Usei um único fio neutro vindo do quadro para tomadas e lâmpadas, e as lâmpadas não quer aceder ou está acendedor junto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Bom dia, Diemerson! A Engeconsult fica feliz em poder ajudar!!

Bom, quanto ao seu problema, provavelmente deve estar invertida a alimentação. Ou do neutro, ou dos interruptores. Explicamos melhor:

Na prática, normas e por segurança, para fazermos a ligação de um circuito de iluminação levamos neutro e o "retorno" do interruptor à lâmpada. Basicamente, o que vem do interruptor é um cabo que ao ter ser "fechado" no interruptor, permite que a fase (positivo) leve energia para a lâmpada, criando assim o ponto de alimentação. Então, no interruptor tem chegar "fase" (positivo).

Então, quando dizemos "invertido", você deve analisar algumas coisas:

1-Se o cabo que está chegando no interruptor é neutro (negativo) ou fase (positivo);

2-Se o cabo neutro está realmente ligado no seu quadro de circuitos no neutro que vem da rede de distribuição (seu relógio);

3-Se o seu relógio não está com os cabos trocados (sim, por incrível que pareça, já aconteceu comigo de terem invertido durante a instalação);

4-Tente separar o máximo de circuitos (de acordo com o cálculo para atendimento da fase de cada um = somatória das cargas dividido pela tensão, que dá a amperagem máxima de condutores carregados => ver norma para saber a amperagem de cada condutor);

5-No caso de circuitos ou ambientes que tenham mais de um ponto para acender e apagar as luzes (sistema three-way ou four-way) e conjuntos diferentes no mesmo interruptor, os interruptores e sistema requerem um cabo extra de retorno que interligue os interruptores;

6-Se forem duas lâmpadas no mesmo ambiente, e você que apenas uma acendendo por vez, e o interruptor está com duas seções, vale a primeira resposta. Provavelmente está chegando o neutro no interruptor, e quando ascende, faz a ponte e inverte a carga, liberando neutro para todo o sistema. Neste caso, você consegue ver fazendo o seguinte teste: Ascender a luz do quarto e não ascender a da sala (se estiverem no mesmo circuito). Se uma ascende e a outra não, e depois inverter e uma só ascender se a outra estiver acesa, muito provável que tenha sido feita alimentação invertida.

Chame um bom eletricista para dar uma conferida, rapidamente ele identificará onde está a falha de interligação.

Faça os testes e nos informe. Teremos prazer em receber comentários a respeito e sempre aprimorar nossos conhecimentos. E na dúvida, chame um profissional da área para testar com equipamentos específicos (Amperímetros-Voltímetros).

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Deve-se separar por circuitos e fazer a rede com alimentação independente

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região