser alguma opiniao faco questao de orientar ,,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região