Porque a água quente das placas não sobe no boiler?

Saudações,

A caixa d´água de alvenaria da minha casa estava com infiltrações e teve que ser esvaziada e impermeabilizada novamente. Do lado desta caixa d´água tem um boiler de 400 litros que fornecia água quente para a casa. Depois da reforma da caixa d´água a água quente das placas não sobe mais até o boiler, ficam faltando uns 10cm para chegar ao topo do cano que sai das placas e sai no boiler. Já fiz limpeza das placas, esgotei a água suja, verifiquei bolhas de ar, refiz todo os pontos que pudessem estar afetando a circulação da água, porém não sei o que pode estar impedindo de chegar a água quente no boiler. Peço ajuda antes de ter que contatar alguém habilitado para resolver meu problema, que acredito ser simples mas além do meu conhecimento.

Porque a água quente das placas não sobe no boiler?

Saudações,

A caixa d´água de alvenaria da minha casa estava com infiltrações e teve que ser esvaziada e impermeabilizada novamente. Do lado desta caixa d´água tem um boiler de 400 litros que fornecia água quente para a casa. Depois da reforma da caixa d´água a água quente das placas não sobe mais até o boiler, ficam faltando uns 10cm para chegar ao topo do cano que sai das placas e sai no boiler. Já fiz limpeza das placas, esgotei a água suja, verifiquei bolhas de ar, refiz todo os pontos que pudessem estar afetando a circulação da água, porém não sei o que pode estar impedindo de chegar a água quente no boiler. Peço ajuda antes de ter que contatar alguém habilitado para resolver meu problema, que acredito ser simples mas além do meu conhecimento.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Paulo W Silva
Particular - há 3 anos

Abra a conexão superior de entrada da placa, deixe a água voltar até sair todo o ar OU abra a conexão inferior da placa mais baixa, conecte uma mangueira e ENCHA todas as placas de água, o ar sobe para o boiler e é eliminado pelo respiro (cano que ficar aberto e virado para cima e mais alto que a caixa d"água). Claro veja a altura da água na caixa de água fria antes de tudo isso, se tiver abaixo do boiler regule a boia para que fique acima).

Cassio Braga
Particular - há 6 anos

Faz um longo tempo que fiz essa pergunta, agradeço a todos que tentaram ajudar. Acabei contratando um profissional para resolver o problema. A solução, como eu mesmo tinha já percebido na minha pergunta, foi mesmo simples de solucionar. Ao ter feito o reparo na caixa d´água, tive também que trocar a bóia que estava começando a apresentar problemas. Ao colocar tudo novamente, a bóia nova estava posicionada para fechar com a água mais embaixo do que a anterior, o que deixava o nível do boiler abaixo da entrada da água quente. Então o técnico precisou apenas subir a bóia até que a água das placas alcançassem novamente o boiler para fechar o ciclo.

Delei
Particular - há 6 anos

Verifique se as placas estão no mínimo uma 10 ou 15 cm abaixo do boiler, outro fator é a espessura e os ângulos da tubulação que manda água para as placas, quanto mais grossa for mais vai ter força para empurrar a água quente para o aquecedor.obvs: um aquecedor desnível nunca deve ser instalado em nível, blz?

Sérgio Dalla Rosa
Água Quente Solar Eireli-Epp (São Bernardo do Campo, São Paulo) Água Quente Solar Eireli-Epp - há 7 anos

Verifique a inclinação das placas no telhado. Elas não podem ficar "retinhas". Tem que ter uma pequena inclinação, fazendo com que o ar vá subindo, entrando no boiler.

Verifique se não tem algum sifão formado no retorno da água quente.

Verifique a altura da boia da caixa de água fria.

Se o boiler está ao lado da caixa de água fria, o nível da mesma tem que estar acima do boiler.

Responder
Vicente Juvenasso Neto
Técnico Em Piscinas (Santa Isabel, São Paulo) Técnico Em Piscinas - há 7 anos

Procedimento correto seria mesmo desconectar as placas,se tratando de ar ...como disse meu amigo ,a maioria dos técnicos tem seus meios de resolver este problema, o uso de um reservatório de água contrário enchendo novamente as placas pode resolver o problema...é como se fosse encher uma mangueira de nível,eliminar todo ar existente antes do uso

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de painéis solares na sua região