AJUDA A DECORAR MINHA ACADEMIA SUSTENTAVEL

É UMA ACADEMIA DE 4 ANDARES QUE COMPORTARA VARIAS ATIVIDADES FISICAS E TERA O ESPACO CRIANCA E UMA LANCHONETE

AJUDA A DECORAR MINHA ACADEMIA SUSTENTAVEL

É UMA ACADEMIA DE 4 ANDARES QUE COMPORTARA VARIAS ATIVIDADES FISICAS E TERA O ESPACO CRIANCA E UMA LANCHONETE

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Olá Tamires.

Primeiramente, parabéns pela atitude de querer elaborar um projeto pensando em sustentabilidade, tão em voga na atualidade.

Porém o conceito de projeto sustentável vai além da simples decoração de interiores. É um estilo de vida.

E isso se materializa na arquitetura para atingir as metas para diminuir o impacto que causamos ao meio ambiente.

Se você está pensando em enfatizar a sua academia de um modo sustentável, sugiro que comece pelas atitudes e foco corretos.

Como??? Captação de água da chuva, utilizar materiais existentes na região da sua obra para diminuir o transporte e assim, reduzir a emissão de carbono, Captação de Energia solar para diminuir o custo da energia elétrica, móveis com certificado de reflorestamento, iluminação com luminárias led que tem a garantia de 15 anos sem queimar uma só lâmpada e reduz o consumo de energia em menos da metade.

Enfim. O mobiliário e decoração será a última coisa a se preocupar, será o mais fácil, até.

Com essas dicas que te dei, o seu consumo cairá drasticamente e seu impacto ambiental será recompensado com suas medidas tomadas agora!!!

Se você quer vender esta ideia para o seu cliente, terá que ser coerente com o conceito e não apenas uma "maquiagem" dizendo que sua academia é sustentável. Certo?

Sugiro visitar o site da academia Via Aventura localizada em Curitiba.

Ela é uma referência em projeto sustentável aqui no Paraná. Dê uma olhada!!

Não caberia aqui neste fórum listar todos os itens que podem tornar seu empreendimento sustentável e rentável.

Se quiser mais dicas de sustentabilidade e fazer seu negócio lucrar em até 27% com pouco investimento, entre em contato comigo.

Sou Rômulo Macedo, arquiteto, especialista em projetos sustentáveis, na Studio Lambrequim Arquitetura & Restauração.

Se gostou da publicação, por favor indique.

Obrigado.

um abraço e até mais.

Responder
Gabriela  Mottin
Particular - há 7 anos

Bom dia Tamires! Muito legal que pense em um projeto sustentável, já utilizamos sistemas de energia solar e de reuso de água que acredito que funcionariam super bem na tia academia, pois apesar do investimento inicial ainda ser um pouquinho acima do normal, vai te reduzir consideravelmente o teu consumo de luz e água! Como falaram os demais profissionais, o ideal seria contratares um profissional especializado para te ajudar a montar o teu programa de necessidades e a te ajudar no projeto certinho. Me coloco a disposição para demais perguntas. :)

Abraço,

Arq. Gabriela Mottin

Anderson Roberto Silva
Anderson Roberto Designer De Interiores (Salvador, Bahia) Anderson Roberto Designer De Interiores - há 7 anos

Olá Tamires,

Primeiramente recomendo você fazer um planejamento estratégico do seu negócio, onde direcionará você no desenvolvimento do seu projeto. Você terá que ter em mente e, principalmente no papel, seus objetivos e metas para que o profissional (arquitetura ou design) desenvolva uma concepção de projeto mais próxima a sua realidade.

Obrigado.

Responder
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Rodrigo Oliveira Arquiteto e Urbanista - há 7 anos

Bom dia Tamires, ótimo o tema de sua academia. Por ter um perfil diferente ela naturalmente lhe oferece a oportunidade de inovar em vários outros pontos como o uso de energias renováveis, reaproveitamento de água, tecnologias construtivas sustentáveis etc.

Além disso ela pede uma identidade arquitetônica muito própria, o que poderá ser alcançado por meio de um trabalho conjunto entre você o o arquiteto que venha a contratar (lembrando que projeto arquitetônico é com arquiteto apenas).

Em caso de dúvidas estou a disposição para saná-las, basta entrar em contato.

Rodrigo Oliveira, arquiteto e urbanista

Responder
Claudio  Cardim
Desenhista Cadista (Recife, Pernambuco) Desenhista Cadista - há 7 anos

Tamires bom dia,concordando com os colegas, também é bom ter também a assessoria de profissionais de educação física. Nós trabalhamos em parceria com um profissional da área, personal trainer e atleta requisitado no Recife, que será muito importante no desenvolvimento de projeto para sua academia. ao dispor. Cláudio Cardim arquiteto e urbanista

Responder
Gilberto Gomes De Carvalho

Bom dia Tamires. Meus colegas responderam muito bem seu pedido de ajuda. Só o que posso acrescentar é que o projeto será tanto melhor quanto mais abrangente for. Por exemplo...a decoração deve fazer parte do projeto, e não ser concebida em separado.

Obrigado e boa sorte em sua empreitada.

;)

giba gomes

Responder
Charles Yudi Ogassawara Ogassawara
Charles Ogassawara Arquitetura (Londrina, Paraná) Charles Ogassawara Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Tamires, o desenvolvimento sustentável envolve o tripé social, econômico e ambiental. Para obter sucesso em seu empreendimento deve levar em conta todos esses aspectos e, inclusive, a gestão sustentável do seu negócio. A arquitetura de interiores e o mobiliário influenciam consideravelmente na qualidade ambiental interna do edifício por isso procure um profissional especializado em Sustentabilidade.

Responder
Tereza  Flesch
T F | A R Q U I T E T U R A (São Paulo Zona Sul, São Paulo) T F | A R Q U I T E T U R A - há 7 anos

Bom dia Tamires,

Muito interessante e atual o seu projeto de academia. Além das sugestões dadas pelo colega acima, você também pode pensar em uso de energias renováveis e adotar o sistema de reuso de água.

Além dessas diretrizes básicas é preciso saber mais informações como: localização; planta baixa; numero de ambientes total; numero de clientes que irá comportar por vez; e assim desenvolver um projeto completo para a sua academia.

O interessante seria você contratar um arquiteto.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Atenciosamente,

Tereza Flesch

Arquiteta Coordenadora

TF | ARQUITETURA

Responder
Cristopher Vieira Gonçalves
Eletrofusion Indústria e Comércio (Juatuba, Minas Gerais) Eletrofusion Indústria e Comércio - há 7 anos

Olá Dr (a) Tamires, tudo bem? Super interessante seu projeto, tratando-se de uma decoração, creio que materiais reciclados e móveis em madeira de reflorestamento, priorizar a ventilação e iluminação natural e jardins internos seriam perfeitos, além, de programas e atividades naturais. A quantidade de idéias para este tipo de projeto é imensa, estou a sua disposição para ajudá-la;

Abraços;

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região