Eu posso fazer o alicerce de um muro com canaletas e ferro?

Eu posso fazer o alicerce de um muro com canaletas e ferros 5/16 e concretar ?

Eu posso fazer o alicerce de um muro com canaletas e ferro?

Eu posso fazer o alicerce de um muro com canaletas e ferros 5/16 e concretar ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Cesar
Construlíder Empreiteira (São Carlos, São Paulo) Construlíder Empreiteira - há 7 anos

Sim vc pode utilizar canaletas e ferro , mas verique se o solo permite esta utilização , mas se vc utilizar madeira ao inves dos blocos vai melhorar bastante , vc pode desenvolver um baldrame , mas lembrese , consulte um profissional da areo local , pedreiro de confiança ou eng. para uma visita técnica no local para avaliar , nem tudo que serve para uma determinada situação poderá servir para outra , fique atento .

Responder
Irandi
Construções E Reformas I F L E (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construções E Reformas I F L E - há 7 anos

Senho Pedro todos especialistas deram opinião de varias maneiras para construção todas teóricas a minha orientação e que convide alguém especializado pra uma visita e análise e orientaçao no local onde esta localizado posso visita-lo sem compromiço

Responder
Arquiteto Luiz Antonio Mendes

Pedro, é possivel fazer um muro de fechamento de forma mais simples, economizando desta forma! Infelizmente, o que pode parecer um bom solo para vc, para um técnico pode ser uma situação de risco que necessite de um reforço estrutural maior!

A Sugestão é que contrate um técnico para fazer um visita, está simples consultoria lhe dará segurança. No dia desta visita vc deve já ter um pedreiro ou empreiteiro que vc tenha boas referências e entenda as determinações do técnico. Neste dia pode-se fazer um sondagem do solo com trado manual para ver a resistência.

A terraplanagem que citou pode ter deixado seu terreno na terra firme ou gerado um aterro que precise de brocas mais fundas para estruturar o muro!

Faça certo e faça uma vez só!

Abraço, boas obras!

Responder
Arquiteto Luiz Antonio Mendes

Pedro, é possivel fazer um muro de fechamento de forma mais simples, economizando desta forma! Infelizmente, o que pode parecer um bom solo para vc, para um técnico pode ser uma situação de risco que necessite de um reforço estrutural maior!

A Sugestão é que contrate um técnico para fazer um visita, está simples consultoria lhe dará segurança. No dia desta visita vc deve já ter um pedreiro ou empreiteiro que vc tenha boas referências e entenda as determinações do técnico. Neste dia pode-se fazer um sondagem do solo com trado manual para ver a resistência.

A terraplanagem que citou pode ter deixado seu terreno na terra firme ou gerado um aterro que precise de brocas mais fundas para estruturar o muro!

Faça certo e faça uma vez só!

Abraço, boas obras!

Responder
Jose Aparecido Reis Silva

Boa. Tarde sr. Pedro. Para te orientar sobre a construçao. Deste muro como sr. Especificou. Seria interessante uma visita de um proficional qualificado. Para te orientar a melhor forma. E segurança da construçao deste muro. Desde ja agradeço....

Responder
Pedro
Particular - há 7 anos

O terreno e bom foi feito terraplanagem e nivelado o terreno e um muro para fechar o terreno apenas não irá peso

Paulo Roberto
Maipva Elétrica E Hidráulica Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Maipva Elétrica E Hidráulica Ltda - há 7 anos

Bom minha gente foi tudo muito bem dito só esqueceram de perguntar onde ele irá construir este muro se é em terreno estável ou na areia ou em tereno alagado seja onde for por favor procure alguém que possa lhe orientar melhor pois não eta claro

Responder
Gustavo Mendonça
Gm Arquitetura, Urbanismo E Interiores (Ribeirão Preto, São Paulo) Gm Arquitetura, Urbanismo E Interiores - há 7 anos

Tudo depende da carga que você vai colocar.. mas para exemplo para compreender, um muro simples que não vai ter tanta pressão da terra (em casos de terraplanagem) você poe as brocas de 1,50 a 1,80 metros de profundidade, faz as canaletas com ferro 5/16 passando e completa elas com concreto ate nivelar o terreno. importante deixar as esperas (as pontas dos ferros das bocas das canaletas) e impermeabilizar em ambos os lados, chapiscando com bianco, reboca com uma massa mais forte com vedacit e passa 3 demãos de betume. no muro também precisa ter um ferro passando de 3/16 a cada 1 metro.

Responder
Fernando Lima
Engenheiro Civil (São José do Rio Preto, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

A estrutura de um muro deve ser igual a estrutura de uma parede ! A cada 2 metros deverá ser feito uma estaca de concreto armado, sobre as estacas deverá existir uma viga baldrame com dimensões relativas ao tipo de vedação (tijolos) que você irá usar ! A cada 2 metros também deverá existir uma coluna em concreto armado e pra finalizar, no topo do muro uma viga de respaldo!

Responder
Edílson Ribeiro
Transervice & Cia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Transervice & Cia - há 7 anos

Sr. Pedro bom dia, como já foi explicado o senhor não deve levar em conta o custo da obra isso porque, o senhor contratando uma empresa idônea com todos profissionais qualificado o custo gasto se torna barato se no futuro tiver problemas ainda mais se for de arrimo, muitos não leva isto em consideração e tem problemas e o custos com indenizações são terríveis sem contar que coloca em risco vidas humanas, pense nisso.

Grato

TRANSERVICE & CIA

EDILSON RIBEIRO

Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Bom dia Pedro,

Para a construção de um muro e necessário a realização de um projeto estrutural, onde será analisado as características do solo, as cargas atuantes sobre a estrutural. No projeto se define formas e tamanhos colocando em prática as exigências das normas técnicas e leis, de forma clara e organizada são transcritas todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes, garantindo segurança as pessoas e durabilidade a estrutura.

Responder
Pedro
Particular - há 7 anos

Mais para eu fazer um simples muro preciso de contratar um engenheiro? Pagar 5 mil reais em uma planta? Dar entrada em alvará na prefeitura? A crise está brava pra todo mundo creio que com bom senso chegamos a um denominador comum a matemática reo segredo de tudo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região