Como instalar chuveiros elétricos?

Olá, preciso de ajuda na instalaçao desses chuveiros. Segundo o projeto do apartamento, os circuitos elétricos dos chuveiros foram projetados para equipamentos de 220V e potência máxima de 3.600 watts, porém foi dimensionado com folga,

admitindo o uso de chuveiros até 5.200W em 220V, sem necessidade de

alteração da alimentação projetada de 6,0 mm² (fiação) e da proteção de 2x32A

(disjuntor). Para instalar os chuveiros de 7800W e 6400W, o que preciso fazer

Como instalar chuveiros elétricos?

Olá, preciso de ajuda na instalaçao desses chuveiros. Segundo o projeto do apartamento, os circuitos elétricos dos chuveiros foram projetados para equipamentos de 220V e potência máxima de 3.600 watts, porém foi dimensionado com folga,

admitindo o uso de chuveiros até 5.200W em 220V, sem necessidade de

alteração da alimentação projetada de 6,0 mm² (fiação) e da proteção de 2x32A

(disjuntor). Para instalar os chuveiros de 7800W e 6400W, o que preciso fazer

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 1
Hipolito José de Oliveira Pinto

Por se tratar de apartamento a distância do quadro de distribuição não deve ser relevante, acredito que é inferior a 30m, e o cabo de 6mm² suporta. Assim tendo 29 A de corrente em 6400W use disjuntor de 35 A e com 35 A de corrente em 7800W utilize disjuntor de 40 A. O ideal é analisar a instalação para conferir a distância garantindo o cabo e disjuntor corretos. Importante também não esquecer o dispositivo DR.

Responder
Carlos Ferreira Da Silva

Recomendo o uso para o máximo permitido, pois aumentar essa carga dos chuveiros acima do dimensionado, possivelmente significará necessidade de aumento de carga geral da(s) unidade(s).

Embora seja um cálculo direto para o circuito individual do chuveiro, é preciso verificar a demanda como um todo, tendo em vista, chuveiros elétricos, serem, em geral a maior carga de uma unidade consumidora residencial.

Chame um técnico profissional evitar custo desnecessário e riscos às instalações.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal seria fazer a troca dos dijuntores e da fiação, mas pense que tem chuveiros com menos tensão que lhe dará a mesmo resultado com economia de energia...

A disposição;

Humberto Quaglio da Silva

Parece ser simples, mas não é, primeiramente é necessário verificar sua entrada, porque vai aumentar a potencia do seu chuveiro, mas e o disjuntor e cabo de entrada suportam esse aumento de consumo do chuveiro junto com os demais equipamentos da residencia?

Já colocou redutor de pressão no chuveiro? esse item faz com que a temperatura se eleve.

Já pensou em colocar aquecedor a gás? este equipamento tem ótimo custo beneficio, aquece mais que o chuveiro, pouca manutenção e o gás é mais barato que a energia elétrica. Não trabalho com aquecedor a gás, mas sou sincero e honesto.

Caso queira visita técnica sem compromisso, entrar em contato.

Responder
Amauri Antonio da Silva

de acordo com o fabricante cabinhos 6mm , djuntores de40amp e fios com emenda bem feitas fita isolante de borracha de ótima qualidade , pois sou eletricista a também verificar a pressão da agua e ver se e nesessario o redutor ,o meu esta bem instalado a 6 anos e nunca deu problemas , ok

Responder
Borges
B.work Serviços Imobiliários (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.work Serviços Imobiliários - há 6 anos

Boa noite, o mais recomendo é solicitar a visita de um técnico eletricista. Mas em grosso modo 95% das instalações de chuveiros de até 7800w as instalações são feitas com 2 cabos fase de 6mm, 1 cabo 2,5mm (fio terra) e disjuntores de 40a. Mas, existem variáveis como queda de tensão pela distância percorrida até o (QGD) quadro geral de distribuição e também, deve ser verificado se os alimentadores do quadro estão subdimensionados para comportar está tensão. Pela norma técnica os circuitos de áreas molhadas, é obrigatório serem ligados em dispositivos residual (DR) que desarmam após detectar a fuga de corrente evitando acidente com choque elétrico. Por isso recomendo que solicite um técnico de elétrica. O serviço que para uns é simples, para outros pode acabar em acidente.

Responder
Djalma Oliveira Chaves
D.o.chaves Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) D.o.chaves Construções - há 6 anos

Bom dia vc tem que trocar os cabos eletricos para 00,6mm e os djuntores para 40 amperes

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 6 anos

Sr. Wallace, o ideal seria a verificação do funcionamento de toda a instalação por um profissional qualificado. Medir corrente, tensões, etc. Existem no mercado equipamentos bastante eficientes com menores potências e boa eficiência como turbo duchas. Agende uma visita de um profissional qualificado. Espero que tenha sido útil.

Alfredo Koury
Alfredo (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Alfredo - há 6 anos

O manual dos fabricantes de chuveiros de 7.800 W e 220 V recomendam fio de p 6mm e disjuntores de 40 A

Recomendam também a instalação de fio terra na mesma medida e conector de porcelana.

Nunca esqueçam de deixar correr bastante água pelo chuveiro para evitar queimar a resistência do

Responder
Enio Luciano da Silva
E L Da Silva Manutençao (Guarujá, São Paulo) E L Da Silva Manutençao - há 6 anos

Para instalar um chuveiro de 7.800 w ou 6800 w ,como é um apartamento acredito não precisar levar em consideração a distancia da caixa de entrada , então você devera usar fio 8mm com disjuntores 40 amp para 7800wts , fio 6mm com disjuntores 35 amp para 6800wts, obviamente você terá que ver a capacidade de saída da caixa de entrada da caixa de entrada principal e a secundaria, de qualquer maneira seria bom contratar um profissional para evitar prejuízos futuros.

boa sorte

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Veja qual é o comsumo em wats de seu chuveiro e divida pela a voltagem que utilizar, amperes = W/Volts (7800 w / por 220 v) com isso encontra a amperagem que seu chuveiro ira consumir e troque seu disjuntor com a capacidade de pelo menos 20% a mais de amperes que seu chuveiro consumir. Fiação de 6mm aguenta até 36 amperes, faça o calculo e veja se sua fiação é suficiente. No caso da fiação ser muito longa, aconselho trabalhar com bastante folga, utilizando fios de 10mm que aguenta até 50 amperes e com não tera muita perca de energia nos cabos (fiação). Fazendo as contas - 7800/220= 35,45 Amperes (use disjuntor de 50 A) fiação - use de 10mm².

Erasmo Bertolino

Mestre de Obras e construtor

Tecnico em eletronica superior

Responder
Ailton Guimarães
Elétrica 24 Horas (Bragança Paulista, São Paulo) Elétrica 24 Horas - há 6 anos

o cabo a ser usado e de 6mm² e o disjuntor e de 40A de preferencia curva C que suporta uma potencia 7500W Ligado em 220v não esquecer do aterramento pois e indispensável quanto as emendas tem que estar bem apertadas e soldada fique com atento com a qualidade

material de isolação

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região