O que devo fazer para proteger e evitar que minha casa alague tendo em vista que moro em região de alagamentos?

O que devo fazer para proteger e evitar que minha casa alague tendo em vista que moro em região de alagamentos? Por trás passa um rio, a uns 5 mts. Nos fundos da minha casa, que transborda, com chuvas fortes, invadindo minha casa.

O que devo fazer para proteger e evitar que minha casa alague tendo em vista que moro em região de alagamentos?

O que devo fazer para proteger e evitar que minha casa alague tendo em vista que moro em região de alagamentos? Por trás passa um rio, a uns 5 mts. Nos fundos da minha casa, que transborda, com chuvas fortes, invadindo minha casa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Alice Raso
Eng. Alice Raso, Ufrj (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Eng. Alice Raso, Ufrj - há 5 anos

Luiz Roberto,

Há leis que proíbem construções nas proximidades de córregos e rios, a fim de PRESERVAR A MATA CILIAR e, consequentemente, a vida destes elementos.

Os rios pequenos seguem alimentado os maiores, e estes deságuam nas lagoas e nos oceanos.

NÃO HÁ como se evitar alagamentos nas proximidades de córregos e rios, até porque as ocorrências de chuvas intensas têm sido cada vez mais constantes em nossas vidas.

O AQUECIMENTO GLOBAL tem provocado variações climáticas cada vez mais surpreendentes e consequentes desastres naturais, de grandes proporções. Como sabemos, o aquecimento do nosso planeta é causado pela poluição pelos veículos, pelas grandes e pequenas indústrias e mineradoras, pelas queimadas e destruição de áreas verdes, etc.

Na costa brasileira há inúmeros casos de destruição das construções em locais onde DEVERIA HAVER somente areia (ou outro solo natural) e a vegetação nativa.

A ganância do homem, ao fazer aterros e ALTERANDO A GEOGRAFIA NATURAL da costa marinha, eliminando sua vegetação, para ali edificar, têm provocado o gradual assoreamento do solo e a conseqüente destruição das suas construções.

O homem não deveria ignorar que a vegetação rasteira de toda praia funciona como barreira das erosões provocadas pelo vai e vém das ondas do mar. Toda VEGETAÇÃO RASTEIRA PRESERVADA assegura a estabilidade do solo que está sob ela.

Alice Raso Camargo Zoss, engenheira civil

Responder
Alice Raso
Eng. Alice Raso, Ufrj (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Eng. Alice Raso, Ufrj - há 5 anos

Luiz Roberto,

Há leis que proíbem construções nas proximidades de córregos e rios, a fim de preservar a mata ciliar e, consequentemente, a vida destes elementos.

Os rios pequenos seguem alimentado os maiores, e estes deságuam nas lagoas e nos oceanos.

Não há como se evitar alagamentos nas proximidades de córregos e rios, até porque as ocorrências de chuvas intensas têm sido cada vez mais constantes em nossas vidas.

O aquecimento global tem provocado variações climáticas cada vez mais surpreendentes e consequentes desastres naturais, de grandes proporções. Como sabemos, o aquecimento do nosso planeta é causado pela poluição pelos veículos, pelas grandes e pequenas indústrias e mineradoras, pelas queimadas e destruição de áreas verdes, etc.

Na costa brasileira há inúmeros casos de destruição das construções em locais onde DEVERIA HAVER somente areia (ou outro solo natural) e a vegetação nativa.

A ganância do homem, ao fazer aterros e mudando a geografia natural da costa marinha, eliminando sua vegetação, para ali edificar, têm provocado a gradual destruição das suas construções.

O homem não deveria ignorar que a vegetação rasteira de toda praia funciona como barreira das erosões provocadas pelo vai e vém das ondas do mar. Toda vegetação rasteira preservada assegura a estabilidade do solo que está sob ela.

Alice Raso Camargo Zoo, engenheira civil