Como poderia integrar minha varanda e fecha-la com vidro?

Tenha varandas no meu apto e vou fechar com vidro. Pretendo retirar paredes para incorporar o espaço ao ambiente. É sala estar e jantar / 2 quartos. Precisava de um projeto

Como poderia integrar minha varanda e fecha-la com vidro?

Tenha varandas no meu apto e vou fechar com vidro. Pretendo retirar paredes para incorporar o espaço ao ambiente. É sala estar e jantar / 2 quartos. Precisava de um projeto

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Bruno Sampaio Da Silva

É necessário analisar o projeto estrutural do seu prédio, para sabermos se as paredes podem serem removidas,ou sendo, se são paredes com finalidades estruturais ou se são simplesmente paredes de vedação.Sendo paredes com finalidade somente de vedação é só comunicar ao condomínio,contratar um profissional qualificado para não ter transtorno na execução da sua obra.Tomar todas medidas legais cabíveis para resguardar você como proprietário e o profissional que vai executar sua obra.

Responder
Elaine  Sobral Hormann
Elaine Sobral Hormann Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elaine Sobral Hormann Arquitetura - há 7 anos

Marina fica bacana, o apartamento vai ficar moderno e os ambientes integrados. Ja fiz varios aptos. assim, esta e uma tendencia. Mas para isso e necessario um arquiteto que fara a reforma de maneira profissional, so assim voce pode fazer algo em seu apto.

Espero ter te ajudado. Arquiteta Elaine Sobral Hormann

Responder
Luis Brasil
Luis Brasil - Arquiteto (Juiz de Fora, Minas Gerais) Luis Brasil - Arquiteto - há 7 anos

Olá Marina.

Antes de qualquer iniciativa procure a administração do condomínio para investigar se existe esta possibilidade e quais os procedimentos internos a seguir. O condomínio possuí uma convenção que regulamenta internamente este tipo de obra. Se houver esta possibilidade voce deverá consultar a prefeitura local se existe esta possibilidade e quais as regras para licenciar o projeto e a obra. Nesta fase o arquiteto fará um estudo de viabilidade do projeto analisando todas as questões estruturais e físicas do imóvel, ou seja, pilares, vigas e lajes; demolições; instalações elétricas e hidráulica; escoamento de água; desníveis existentes. A escolha do tipo de vidro e sistema de fechamento deste vão é muito importante. O vidro deverá ser de segurança conforme especificação do condomínio sem descaracterizar as fachadas originais. A abertura destinada a ventilação deverá atender aos parâmetros da prefeitura garantindo assim o conforto e bem estar do morador. Com estas informações o arquiteto deve elaborar um projeto constando todas esta informações de conforto, acessibilidade e integração dos ambientes (varanda x sala de jantar/estar) e licenciar a obra junto a prefeitura local. De posse do Alvará de Construção só comunique à administração do condomínio o dia que pretende iniciar a obra. Espero ter ajudado. Estou a seu dispor para executar os serviços e esclarecer alguma dúvida. Saudações LuisBrasil - arquiteto

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 7 anos

Olá Marina, é uma ótima idéia para quem quer otimizar o espaço do apartamento, mas para isso contrate um profissional habilitado, Engenheiro ou Arquiteto para te orientar e fazer um projeto para que não afete a estrutura do edifício, fico a disposição.

Eng. Bruno da Silva

Responder
Gabrielle Ávila
Particular - há 7 anos

Boa noite Mariana.

Para esse tipo de reforma - integração de ambientes - em apartamento, será preciso a principio consultar o projeto do prédio para ver sobre a estrutura, para que não quebre nenhuma parede estrutural e tenha problemas futuros. A integração dos ambientes é uma ótima ideia para ganhar espaço e deixar seus ambientes mais funcionais. Estou a disposição para futuras dúvidas.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região