Ajuda... viga cedeu

Fiz a cobertura da minha garagem tem 5 meses e a viga de madeira cedeu sobre o portão basculante...o q devo fazer?

Ajuda... viga cedeu

Fiz a cobertura da minha garagem tem 5 meses e a viga de madeira cedeu sobre o portão basculante...o q devo fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Cassia
Amira Projetos de Engenharia (São José dos Campos, São Paulo) Amira Projetos de Engenharia - há 8 anos

Prezada Silmara, boa tarde!

Não temos fotos como referencia mas pela descrição do problema foi uma viga de madeira que cedeu.

A solução mais simples é trazer uma escora de madeira e com a ajuda de um pé-de-cabra ir suspendendo a viga até voltar na posição original se for possível. Use os serviços de um carpinteiro com boas referencias para fazer o serviço. Em seguida coloque outra viga em paralelo com a viga que cedeu (sem tirar a escora) e aparafuse uma viga na outra com parafusos passantes ( no mínimo 5) tamanho 3/8"x8" (10 mmx20mm) com porca, arruela e rosca tipo máquina. Distribua os parafusos ao longo da viga, 3 na parte de baixo e 2 mais acima. Deixe dois dias e reaperte os parafusos. Daí solte devagar a escora e verifique se a viga estala ou volta a ceder. Se não acontecer nada o sistema deve ficar estável por muito tempo. Lembra de reapertar os parafusos a cada 2 meses porque a madeira resseca e a emenda afrouxa. Caso aconteça ceder de novo a situação é bem ruim e o melhor é tirar o telhado e refazer com vigas mais altas (se vc usou viga de 5x15 cm é melhor passar para 5x25. Ficamos à disposição para auxiliar. Sergio Rabay, diretor de engenharia.

Responder
GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Olá Silmara, tudo bom?

O que você diz é muito preocupante porque se a viga cedeu e está forçando o portão a altura, largura, quantidade de ferros e quantidade de cimento necessária pode ter sido dimensionada de forma errada para os esforços solicitantes necessários.

Acho melhor você nem utilizar nesse caso escoramento de madeira não porque caso seja necessário demolição desta viga para execução de outra a melhor opção é uso de escoramento metálico.

Lembre-se, contrate um arquiteto para te orientar quanto a um projeto e tenha a opinião juntamente de um engenheiro para questão de funcionalidade e segurança. Acho no seu caso que você deva chamar um engenheiro civil com muita urgência antes que toda estrutura vá ao chão.

Forte Abraço,Boa Sorte em sua obra e precisando estamos aí!