Como saber se a rede elétrica está sobrecarregada?

Comprei essa fritadeira, e quando cheguei em casa percebi que o pino é mais largo do que as tomadas aqui de casa. Pesquisei pra lá e pra cá, vi algumas pessoas que diziam que suas fritadeiras eram de 16A, 19A etc e percebi que teria que mudar minhas tomadas, porém não sei se os fios aguentam aparelhos de potência maior assim. Olhei a tomada da minha geladeira por curiosidade e o pino marca 10A/250V e tá ligada e funcionando normal. O pino da fritadeira marca 12A/250V, aparentemente, só 2A a mais que a geladeira... Minha pergunta é, posso ligar a fritadeira aqui na rede, uma vez q ela parece ter apenas 2A a mais que a geladeira? Ou corre o risco de estragar o aparelho ou sobrecarregar a rede?

Como saber se a rede elétrica está sobrecarregada?

Comprei essa fritadeira, e quando cheguei em casa percebi que o pino é mais largo do que as tomadas aqui de casa. Pesquisei pra lá e pra cá, vi algumas pessoas que diziam que suas fritadeiras eram de 16A, 19A etc e percebi que teria que mudar minhas tomadas, porém não sei se os fios aguentam aparelhos de potência maior assim. Olhei a tomada da minha geladeira por curiosidade e o pino marca 10A/250V e tá ligada e funcionando normal. O pino da fritadeira marca 12A/250V, aparentemente, só 2A a mais que a geladeira... Minha pergunta é, posso ligar a fritadeira aqui na rede, uma vez q ela parece ter apenas 2A a mais que a geladeira? Ou corre o risco de estragar o aparelho ou sobrecarregar a rede?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Mateus
Particular - há 5 meses

Você deve dividir a potência em WATTS do seu aparelho (no meu caso é 1970) e pela corrente de energia (127 ou 220).

E então o valor que você terá será a AMPERAGEM que o aparelho consome.

Se seu fio for 2.5MM suporta até 20A, mas o indicado é subir a espessura do fio, ao menos da tomada que vai ser ligado o eletrodméstido. Este fio deve ser direto até o disjuntor da cozinha e ter um apenas para ele, assim você evita dor de cabeça.

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Ednan,

As tomadas convencionais que temos em casa, podem ser encontradas com capacidade de condução de corrente elétrica de 10A ou 20A. Isso é feito por uma questão de segurança, onde através de um encaixe mecânico, impede que em um ponto de tomada especificado para um equipamento que consome no máximo 10A possa ser ligado um equipamento que consome uma corrente maior.

No projeto elétrico, é previsto a alocação de tomadas e seu dimensionamento de proteção e cabeamento.

Recomendo que você contrate os serviços de um eletricista para que avalie as instalações e veja os meios para ligar o seu aparelho.

Espero ter ajudado.

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 3 anos

Sempre siga o Manual de instruções. Os dados são diferentes pra 220v e pra 127v. Sugiro que faça um circuito exclusivo na cozinha, com uma tomada mais potente, assim vc poderá ligar qualquer equipamento nela, um de cada vez. Deverá ter um disjuntor adequado e uma espessura de cabo, tb.

Joel Ubiratan Vitorino Pinheiro de Oliveira

Boa Tarde Ednan Domingos, não aconselho a ser usado essa tomada, em instalações elétricas seguimos orientações de normas especificas em diversas área da elétrica, bem no seu caso o plug do seu equipamento requer uma tomada de 20A, todo equipamento que ultrapassa uma corrente (A) de 10A, é necessário um dimensionamento de cabos e proteção para uma TUE (tomada de uso específico), para segurança da sua instalação é aconselhável contratar um profissional qualificado na área.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Esse pino é de 20A. Deve-se analisar o circuito que alimenta a tomada que pretende usar... Veja a quantidade em W do aparelho...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região