Como colocar uma luminária de teto?

Tenho uma luminária com duas lampadas sendo 02 fios cada: preto e brando e no teto tenho dois fios verdes sendo: um fino e um grosso. Tenho que unir os dois brancos da luminária e os dois pretos e depois unir os pretos com o grosso do teto e os brancos com o fino?

Como colocar uma luminária de teto?

Tenho uma luminária com duas lampadas sendo 02 fios cada: preto e brando e no teto tenho dois fios verdes sendo: um fino e um grosso. Tenho que unir os dois brancos da luminária e os dois pretos e depois unir os pretos com o grosso do teto e os brancos com o fino?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Marcelino Azevedo de Jesus

Para sua segurança, contrate um eletricista. Choques elétricos matam, curto circuitos destroem seu patrimônio.

Mas caso o ponto de iluminação já esteja energizado, o correto é depois de ligar preto com preto e branco com branco descobrir quais dos fios da luminária estão ligados ao centro do bocal e ligar ao fio fase( que deve ser identificado, seja ele o fino ou o grosso) e os fios que estão ligados a rosca do bocal e ligar ao neutro, pois isto é essencial para sua segurança durante as futuras trocs de lâmpada.

Também deve ser verificado no interruptor se o retorno está interrompendo o fase ou o neutro, pois é de suma importância que seja interrompido o fase, para que durante uma troca de lâmpada, mesmo com um interruptor desligado, possa haver risco de choque elétrico ou dano a luminária, caso a mesma seja eletrônica.

Caso a sra não tenha conhecimento para realizar estas verificações e as devidas correções, POR FAVOR NÃO SE ARRISQUE, CONTRATE UM PROFISSIONAL CAPACITADO.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Sra. Mirian: Em primeiro lugar é preciso saber se já existia outra luminária instalada no mesmo local. Se sim, fica mais fácil a explicação. A luminária atual possui 2 fios cada sendo um branco e um preto em cada uma, faça o seguinte. Junte um fio branco de uma lâmpada com o fio branco da outra lâmpada. Vai sobrar dois fios pretos, junte-os. A sra. vai ficar com 2 pontas nuas resultado desse processo, correto? Essas 2 pontas, é só ligar uma em cada fio que sai do teto. Porém, lembre-se de desligar o disjuntor que alimenta o circuito (fiação da luminária que está sendo instalada). Em caso de dúvida, entre em nosso site e acesse nossos contato. Estamos à inteira disposição. Abraços.

Responder
Adilson bulgareli Bulgareli
Adilson Bulgareli Manutenção (Jundiaí, São Paulo) Adilson Bulgareli Manutenção - há 8 anos

Miriam pela descrição não é assim, se o fio no teto é verde este é o terra e ele não tem energia. se tudo foi feito correto saindo do quadro de distribuição mas se tu tiver como testar os fios do teto com um rabicho ou um multímetro vai tirar esta duvida, sendo que se tiver vindo energia para tudo e comece de tudo novo começando do quadro. se possível mande fotos que tento avaliar boa sorte.