Fazer ajuste na ferragem da estaca trado é o suficiente?

Na minha obra foram feitas estacas a trado mecânico, ao fazer a caixaria duas estacas estavam fora coisa de cm, o pedreiro fez o ajuste da ferragem entortando duas pernas de ferro formando um L, o engenheiro falou que pode ser feito desse jeito, mas não me convenci muito desse serviço. Minha pergunta é: vou ter algum problema futuramente? Sendo uma das estacas mais reforçada que o engenheiro pediu com 6 ferro de 10mm.

Fazer ajuste na ferragem da estaca trado é o suficiente?

Na minha obra foram feitas estacas a trado mecânico, ao fazer a caixaria duas estacas estavam fora coisa de cm, o pedreiro fez o ajuste da ferragem entortando duas pernas de ferro formando um L, o engenheiro falou que pode ser feito desse jeito, mas não me convenci muito desse serviço. Minha pergunta é: vou ter algum problema futuramente? Sendo uma das estacas mais reforçada que o engenheiro pediu com 6 ferro de 10mm.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Mário Sérgio Matielo
Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio (Águas de Lindóia, São Paulo) Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio - há 2 meses

Havendo o engenheiro responsável analisado o assunto , creio deixará tudo de conforme , porém deve-se analisar se o elemento estrutural que se apoia sobre a estaca está apto à suportar esse deslocamento de apôio .

Seria de bom tom não fazer o "L" com a armadura da estaca e redimensionar o elemento estrutural que se apoia sobre ela.

Entendo como o mais adequado.

Responder
Edileuza Alves
JBQ CONSTRUÇÕES LTDA (São Bernardo do Campo, São Paulo) JBQ CONSTRUÇÕES LTDA - há 2 meses

Bom dia!.

Veja os detalhes, o que foi feito procede, até porque tem um reforço, com a supervisão do engenheiro e do pedreiro , que eu acredito que o pedreiro é um mestre de obra. Nenhum engenheiro faz serviço pondo em risco a reputação dele. Se não tivesse um engenheiro, eu te aconselharia contratar uma Inspeção do Engenheiro. Na construção civil, ou em qualquer serviço de reforma sempre existem alterações , sempre!, e mais vejam como são os projetos Arquitetônicos sempre tem alterações, sempre!, e será sempre assim.