Ajuda para colocar telhado

Qual o melhor tipo de telhado para cobrir a casa por conta de vazamentos?

Ajuda para colocar telhado

Qual o melhor tipo de telhado para cobrir a casa por conta de vazamentos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Mary Motta
Arquitetura Mary Motta (Marília, São Paulo) Arquitetura Mary Motta - há 8 anos

O tipo de telhado não é tão importante quanto a sua correta execução. Observe que cada tipo de telha, seja ela de fibrocimento, metálica, sanduíche, francesa, romana, etc, requer uma determinada inclinação. Essa inclinação adequada deve vir especificada na hora da compra. Desde que respeitada essa inclinação mínima, e feita uma boa execução da estrutura, com materiais adequados, a chance de ter vazamentos é praticamente nula. Uma outra coisa a se observar, são os telhados embutidos, aqueles que a telha fica oculta atrás de um paredão normalmente. Esses requerem calhas bem eficientes. Calhas mal dimensionadas, mal executadas e com inclinação inadequada são motivo bem comum de vazamentos e infiltrações.

Responder
Juan Jurado
Arquiteto Juan Jurado (Barueri, São Paulo) Arquiteto Juan Jurado - há 8 anos

A Cobertura de qualquer edificação está diretamente relacionada ao Estilo Arquitetônico adotado para o Projeto, porem as Coberturas chamadas de Embutidas precisam de manutenção frequente, pois precisam que suas calhas sejam sempre verificadas para evitar entupimento e possíveis vazamentos sobre a laje.

As coberturas "aparentes" precisam ser instaladas conforme a inclinação prescritas pelo fabricante para evitar vazamentos e temos que atentar ao detalhe que o custo para este modelo de Cobertura sairá mais caro.

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Arq. Juan Jurado

2 fotos
Responder
Tereza  Flesch
T F | A R Q U I T E T U R A (São Paulo Zona Sul, São Paulo) T F | A R Q U I T E T U R A - há 8 anos

Boa tarde Giovana,

Conforme o colega acima escreveu, realmente é muito difícil falar qual o melhor telhado para impedir vazamentos. Isso pode variar de acordo com o local da construção e o sistema estrutural que está sendo utilizado. Seria interessante termos mais informações para elaborar a solução ideal para o seu projeto.

Atenciosamente,

Tereza Flesch

Arquiteta Coordenadora

T F | A R Q U I T E T U R A

Responder
Murilo Torcatti
Colmeia Soluções Construtivas (Itatiba, São Paulo) Colmeia Soluções Construtivas - há 8 anos

Falar em melhor tipo de telhado acredito não ser o termo adequado. Vamos dizer que existem coberturas que exigem manutenção em um maior espaço de tempo. Desde que bem executada, qualquer cobertura pode atender muito bem as necessidades de estanqueidade. Particularmente, se fosse para opinar, gosto muito de trabalhar com Tégula e telhas termoacústicas chamadas de tipo "sanduíche".

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região