Ajuda na pintura

Minha casa será numa região serrana bastante úmida, me aconselharam a pintar a casa com cal pois isso ajudaria a parede a respirar. Isso é verdade?

Ajuda na pintura

Minha casa será numa região serrana bastante úmida, me aconselharam a pintar a casa com cal pois isso ajudaria a parede a respirar. Isso é verdade?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 3
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Marisa só uma observação no que pode ser barato e não resolver o seu problema:

A pintura com cal é muito fácil de ser feita, com ótimos resultados, desde que a mistura seja bem preparada e aplicada de maneira correta.

A “caiação”, como é chamada a pintura à base de cal, pode ser aplicada em paredes externas e internas, bem como em superfícies rústicas e porosas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto. Mesmo que as paredes estejam úmidas e frescas, ela poderá ser aplicada; só não poderá ser utilizada em superfícies lisas como cerâmica, nem em paredes que já tenham recebido outros tipos de tinta.

Por ser de fácil aplicação e de baixo custo, ela é muito utilizada em grandes áreas como muros, fachadas, casas populares e conjuntos habitacionais.

A caiação não poderá ser feita sobre massa acrílica, nem sobre massa corrida, por não aderir às mesmas. Também não é indicada em superfícies de concreto armado por não proteger a armadura do efeito da corrosão.

Durabilidade

Alguns cuidados deverão ser tomados com relação à área onde será feita a caiação, para que dure mais: a superfície deverá estar firme, sem poeira, gordura, mofo e sem vazamentos, os quais poderão comprometer sua durabilidade.

Com esses cuidados tomados, a pintura poderá ter a duração igual à da tinta convencional, desde que receba fixadores, impermeabilizantes e aglutinantes naturais, como a cola ou o sumo de cactos.

Quanto menos chuva incidir sobre a parede pintada com Cal, mais tempo ela durará.

Para uma melhor aderência, a parede que recebeu a pintura com cal só deverá ser lavada três meses depois de aplicada.

Para uma maior durabilidade da cor, recomenda-se o uso da cal em pasta, do que a em pó.

Prós e Contra da Caiação

Além de ser uma tinta econômica pelo seu rendimento, de fácil aplicação, com uma ótima aderência e durabilidade e fácil de ser encontrada, ela tem como vantagem disfarçar defeitos nas paredes. Por isso é muito utilizadas em paredes rústicas e rugosas.

Ela não agride o meio-ambiente por ser um produto de base mineral, o que a torna ecológica. A sua natureza calcária possui ação fungicida e bacteriana, não possui insumos tóxicos, não forma película e permite que as paredes “respirem”, evitando assim a formação de umidade, e consequentemente, o surgimento de bolor. Por estas qualidades é ótima para proteger paredes expostas às intempéries e maresia.

A pintura com cal resiste às agressões alcalinas, aos raios UV e aos demais poluentes.

Sua desvantagem é não poder ser lavada constantemente e o fato das intempéries causarem um desbote e possíveis descascamentos. Para que isso não venha a acontecer, o local que recebeu a caiação deverá receber uma reaplicação da tinta, em um espaço de tempo menor. Mas se a tinta for de boa qualidade, ela poderá durar tanto quanto uma tinta látex. Tenha a certeza, pois como foi colocado a descoloração ou o tempo de reaplicação são menores.

Responder
wando Rocha

Bom dia marisa , nao indico a pintura de cal , sendo sua casa muito umida , você devera fazer uma impermeabilização nas paredes antes da pintura , recomendo usar tecryl muros e fachadas ,após você pode usar tintas de boa qualidade fosca ou acetinada , indico suvinil toque de seda. Ou se for fosco suvinil fosco completo. O cal nao vai proteger contra umidade .

Responder
Ricardo Castro Dias
Arabesco Pinturas e Limpezas & Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Arabesco Pinturas e Limpezas & Serviços - há 8 anos

Não aconselho, o melhor a fazer e pintar com tinta 100 por cento acrílica, hoje temos no mercado alguns fabricantes que oferecem produtos de alta performance ao intemperes. Além do que, depois de pintado de cal, uma repintura com látex apropriado, se torna muito mais difícil, em uma repintura, você teria que aplicar uma mão de fundo isolante para este cal que foi aplicado.

Responder
Lucas Alves Santos
Las Pinturas em Geral (Ribeirão Pires, São Paulo) Las Pinturas em Geral - há 8 anos

marisa , nao indico a pintura de cal , sendo sua casa muito umida , você devera fazer uma impermeabilização nas paredes antes da pintura , recomendo usar tecryl muros e fachadas ,após você pode usar tintas de boa qualidade fosca ou acetinada , indico suvinil toque de seda. Ou se for fosco suvinil fosco completo. O cal nao vai proteger contra umidade .

Responder
Wesley Silva Silva
WS Pinturas E Acabamentos (Vila Velha, Espírito Santo) WS Pinturas E Acabamentos - há 8 anos

Ola marisa de forma açvuma le aconselho a usar cal use ipermeabilizante cheron willians e sulvinil fachada pois e um produto especial para esse tipo de area e para ajudar na escolha das cores tem um aplicativo totalmente gratis na pagina do face book da ws.pinturas que mostra em tempo real como sua pintura vai ficar depois de pronta

Responder
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Marisa, na sugestão do Wando está correto em se impermeabilizar as paredes tanto interno quanto externo, só adicionaria mais uma observação com relação a tinta. No caso de umidade em casas de serra ou de praia indico primeiro após o tratamento das paredes selador e depois tintas contra mofo e maresias ou tinta anti mofo. Quanto às marcas, no mercado existem grande variedades, faça uma pesquisa preço X rendimento.