Alguns serviços tem tabelas de honorários sugeridas, devemos acatar os valores ou podemos trabalhar com um valor menor que o tabelado?

Serviços de Designer e Organização tem tabelas de Associações sugerindo o valor do honorário por tipo de serviço. Para se manter no mercado podemos trabalhar com valores abaixo do sugerido? Ou devemos acatar o valor tabelado ?

Alguns serviços tem tabelas de honorários sugeridas, devemos acatar os valores ou podemos trabalhar com um valor menor que o tabelado?

Serviços de Designer e Organização tem tabelas de Associações sugerindo o valor do honorário por tipo de serviço. Para se manter no mercado podemos trabalhar com valores abaixo do sugerido? Ou devemos acatar o valor tabelado ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Marcia Vilela
Marcia Vilela (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Marcia Vilela - há 6 anos

Olá Raquel! Como disse o colega Eduardo, a tabela de valores de serviços é uma sugestão, um valor médio pelo serviço, porém não aconselho que cobre valores muito abaixo dos valores de tabela porque isso é dar um tiro no pé. A cobrança de valores abaixo da tabela acaba acarretando uma concorrência desleal, uma vez que sempre haverá um profissional que cobrará um valor menor que o seu e aí vc terá que abaixar cada vez mais os valores de seu trabalho. Cuidado para não cair nessa armadilha e acabar trabalhando de graça.

Boa sorte!!!

Responder
Marcelo Barthalo
Favorita Móveis & Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Favorita Móveis & Arquitetura - há 6 anos

Bom dia Raquel!

Existem diversas formas de cobrança de honorários e como é sabido as tabelas existentes são mera sugestão.

Muitos cobram abaixo ou quase nada e outros cobram acima e um absurdo. Acho que o mais interessante é cobrar um valor justo se valorizar como profissional através da qualidade do serviço que você entrega ao cliente.

Espero ter ajudado.

att

Responder
Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Boa Pergunta.

Consideramos que vimemos em uma sociedade regida pelas regras de mercado, não há razão para se prender a tabelas. Creio que os preços sugeridos em tabelas são apenas referências e não regras. Portanto, ninguém receberá 50 chibatadas se cobrar menos. Veja também que, por outro lado, outros profissionais mais consagrados cobram valores superiores. Neste caso, ninguém impede o cliente de pagar mais.

Na verdade, o que lamento no nosso mercado é o aviltamento da profissão. Ou seja, o fato de muitos profissionais fazerem "projetos grátis" para seduzir clientes a executar obras. Isso acontece muito.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode se trabalhar abaixo da tabela, visto que é sugerida e não obrigatório... é o que geralmente fazem os profissionais...

A disposição;

Erasmo Bezerra Da Silva
Marido De Aluguel Todos Os Tipos De Manutençao Residencial E Comercial (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Marido De Aluguel Todos Os Tipos De Manutençao Residencial E Comercial - há 6 anos

Acho que tem valores a serem cumprido mas tem o profissional que sabe hora e valor de ser discreto a relação de valor menor e horário .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região