Qual fundação utilizar na ampliação de uma escola?

Prezados, sou engenheiro recém formado e estou com dúvida de qual fundação utilizar na ampliação de uma escola, será feira uma nova sala, a planta baixa ja está pronta

Qual fundação utilizar na ampliação de uma escola?

Prezados, sou engenheiro recém formado e estou com dúvida de qual fundação utilizar na ampliação de uma escola, será feira uma nova sala, a planta baixa ja está pronta

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Antonio Marcio oliveira de jesus

Luan nao seria certo outra pessoa fazer esta escolha se nao um engenheiro civil mas ja que voce esta com essa duvida ,sou tecnico em edificaçoes e o que eu faria era indentificar qual foi o tipo de fundaçao utilizada para construir a escola ja que voce vai amplia-la poderia fazer com o mesmo tipo de fundaçao com certeza foi feito estudos de solo para construçao da mesma nao precisaria repetir todo o processo .

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Luan, bom dia!

Fundação é o elemento estrutural que recebe a carga da edificação e a transmite para o solo. Assim sendo sua escolha dependerá fundamentalmente da sondagem do solo a fim de identificarmos sua capacidade de receber a carga determinada pelos demais elementos estruturais, no caso, provavelmente, aquela que será suportada pelos pilares, e daí optarmos se a fundação será direta (sapatas, vigas baldrames) ou indireta (estacas).

Recomenda-se não engastar a estrutura nova à existente, pois com toda certeza haverá recalque na nova fundação.

Pesquise se há projeto estrutural da antiga ou qual empresa (profissional) elaborou o projeto, com base nesse, você poderá repetir a fundação existente, desde que esteja preservado o mesmo cenário.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Elton Macedo
Elton Macedo (Salvador, Bahia) Elton Macedo - há 5 anos

Bom dia Luan. Nesse caso e bom fazer a sondagem do terreno. O tipo de fundação a ser utilizada será definida com o cálculo das cargas da estrutura e essas cargas serão transferidas para a fundação. A partir das cargas e do perfil de sondagem será definido o tipo de fundação.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Tudo dependerá do solo que irá se implantar a obra e o metodo construtivo.... Não pode ir pela cabeça de pedreiros.... somos engenheiros para isso....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região